Humor, Imagem e Linguagem

18/12/2019

Fazer Rir exige Inteligência e Criatividade. Na Hora de criar Textos e Tipos/Personagens, dois Fatores são ESSENCIAIS : IMAGEM e LINGUAGEM. 

Muitas Vezes um Personagem se torna Sucesso imediato junto ao Público pelo Visual do Tipo. Outros, pela Linguagem transmitida, o Modo de se Comunicar.

Chico Anysio foi Pioneiro na Televisão, não só pela Quantidade de Tipos criados, mas pelas Características, muitas vezes Detalhadas, de cada um Deles.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )

De POPÓ a COALHADA, de SALOMÉ a LINGOTE, de GASTÃO a PAINHO, Chico sempre distribuiu a seus Personagens VISUAIS completamente DISTINTOS e maneiras particulares de LINGUAGEM. AZAMBUJA e PANTALEÃO são exemplos da forma minuciosa de se Compor Personagens.

Em 1979, em entrevista concedida á extinta revista ROMÂNTICA, declarou : " O PANTALEÃO tem o rosto de DOM PEDRO II. Pelo menos esta foi a Intenção. (.. ) ..Agora, a Personalidade do PANTALEÃO é conhecida. Qual a Cidade que não tem seu Mentiroso Profissional ? Aliás, este Personagem foi criado a partir de 3 pessoas : o Físico de DOM PEDRO II, A voz de LUÍZ GONZAGA, o rei do Baião, e a Personalidade de um Personagem que tirei de um livro do Graciliano Ramos, chamado Xandu. "

Já o Malandro Carioca AZAMBUJA teve Componentes extraídos de uma Pesquisa interna na TV GLOBO feita através de DESENHOS DO ROSTO DE CHICO, encomendados a um Desenhista, e de fatores já pré-determinados pelos Monólogos que Chico Anysio fazia no FANTÁSTICO. " A Voz eu Copiei de um primo do Agildo Ribeiro que me procurou uma noite, na Praça Mauá, no intervalo de uma filmagem de O DOCE ESPORTE DO SEXO, em frente á Boate COWBOY. " ( Vejam ou Revejam em O MALANDRO AZAMBUJA >> https://memorial-chico-anysio4.cms.webnode.com/l/o-malandro-azambuja/ ).

JOVEM, com sua temática sobre o Universo dos Adolescentes, teve a Voz Copiada do Ator Taumaturgo Ferreira. Os Diálogos entremeados de " PÔ, MÃE ! " garantiram a Popularidade do Personagem ( Aguardem Futuramente neste Espaço o Tema : O PODER DOS BORDÕES ! ).

O Humor Carrega a SÁTIRA, o SARCASMO, o ALERTA, a DENÚNCIA, a REFLEXÃO. Mas os Componentes de IMAGEM e LINGUAGEM são PRIMORDIAIS para que Personagens possam Conquistar o Publico, fazer Sucesso, ganharem Popularidade e se ETERNIZAREM. E, muitas vezes, a GRANDE GRAÇA, vem Desses Componentes. Quem nunca teve uma Crise de Riso por causa de um MODO DE FALAR ou um VISUAL EXCÊNTRICO ou RIDÍCULO ? O " SILÁBICO " de ALBERTO ROBERTO ou a " BELEZA " de SILVA, que enlouquecia as Mulheres, são Prova Disso !