Humor, Fracassos e Soluções

08/04/2020

Neste Espaço do BLOG já foi falado sobre Expectativas e Cobranças ( https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/humor-espectativas-e-cobrancas/ ) e sobre Humor e os seus Percalços ( https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/humor-e-seus-percalcos/ ). Uma Compilação desses Assuntos ajuda a Refletir e Entender sobre FRACASSOS e SOLUÇÕES.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) 

Nem Sempre um Profissional é culpado pelo Fracasso de um Trabalho. E nem sempre um Trabalho fracassado significa INCOMPETÊNCIA ou FALTA DE TALENTO. ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY, exemplificado por este BLOG diversas vezes, em diversos Temas e Textos, reflete bem Isso ! Assim como a quinta temporada de CHICO ANYSIO SHOW, em 1986, que era Temático.

Emissoras, desde Sempre, vivem a base de AUDIÊNCIA. Não importa a Qualidade do que é produzido e gravado. Tem que ter Público e Repercussão. Para Eles, isso é o que Importa ! Quando o Público não embarca em ideias/mudanças /inovações, as Soluções precisam ser rápidas.

Chico Anysio, apesar do Sucesso e Genialidade Incontestável, já passou por alguns embaraços em sua trajetória televisiva, vários deles por culpa do Público. Em 1964, quando saiu repentinamente da TV EXCELSIOR e retornou a TV-RIO, não conseguia de forma alguma atrair o Público, apesar do SUCESSO ESTRONDOSO dos Primórdios do CHICO ANÍSIO SHOW. " Tentei de todos os modos e por todos os lados. Era Derrota em cima de Derrota. Joguei mais de trinta Personagens fora nesta Fase Negra da minha Carreira.. ", contou em sua Autobiografia de 1992. Só Recobrou o Sucesso quando novamente trocou a TV-RIO pela EXCELSIOR, por volta de 1966. CHICO CITY, na TV GLOBO, durante os anos 70, era Líder Absoluto durante todo o tempo em que esteve no Ar ( de 1973 a 1980 ). Quando surgiu CHICO TOTAL, em formato diferente, e sendo mensal, não atraiu o Público. " Com a Passagem do meu programa para Mensal, 1981 foi um ano ruim para Mim no Teatro. Nenhum Espetáculo naquele ano teve casa lotada. Houve dias em que foi preferível cancelar a apresentação, de tão pequena a platéia.. (.. ) ..O Programa Mensal esfregou na minha Cara uma Certeza que Eu já tinha : a Televisão é mesmo uma grande Vitrine. Ela é quem faz os cinemas e os teatros lotarem."

Já a segunda Versão de CHICO TOTAL, em 1996, que ia ar Ar todos os Sábados, marcou o Retorno de Chico á tela, após anos caracterizado apenas de PROFº RAIMUNDO, na ESCOLINHA. Apesar do Sucesso e Audiência, sofria com a Disputa acirrada com o humorístico A PRAÇA É NOSSA, que ia ao ar no mesmo horário pelo SBT, mas em nenhum momento apresentou problemas de rejeição ou fracasso de Audiência. Uma certa diminuição na reta final. Nada que abalasse seu Sucesso, mas que fez Chico mudar suas visões a respeito de seu Público e também, sobre a Mídia. Em várias entrevistas, desabafava : " Faço tudo pelo meu Público e Ele não me compreende ", se referindo a um Argumento Absurdo e Contraditório que quase sempre ouvia das pessoas : " Eu tenho mais de 200 personagens e encontro pessoas que me falam : ' Pô, Chico , Sempre os mesmos !, me pedem Mudanças. "

MUDANÇAS são oportunidades de fazer Rir de outro jeito. Mas sempre preferiram a MESMICE. A tal que tanto se queixavam para Chico !! Bastava Chico tentar outros Esquemas e outras Ideias, os Programas eram Rejeitados.

Em Relação a Mídia, naquele período, era Enfático : " Não podem espinafrar meu Programa, nem me chamar de Burro.. Se não respeitam meu trabalho, respeitem pelo menos minha idade.. ..Acho que descontam em mim a raiva que sentem da Zélia ( Cardoso, sua então Esposa á época ). Não tenho nada a ver com o que Ela fez. Tenho Consciência do que sou e do que faço.. " O Acidente doméstico que fraturou sua mandíbula e o início dos desentendimentos com a TV GLOBO foram o ESTOPIM para que a Decisão de se mudar com a família para o exterior se Concretizasse. Em 1999, dividido entre Atividades no Brasil e E.U.A, estreou O BELO E AS FERAS pela TV GLOBO, onde encenava como ELE MESMO, com poucas Caracterizações e sem Personagens fixos, nem as atrizes e os atores convidados, em histórias baseadas nos formatos das Sitcoms ( Comédias de Situação ) americanas. Apesar de Engraçado e Criativo, o público não embarcou na Ideia, sentindo falta de Chico na Pele de seus diversos Personagens Clássicos. O Humorístico durou apenas 5 Meses ( de 6 de Janeiro a 22 de Maio ).

Talvez o maior FRACASSO de Chico Anysio tenha sido simplesmente o Fato de ter RETORNADO DEFINITIVAMENTE ao Brasil. Um Ídolo do Porte de Chico, e com a Bagagem Artística que tinha, não teve o MERECIDO FINAL no que diz Respeito a sua trajetória Televisiva, que poderia ter sido Diferente.