Humor Genético

29/07/2020

Recentemente o BLOG publicou uma Entrevista com Chico Anysio na extinta revista DESFILE , da Editora BLOCH ( dividida em Partes ), onde, entre outros Assuntos, falou-se sobre NEPOTISMO. Chico aproveitou a Ocasião para DESMENTIR esse Adjetivo, até então relacionado á Ele.

HUMOR GENÉTICO Acontece ! Se não pelo TALENTO NATO Descendente, pelo Ambiente de Trabalho, que acaba se tornando uma Influência. " Tudo isto tem lógica. Se eu fosse jogador de futebol, fatalmente o assunto da casa, a brincadeira seria a bola. O filho do Pelé é jogador - Goleiro -, porque nasceu e cresceu com a bola dentro de casa. Meus filhos brincam de filminho, com uma câmera de videoteipe. Nas férias, me acompanham ao estúdio. Se fosse engenheiro, iriam para a obra, e médico, para o consultório. "


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )   

HUMOR GENÉTICO é um Assunto que envolve muitos Aspectos. O primeiro Deles é o TALENTO, que já é NATO pelos Traços de Personalidade dos Parentescos, ou vai sendo Adquirido pela Convivência. Vale ressaltar que GENÉTICA e TALENTO podem ser Palavras CORRELATAS ou NÃO. O Segundo Deles é a inevitável ( e muitas Vezes maldosa ! ) COMPARAÇÃO, seja proveniente da Mídia ou do Público. Acredito que não haja sensação Pior para um Profissional do que ser Comparado com Pai, Mãe, ou qualquer parente em relação ao seu Desempenho, principalmente se o seu ESTILO de trabalho no MESMO RAMO for Diferente.

O Terceiro é a UNIÃO no trabalho ( se houver ). Familiares trabalharem Juntos quase sempre geram Polêmicas. Chico Anysio, como descrito no Começo, em 1991, á DESFILE, esclareceu sobre os Equívocos de seu NOME sempre ASSOCIADO ao NEPOTISMO : " Isso é Talento. Se minha sobrinha não tivesse capacidade de dirigir o programa, seria Nepotismo. Se meu filho não soubesse escrever, a GLOBO não contrataria.. (.. ) ..além de outros talentos que poderiam estar comigo e não estão. A família é grande, esse é o problema. "

GENÉTICA é uma Coisa muito Forte. Há Filhos de Chico Anysio que ingressaram no HUMOR desde Criança ( como Nizo Neto, que começou a Carreira em CHICO CITY, e Bruno Mazzeo, que com apenas 7 Anos já escrevia ROTEIROS e, na adolescência, trabalhava na equipe de Redatores e era Roteirista dos Programas do Pai, se tornando na Fase Adulta um dos melhores e mais Criativos humoristas, com suas Séries, Filmes e Peças Teatrais ). Lug de Paula começou mais tarde, totalmente por acaso. Quando BENTO CARNEIRO foi criado e iria estrear em CHICO ANYSIO SHOW, ( em torno de 1986/1987 ), o comediante Castrinho ( o famoso SEU GERALDO, da ESCOLINHA ) é quem iria fazer o Papel do assistente KALUNGA. O Papel foi parar nas Mãos de Lug. No primeiro dia de gravação do Personagem, Castrinho estava atrasado e faltou. Chico sugeriu ao Diretor uma solução : dar o Texto para o filho ensaiar e gravar com ele. " Vamos dar o papel para o Lug fazer. Lógico que Ele Consegue ! Filho meu e da Nancy Wanderley ( uma das maiores Comediantes Femininas dos tempos do Rádio e primeira esposa de Chico ), claro que Ele faz ! Se ele não conseguir fazer, genética não existe !! ", disse brincando.. Lug abocanhou o Papel e mais tarde se CONSAGROU como o Icônico SEU BONECO.

Me lembro de Chico Anysio, em algumas entrevistas, revelar que seu Pai, Francisco Anysio de Oliveira Paula, apesar de nunca ter sido Humorista, era um dos melhores contadores de PIADAS e tinha Personalidade Espirituosa. Mesma Espiritualidade que Eu enxergo de vez em quando em uma das NETAS de Chico Anysio, sempre que a Vejo em algumas LIVES do Pai dela pelo INSTAGRAM. Tenho quase certeza que aquela Menina vai seguir o caminho do Humorismo. Ela é naturalmente Divertida !