Humor e Música

29/01/2020

O Humor abrange a Televisão, o Teatro e o Cinema. Mas, vez por outra, é inserido em outros Meios, como a MÚSICA. Ramo Democrático, onde se fala de TUDO por meio das LETRAS ( desde coisas Banais até assuntos mais Sérios ), há quem opte por esse Caminho e o Humor sempre teve Espaço no setor Fonográfico.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) 

Há humoristas que conseguiram Sucesso e Fama através desse Meio. Falcão, TIRIRICA e ROSICLÉIA são exemplos disso. Efêmeros ou não, alguns artistas causam impacto e fazem várias pessoas Rirem fora dos Palcos ou Estúdios de filmagem.

Para além desse estilo cômico, há trabalhos humorísticos mais sérios por meio da Música. Chico Anysio e Arnaud Rodrigues nos anos 70, ao lado do músico Renato Piau, fizeram sucesso estrondoso com BAIANO E NOVOS CAETANOS. Abordar os mais diversos assuntos, vários de Conotação Política, de maneira SATÍRICA e REFLEXIVA, foi um TIRO CERTO em tempos de CENSURA, além de ter chacoalhado o Mercado Fonográfico ( Sucesso de Vendas, canções no Topo das Paradas, inclusive fora do país, e a salvação da gravadora CID de uma quase Falência ! ).

Em 1981, quando Chico lançou seu LP comemorativo de 30 ANOS de Carreira, pela ATLANTIC/WEA, a Canção A VACA, extraída da francesa LA VALSE Á MILLE TEMPS, de Jacques Brel, foi Sucesso certeiro com seu conteúdo Crítico/Político em pleno período Inflacionário.

O Humor também explora o ramo Musical através das PARÓDIAS, dentro dos Shows ou Programas de TV. Ou insere MÚSICA como forma de Interação com o Público. Foi por esse caminho que Chico conduziu o Espetáculo EU CONTO, VOCÊS CANTAM ( que ficou em cartaz de 2005 a 2011 ). O Esquema de contar histórias e fazer a Platéia interagir com ele cantando várias músicas Populares, baseadas nos Textos, foi uma estratégia de Enorme Repercussão e Sucesso.

Não nos esqueçamos que o Mestre, em seu primeiro LP Efetivo da Carreira, CHICO ANÍSIO INAUGURA O HUMOR DANÇANTE, lançado pela PHILIPS em 1969, trouxe a ideia de seus Personagens Cantando. Clássicos como TEREZA DA PRAIA e SAMBA DE UMA NOTA SÓ, ganharam versões humorísticas na Voz de Chico.

Lógico que conforme as décadas passam, as coisas vão mudando ( pendendo sempre para o PIOR ! ). Mas MÚSICA, seja como for, sempre será um dos Maiores ATRATIVOS da Humanidade ( e um dos Meios Alternativos de se Expor os mais variados tipos de Humorismo ).