Humor e Talento

22/04/2020


Já escrevi algumas vezes NESTE ESPAÇO, dentro de alguns TEMAS, que Nem Sempre um Profissional é culpado pelo Fracasso de um Trabalho. E nem sempre um Trabalho fracassado significa INCOMPETÊNCIA ou FALTA DE TALENTO. Por outro Lado, HUMOR e TALENTO não andam Sempre de MÃOS DADAS. Existe uma linha muito Tênue entre SER ENGRAÇADO e SER TALENTOSO. Os Rumos que o Humorismo tomou no País, demonstram Isso. 

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )   

Os maiores Sucessos do Humor nos últimos tempos no Cinema, no Teatro e na Televisão, são de FATO Engraçados ? Logicamente que GRAÇA/RISO vem de uma Opinião Pessoal, aquilo que FAZ A PESSOA RIR, de acordo com a Concepção dela ao que é ' Engraçado '. Mas, existem vários fatores inseridos nisso. O Primeiro deles é a QUALIDADE, que, antigamente, era de Extrema Importância. Atualmente, qualquer tolice, babaquice, provoca Risos em qualquer lugar. Há pessoas que vão a um Show de STAND-UP, por exemplo, e é tanta bobagem, tanto absurdo que se ouve.. E é Sucesso de Público e Repercussão ! Isso abriu caminho para que muita, muita gente SEM TALENTO ingressasse no Humorismo, conseguindo fazer Sucesso. O Segundo deles é a INTELIGÊNCIA. Essa coisa do RISO FÁCIL ou APELATIVO tem, geralmente, UMA ACEITAÇÃO ENORME. Mas o Humor Crítico, Satírico, Reflexivo, é um Estilo Diferencial determinante para certos Profissionais.

O Terceiro, é o TALENTO EM SI. Há Profissionais ( tanto Antigos como Atuais ) que, não Importa o TEXTO, sabem Fazer Rir NATURALMENTE. Sabe aquele tipo de Pessoa que Você já dá Risada automaticamente apenas com um GESTO ou uma PALAVRA ? Há o CARISMA, mas acima de tudo, há o TALENTO NATO. E é muito raro nesse Ramo pessoas Naturalmente Engraçadas, que " Emprestam " seu Traço de Personalidade aos Textos e/ou Personagens.

Chico Anysio dizia que " O Sucesso rápido não garante duração, além de trazer uma grande responsabilidade " e defendia que " Não se faz um Humorista em menos de Oito Anos, nem se fabrica um comediante em menos de Cinco".

Ainda declarou em algumas Ocasiões: " Quem passou Dez anos tentando fazer comédia e não conseguiu, não vai ser comediante nunca mais. " Falta de Talento ? Pode ser que SIM, pode ser que NÃO. Depende dos Fatores Mencionados. TALENTOS DESPERDIÇADOS em troca de POPULARES " ENGRAÇADOS " e que dão LUCRO. Pessoas Consagradas misturadas a " AMADORES IDIOTAS ". Gente TOLA ou APELATIVA tendo mais Valor ( e Espaço ! ) do que Gente INTELIGENTE. As Situações são Diversas, o Assunto é Complexo, e Rende muita Reflexão a Respeito !