LINGÜINHA X MR.YES

18/02/2021

Nos Anos 70, Chico Anysio fazia Sucesso com as Crianças. Apesar do seu Estilo de Humor nada ter a ver com elas, era querido pelo Público Infantil. " A Criançada gostava de Mim e Eu não via no meu trabalho nada que tivesse sido feito especialmente para Ela. Sempre fiz um Tipo de humor Adulto. Creio que as Crianças gostavam de Mim pelo VISUAL de cada Tipo, mas não acredito que nenhuma delas entendesse o que era falado, já que meu Humor sempre procurou fazer Crítica Social.", contou Chico em sua Autobiografia de 1992. " Assim, Eu sempre trabalhei e isto tira a Criança da Sala. Mas as Crianças Ficam. Então pensei, por que não fazer uma coisa Especialmente para Elas ? "

Chico Anysio idealizou o Personagem LINGÜINHA em parceria com Arnaud Rodrigues. " Conversando com o Arnaud, uma noite na minha casa, fomos achando os Componentes de um Seriado Infantil. LINGÜINHA seria um Herói sem usar, jamais, a Violência. Não usava sequer uma Arma. Nunca deu um Soco. Como sempre achei que se educa com exemplos e não com palavras, o LINGÜINHA seria isto : um Herói de bons exemplos, enfrentando o superlativo do crime. Imaginamos os piores bandidos e usamos como Tema-base a POLUIÇÃO ). MR. YES ( Interpretado por Luiz Delfino ) seria o homem que queria poluir o mundo e teria a enfrentá-lo.. LINGÜINHA ! "

Deste modo surgiu a Ideia e Elaboração da Série LINGÜINHA X MR. YES.

" Falei com o Boni sobre a ideia e ele a aprovou. O LINGÜINHA foi colocado entre a novela das oito e o jornal nacional. Eram 3 minutos por dia. Excetuando-se a Abertura e o Encerramento, tínhamos 2 Minutos de Talento. O tempo era pequeno demais. Ainda pretendi conseguir 5 minutos, para aumentar em dois minutinhos o tempo para contar a História. Não deu. "

LINGÜINHA X MR. YES se tornou Sucesso Absoluto entre as Crianças. Em 1971, ano em que Estreou, Chico declarou ao JORNAL DO BRASIL : " LINGÜINHA é um Santo. Sua linguagem é Adulta, mas são as Crianças que o entendem.. (.. ) ..O Adulto não sacou o SARRO que o LINGÜINHA tem por dentro, porque ele é um Barato para o Adulto.. (.. ) ..O Adulto não Curte esta nem milhares de outras SÁTIRAS. Conheço Oito ou Nove pessoas que já Sacaram o LINGÜINHA. Talvez seja a falta de tempo, porque os Episódios são muito Curtos."

Ainda em sua Autobiografia, Chico lembrou o grande " Incômodo " por conta do Sucesso da Série :

" Foi a coisa mais contraditória da minha vida. Eu poderia definir o LINGÜINHA como a DERROTA mais VITORIOSA que consegui em toda minha Carreira. Não havia um Adulto que gostasse, mas nunca soube de uma criança que não adorasse o LINGÜINHA. Era assim que passaram a me chamar na rua.

- Olha o LINGÜINHA ali, filho.

E Eu tinha que fazer a Cara do LINGÜINHA para as crianças. Estive na Disneylândia no tempo do LINGÜINHA e me deu vontade de Morrer.

- Olha o LINGÜINHA ali, meu filho.

E Eu fazia a Cara.

" Mantive contato com um Produtor da ABC de Los Angeles. Era um homem que havia morado muitos  anos no Brasil e entendia perfeitamente o português. Por muito pouco não vendi a ele os Direitos para o LINGÜINHA ser apresentado na América por um Comediante americano. Ele entendera Tudo do Personagem. Conversamos várias vezes, mas o negócio acabou não saindo. Foi um tempo muito estranho, aquele. As Crianças me rodeavam e se encantavam com a minha Presença, mas os Pais não Suportavam.

- Tira aquilo do Ar, Chico

Eu argumentava o quanto podia.

- Amigo, você tem a televisão para você o dia todo. Eu tiro três minutos para o seu filho e você reclama ? Por que não vai ao banheiro nessa hora ? Por que não aproveita para dar um telefonema ou bater um papo com sua mulher ? São 3 Minutos, apenas. Eles não concordavam. "

Chico Anysio no Jornal O GLOBO, em 1971. Enquanto os Adultos Rejeitavam e Criticavam o Personagem, Chico o DEFENDIA.

Augusto César Vanucci dirigiu os primeiros Episódios. João Loredo passou a Dirigir o Seriado em diante..

" Creio que se o LINGÜINHA fosse realizado hoje ( em 1992 ), com os recursos novos da eletrônica, com um tempo de duração um pouco maior, seria um sucesso estrondoso, porque com a parcimônia de recursos daquela época, ele chegou a dar PICO no IBOPE. Isto, aliás, foi o que o Tirou do Ar. Foi a Única vez que um Programa saiu do Ar por EXCESSO de IBOPE. Parece absurdo. Mais do que parece. É um absurdo, mas Justificável. O Sucesso do LINGÜINHA estava atrapalhando o Departamento Comercial da GLOBO. Os Anunciantes preferiram anunciar Antes ou depois do LINGÜINHA e isto atrapalhava o departamento, pois o programa era apresentado num horário que se chama Filé Mignon : entre o Jornal e a Novela. O Departamento Comercial preferiu a Saída dele. Não teimei, nem discuti. Nem ao menos pedi que o passassem para outro horário. Aceitei pacificamente a Retirada do programa, mas não deixei que matassem MR. YES. O Arnaud achou a Solução : MR YES tomou uma poção preparada pelo LINGOTE ( Pai do LINGÜINHA ) e foi diminuindo, diminuindo.. até caber numa Garrafa, onde LINGÜINHA o guardou, arrolhou muito bem e o Atirou no Mar. "

A Popularidade de LINGUINHA rendeu o LP Homônimo com a Trilha Sonora do Programa LINGUINHA X MR. YES, da TV GLOBO, com temas cantados por diversos artistas. Foi lançado naquele mesmo Ano, pela SOM LIVRE.

Em 11 de Outubro Deste Ano, LINGUINHA X MR. YES Completa 50 ANOS de sua Estreia.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).