Humor Genérico

12/08/2020

Não, não estou falando sobre GENÉRICO no sentido de GÊNERO. Para Elaborar este Texto, a Palavra que me ocorreu foi a mesma utilizada para Designar Medicamentos que apresentam o mesmo Princípio Ativo que um Medicamento Original e substituí-lo. Seguindo essa linha de Raciocínio, pensei em quantos GENÉRICOS existem no HUMOR. Imitações, Cópias, Referências de Ideias, até mesmo Homenagens.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )  

Recentemente neste BLOG falei sobre o HUMOR GENÉTICO. Eis a vez de abordar sobre o HUMOR GENÉRICO. Não raro nos deparamos com Artistas que imitam outros Artistas e Profissionais que se baseiam, ou mesmo Copiam Ideias e Fórmulas para fazerem seu próprio Trabalho. Há Coisas que dão Certo.. Outras nem tanto..

A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO pode ser Considerado o Humorístico mais COPIADO na Televisão Brasileira. Como já Visto no último TEMA deste BLOG, a ESCOLINHA deu Origem a vários " GENÉRICOS ". Um Mês após a ESTREIA da ESCOLINHA na TV GLOBO ( em 1990 ) , o SBT passou a exibir A ESCOLINHA DO GOLIAS, estrelado por Ronald Golias com seu Clássico Personagem PACÍFICO. Em 1999, a TV RECORD lançou o Humorístico ESCOLINHA DO BARULHO, que tinha em seu Elenco pelo menos 40 % dos ALUNOS que trabalharam na ESCOLINHA ORIGINAL. Em 2008, a BAND Criou UMA ESCOLINHA MUITO LOUCA, onde o Cantor Sidney Magal era o Professor. Ainda houve a ESCOLINHA DO GUGU, em 2011, quadro que se tornou Sucesso dentro do Programa de Gugu Liberato pela RECORD e que durou até 2013. De Todas esses " GENÉRICOS ", o de menos Sucesso e Repercussão foi UMA ESCOLINHA MUITO LOUCA. Ainda assim, teve seus Episódios exibidos pelo Canal a Cabo TBS, em 2016, 6 anos após ter saído do Ar pela BAND.

Sucesso Mesmo foi a NOVA ESCOLINHA, o Projeto da TV GLOBO em parceria com o Canal a Cabo VIVA, em 2015. De Homenagem, passou a ser um Programa de GRADE, com Temporadas Anuais. Seja pela Fórmula Certeira que não se desgasta, seja pelo lado Nostálgico das pessoas, ou simplesmente pelo Talento Brilhante de vários Atores interpretando Personagens que se Consagraram, O SUCESSO É ABSOLUTO.

Para além da ESCOLINHA, Chico Anysio é uma Espécie de ESPELHO para muita gente. Até mesmo como forma de manter seu NOME Preservado e Eternizado. Vide o Espetáculo TAL PAI, TAL FILHO, idealizado e estrelado pelo Humorista André Lucas. Há muito tempo em Cartaz ( mais precisamente 2017 ), traz André revivendo no Palco os Principais Personagens de Seu Pai. Ainda no final dos Anos 80, André, que já havia criado LAÇOS com Chico e se tornado seu Filho, trabalhava no Programa GALERA DO CHICO, que ia Ar pela RÁDIO GLOBO e passou a ser Conhecido como " André Anysio " , " Chico Lucas " ou O ARQUIVO VIVO de Chico Anysio.

Mesmo com algumas Complexidades, o HUMOR GENÉRICO pode ser Considerado muito mais do que uma Simples CÓPIA ou ALTERNATIVA de Trabalho. É a Probabilidade de que Aquilo que FUNCIONA pode FUNCIONAR SEMPRE ( ou pelo menos na grande Maioria das Vezes ).