Humor, Expectativas e Cobranças

04/03/2020

Semana passada este Espaço do Blog tratou sobre o HUMOR E SEUS PERCALÇOS ( Vejam ou Revejam em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/humor-e-seus-percalcos/ ). Há algum tempo já foi falado neste Espaço também sobre OS DESAFIOS DA PROFISSÃO DO RISO ( Vejam ou Revejam em  >>https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/os-desafios-da-profissao-do-riso/ ), onde EXPECTATIVAS e COBRANÇAS foram os Aspectos em Destaque. Aspectos estes que podem colocar o trabalho dos Humoristas ( e de qualquer outro Profissional ) por água abaixo.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )

E não se trata necessariamente da questão do SUCESSO ou da AUDIÊNCIA. Fatores EXTERNOS estragam sentidos INTERNOS. A Decepção por um trabalho que não teve Repercussão ou não foi bem recebido, faz mais estragos do que Números do Ibope ( apesar das Situações estarem INTERLIGADAS ! ).

Há quem passe a duvidar das suas próprias capacidades. Há quem se torne ESCRAVO dos Esquemas de Emissoras de TV. Há quem passe a trabalhar em busca de um objetivo, deixando de lado a Proposta por trás de seu próprio trabalho.

Um exemplo exposto DIVERSAS VEZES aqui neste Blog, foi o programa ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, de 1991. Um Humorístico de conotação Política, que não conseguiu atingir o público e que foi totalmente reformulado até recuperar a Audiência. A Culpa foi de Chico Anysio ? NÃO ! O Público é que foi COMODISTA, sempre dando preferência ao caminho mais Simples e ao Riso Fácil. Geralmente, é difícil fazer as pessoas se Adaptarem a Fórmulas/Formatos diferentes. Vide o exemplo da 5ª Temporada de CHICO ANYSIO SHOW, que em 1986 era TEMÁTICO. Chico considerou uma das melhores Fases de seus Programa, Criativo, Dinâmico e Dirigido meticulosamente. Uma Fórmula que Ele esperava Agradar o Público, mas..

..O Público rejeitou, querendo de volta os Costumeiros QUADRINHOS. Investimento Financeiro e de Tempo Perdidos.. O Seriado O BELO E AS FERAS, de 1999, com Chico " De Cara Limpa ", fazendo personagens Fictícios, mas sem " Seus Personagens ", também NÃO PEGOU. Nem sempre Algo ou Alguém não alcança o SUCESSO por incompetência, falta de talento, ou de criatividade. O espectador, acostumado a hábitos e modismos, muitas vezes faz com que coisas DIFERENTES e BRILHANTES se tornem FRACASSOS. E aí, NÚMEROS se tornam mais Importantes que qualquer outro Fator. E é aí que muitas vezes o Trabalho de um Profissional perde o Sentido. Trabalhar sob Pressão e sem o Prazer de estar ali exercendo seu OFÍCIO pode trazer RESULTADOS. Mas, será que no final das Contas, COMPENSA ?

Chico Anysio sofreu vários Declínios com alguns de seus Programas ao longo da Carreira, assim como foi LÍDER ABSOLUTO com tantos Outros, mas sempre fez questão de Exercer seu Trabalho sem PRESSÃO, tanto em uma Situação quanto na Outra. Chico tinha seu próprio Estilo, Inteligência e Sagacidade, apesar dos Altos e Baixos causados ( na grande maioria das vezes ! ) pelos Espectadores. E, Sempre fez questão de Ressaltar : " SUCESSO É UM ACIDENTE DE PERCURSO ".