Humor, Inspiração e Laboratório

26/03/2020

Chico Anysio tinha uma Frase ( dentre as suas Muitas Famosas ), que dizia : " Não Acredito em Inspiração, mas em Transpiração. " Ou seja, segundo Ele, não adianta esperar as IDEIAS Surgirem na Cabeça. Tem que se Esforçar e Criar. Não que essa TESE seja um FATO absoluto, ou que Funcione desse jeito com Todo mundo. Há Cérebros que Captam coisas alheias e vão criando automaticamente. Outros que passam muito tempo dando forma a Textos, Encenações.. Mas, seja como for, algo é Fundamental : o LABORATÓRIO.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )

Em sua Autobiografia de 1992, Chico fala sobre isso : " O Autor, o Escritor, vive outro tipo de delírio. Pelo fato de ser CRIADOR, ele precisa ter alguma vivência. Ninguém pode escrever Bem sobre uma coisa que não conhece. Por esta razão, Eu frequentei Todos os Ambientes possíveis. Fui a Gafieiras, Dancings, festas do Society, Puteiros, Bares, Botequins, Bilhares, Palácios, Campos de Futebol, Corridas de Cães, Casas de Massagem, o diabo. Na maior parte das vezes, fui apenas como observador, como aluno. Eu não queria uma Mulher, na casa de Massagens, mas precisava saber como funciona, para escrever a coisa Certa, se fosse necessário. "

Uma vez sabendo daquilo que se Escreve, segundo Chico, Escreve-se MELHOR. Mas, as observações desses Lugares, não são justamente a Fonte de INSPIRAÇÃO ? Chico também dizia, em várias entrevistas ao Longo da Carreira, que Ele era o " Retratista da Vida ", e que as Situações do Cotidiano, os Problemas e o Comportamento das Pessoas eram a MATÉRIA PRIMA do HUMOR. Nesse sentido, é Importante saber DIFERENCIAR o termo INSPIRAÇÃO de FONTE DE INSPIRAÇÃO. Observa-se as Situações, e daí formulam-se Histórias, Textos, Roteiros. Os Profissionais tem as FONTES, mas, o modo como o Talento e Inteligência serão Empregados em determinado Trabalho, depende de como Cada Um Lida com a palavra INSPIRAÇÃO. Há caminhos mais fáceis, outros mais difíceis. Há quem produza rapidamente. Há quem seja ágil, mas não esteja conseguindo conceber Ideias. Há quem leve muito tempo até Construir uma História, independente de onde Ela foi retirada. Essa é a Questão levantada pelo MESTRE em sua FRASE inicial. Um Profissional Fabulosamente RÁPIDO e VERSÁTIL em suas Criações, mas dentro do ESFORÇO de PRODUZIR, não de Esperar que APAREÇAM IDEIAS baseadas em seu LABORATÓRIO.