Humor e seus Percalços

26/02/2020

Neste Espaço do Blog já foi falado sobre OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DO RISO ( https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/os-desafios-da-profissao-do-riso/ ). HUMOR, ao contrário do que parece, é muito mais Complicado de fazer do que DRAMA, tanto Textos quanto Encenações. E, como em toda Profissão, tem seus PERCALÇOS.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) 

Quem trabalha com Humor, principalmente o Televisivo, tem Três MISSÕES pela Frente : o mais óbvio, FAZER RIR, CONQUISTAR O PÚBLICO e MANTER A AUDIÊNCIA. O Mestre Chico Anysio, durante várias Ocasiões em sua Carreira, conseguiu mostrar que estas Mesmas Missões podem ser Justamente os maiores PERCALÇOS do Humorismo.

Chico defendia que FAZER RIR não era necessariamente uma Obrigatoriedade do Humor : " Fazer Rir é a segunda ou terceira obrigação do humor, você sabia ? O Humor é irmão da Poesia e Adversário da Gozação do Engraçadinho. Mas as pessoas confundem muito Gaiatice com Humor. O Humorismo tem que Inclusive, fazer Rir, mas não tem que Principalmente fazer Rir ", contou á Repórter Lucy Léa em 1980, em Reportagem da extinta Revista AMIGA -TV-TUDO. A Busca por Conseguir ser Engraçado ou Tentar ser Engraçado o tempo todo, pode prejudicar o andamento do trabalho dos Humoristas. Pode surgir um Paralelo perigoso entre Naturalidade e Apelação.

CONQUISTAR O PÚBLICO nunca foi problema para o Mestre Chico Anysio. Porém, há Profissionais que sofrem ou tiveram de Batalhar Muito até Conseguirem se Firmar ! Chico, no início de Carreira, diante da impossibilidade de Conseguir ser naturalmente Engraçado, como Ronald Golias, por exemplo ( e que foi um de seus maiores ídolos ! ), optou por trilhar o Caminho da DIVERSIDADE : " Vou ser aquele que faz Vários ! " Questionado pelo Jornal o ESTADO DE SÃO PAULO, em 1987, se a quantidade Exorbitante de Personagens dificultava seu Trabalho, Chico respondeu : " Ao Contrário, me facilita, porque Eu tenho mais com o que Jogar ". Se por um lado a GRAÇA não estava inserida naturalmente no Mestre, A ARTE DE ESCREVER e a MULTIPLICIDADE EM CENA, com uma Capacidade RARA de Interpretar os mais variados Tipos de Traços do Comportamento Humano, faziam o RISO Acontecer !

Muito mais complicado do que Conquistar AUDIÊNCIA, é conseguir MANTÊ-LA ! A Cobrança por parte das Emissoras de TV pode afetar Negativamente no Trabalho dos Humoristas. Chico Anysio, que sofreu Declínio em alguns de seus Programas, principalmente dentro da TV GLOBO, como a 5ª Temporada de CHICO ANYSIO SHOW, em 1986, e ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, de 1991, que teve de ser REFORMULADO até Conseguir retomar o Sucesso do primeiro Episódio, era Inimigo do IBOPE : " Não quero depender de IBOPE ou de Estatísticas de Audiência para Sobreviver.. (.. ) ..O que quero é ter Condições para dar o que tenho de Melhor em Mim.. " ( Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-a-fase-do-caminho-do-fim/ ).

Chico Anysio foi dessas pessoas de Sapiência tão AGUÇADA, que durante sua Trajetória conseguiu mostrar que, muitas vezes os OBJETIVOS podem se tornar OBSTÁCULOS, e em sua Carreira conseguiu fazer dos PERCALÇOS seus maiores TRUNFOS !