Humor e Saudosismo

29/04/2020

Algo Evidente e Indiscutível : o Passado sempre traz RISOS. Seja pelas lembranças de Passagens e Situações das nossas Vidas ou lembranças de Coisas ou Pessoas que nos faziam Rir. Nesse sentido, os Programas Humorísticos tem muita Força ! E ainda tem o Poder de atrair NOVAS GERAÇÕES.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )  

É justamente essa Afirmativa que faz Cair por Terra a TESE de que o Antigo não vale ou não cabe mais no esquema Atual ( assunto já tratado algumas vezes neste Blog, como em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/estilos-de-humor-antigo-x-moderno/).

Aquilo que FAZ A PESSOA RIR, de acordo com a concepção dela ao que é ' Engraçado ', SEMPRE VAI FAZER ESSA PESSOA RIR, hoje, amanhã ou daqui vinte ou trinta anos. A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO é Prova disso ! Um Ciclo de 7 temporadas Repetidas durante 9 Anos, Ininterruptamente pelo CANAL VIVA. Repetições Múltiplas Diárias que Jamais pararam, apenas se REALOCARAM. O que Prova a TESE que Chico Anysio Defendeu a Vida Toda : " NÃO EXISTE HUMOR VELHO OU NOVO. EXISTE HUMOR SEM GRAÇA OU ENGRAÇADO ". O SAUDOSISMO é a RAÍZ de seu FORMATO RESGATADO em uma NOVA VERSÃO, que é Sucesso Absoluto desde 2015, um projeto do próprio CANAL VIVA com a TV GLOBO, que era para ser uma Homenagem e acabou se tornando um Programa com temporadas Anuais.

A procura por outros Programas e Relíquias de diversos Comediantes em Plataformas como YOUTUBE, DAYLIMOTION e VIMEO, também comprovam essa TESE. Há colecionadores que Preservam materiais Raríssimos ou perdidos no tempo, materiais de extremo Valor e utilidade para as Futuras Gerações.

Apesar disso, o SAUDOSISMO, no que se refere a HUMOR, tem uma DOSE A MAIS. E isso se explica pela " Carência " do quê fazer Rir, ou quem vai fazer Rir. O Humorismo atual, apesar do SUCESSO e POPULARIDADE de alguns Programas e Profissionais, é muito pobre em conteúdo, inteligência, sagacidade. Ás vezes há APELAÇÃO e um tipo de ESFORÇO que não " Pega ". Há muita gente " sem graça " e sem talento ( ás vezes, nem mesmo Vocação ! ). As mudanças Comportamentais também foram fator para que se TOLHECE a CRIATIVIDADE de vários autores/redatores, devido a Chatice do POLITICAMENTE CORRETO ( assunto também já tratado neste Espaço >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/humor-e-o-politicamente-correto/). SAUDOSIMO Cresce, muito em parte, por conta desses FATORES.

A Verdade é que, CLÁSSICOS não se Desgastam. Seja por Nostalgia, ou por Risos que não se Esgotam, as pessoas estão lá, Assistindo, Prestigiando, não se Cansam.