Mulheres que foram Fundamentais na Carreira de Chico Anysio

08/03/2021

Lupe Gigliotti, irmã de Chico Anysio, foi a Responsável pela ida do irmão aos Testes de Rádio ( o famoso episódio do Tênis esquecido ), quando ele tinha apenas 16 anos. Anos depois, foi Chico quem a levou para a Televisão e sempre fez questão de que a irmã estivesse em todos os seus Programas, contrariando o marido de Lupe, que não gostava que a mulher fosse artista. Lupe ganhou fama em CHICO CITY nos anos 70 como D. MOCINHA e por lá interpretou várias outras Personagens. Nos anos 80, em CHICO ANYSIO SHOW, se tornou ADALGISA, irmã do Personagem MEINHA. " Comecei a receber convites do Chico em 1970, quando fiz uma Cafetina que a Censura Cortou, e depois a CARMENCITA, Mulher do MAURO MAURÍCIO ( Personagem de Chico ), um Cantor de Tangos. Fui também a irmã do LINGOTE e estou amando fazer a Adalgisa ", contou Lupe em 1982 ao JORNAL DO BRASIL. Seus Personagens mais Marcantes e Lembrados nos Programas de Chico são D.MATILDE, a Mãe do Personagem JOVEM e a Coordenadora D. ESCOLÁSTICA, da Escolinha do Profº Raimundo.


Chico Anysio se Firmou na Carreira de Compositor graças a falecida Cantora Dolores Duran. Dolores foi a que mais gravou canções feitas por Chico e, até hoje, seu Nome é associado ao Dele. Gravou A FIA DE CHICO BRITO, ZEFA CANGACEIRA e outros baiões de Sucesso escritos por Chico. O LP ESSE NORTE É MINHA SORTE, lançado em 1959, é inteiramente de Baiões compostos por Chico em parceria com Dolores. " A primeira música que Eu mesmo fiz a melodia foi A FIA DE CHICO BRITO. Depois, ZEFA CANGACEIRA, as duas de 1956.." (.. ) .. " Fui padrinho de Casamento da Dolores com o Macedo Neto. Ela ficava uma fera pelo seguinte : no Disco ela gravava do LADO A um samba do Billy Blanco, e do LADO B, um baião, e o baião é que sempre fazia sucesso ! Isso aconteceu quatro vezes. Começaram a chama-la de ' Princesinha do Baião '. Porque a Carmélia Alves era a Rainha.. Ela gravou um disco chamado ESSE NORTE É MINHA SORTE, só com músicas nordestinas. Músicas minhas, tudo ali é Meu, ou Meu com Ela ! "

Dolores Duran e o marido, o Humorista Macedo Neto em 1956, no Casamento de Chico Anysio e Nancy Wanderley.

Revista do Rádio, 1956.

Chico Anysio sempre dizia que a atriz Estelita Bell foi a primeira pessoa a acreditar Nele como ATOR. A Comediante Nancy Wanderley foi quem ELEVOU em Chico essa CRENÇA, o Incentivando a Exploração desse ramo da Interpretação. Nancy foi uma das maiores comediantes femininas da década de 50 e início dos 60, e foi a primeira Esposa de Chico.

Chico Anysio e Nancy Wanderley se conheceram durante a Segunda passagem de Chico pela Rádio Mayrink Veiga, em 1952. Nancy, na época, já era experiente no ramo humorístico e uma das maiores ( e poucas ) representantes Femininas do Gênero.

Foi na Mayrink que Chico se Estabeleceu na Carreira e Despontou para o Sucesso. Chico Criava, Escrevia, Dirigia e Atuava em diversos Programas. Um dos Destaques era o LEVERTIMENTOS, uma das maiores audiências da Mayrink, sob Produção e Direção de Haroldo Barbosa e o VAI DA VALSA, onde Chico atuava, entre outros, ao lado de Antônio Carlos Pires e Nancy Wanderley. Nancy atuava em Programas escritos por Chico ou contracenava com ele em outros. Trabalhavam juntos em ESTE NORTE É DE MORTE e VAI LEVANDO, ambos os Programas sempre nos Destaques Semanais das Revistas RADIOLÂNDIA e REVISTA DO RÁDIO.

A Admiração Mútua foi se tornando uma grande Amizade, que acabou fazendo com que os Dois se Apaixonassem. Casaram-se em Agosto de 1956. De Colega de trabalho na Mayrink, Nancy se tornou Estrela efetiva dentro dos Programas produzidos pelo marido.

Já no Campo Televisivo, Nancy passou a ter ainda Mais Notoriedade e Chico Anysio se Consagrou definitivamente. EM VOCÊ CONHECE CHICO ANYSIO ? ( Matéria da extinta Revista MANCHETE, de 1977, já Postada por este Blog >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/voce-conhece-chico-anysio-materia-na-manchete-1977/ ), Chico fez questão de expressar todo o Incentivo por parte de Nancy : " Nancy, minha primeira mulher, arrancou de mim uma Insegurança Inarredável : ' Chico, você é o Melhor Redator de Humor que existe no Brasil. Largue dessa Covardia e Mãos á Obra ! ' "

Em 1961, o Feliz Casamento de Chico e Nancy foi caminhando para o Fim. A Separação surpreendeu Fãs e Mídia. Há quem diga ( e também foi noticiado em alguns veículos de imprensa na época ) que Chico Anysio, Honesto e de extremo Caráter, ao ter se Apaixonado por uma Colega de trabalho, preferiu Romper o ENLACE. A Colega em questão era a Atriz e ex-Vedete Rose Rondelli, com quem trabalhava em NOITES CARIOCAS e CHICO ANÍSIO SHOW, e que se tornou sua Segunda Esposa. Chico e Nancy permaneceram trabalhando juntos em algumas Ocasiões e mantiveram uma Relação Amigável ao longo dos Anos.


Revista MANCHETE, 1972

Se Nancy foi incentivadora de Chico escrevendo Humorismo e acreditava no seu Potencial de ATOR, Rose Rondelli, por sua vez, foi quem " Empurrou " Chico Anysio para a sua Consagrada Carreira nos Palcos. Em sua Autobiografia de 1992, Chico relembrou : " Devo aqui um agradecimento a Rose Rondelli, com quem eu era casado na ocasião. Ela me deu uma força muito grande para que eu fizesse esse show. Como sou muito tímido, ela se prontificou a entrar comigo no palco nos primeiros shows, para me dar um apoio. Nos dois primeiros ela cantou três números no meio ( tempo que eu precisava para respirar e equilibrar a tremedeira ). Estreei no FLUMINENSE e o segundo show fiz no CLUBE NAVAL. Daí em diante a Rose não precisou mais ir. Fazíamos o show o Manoel da Conceição ( Mão de Vaca ) me acompanhando no violão e eu, contando as minhas estórias. " Na mesma Reportagem da extinta MANCHETE, já mencionada, Chico também enalteceu a importância de Rose : " Rose me fez entrar no Palco de Cara Limpa. Era a Explosão de uma Vontade que Eu Continha Medrosamente. E Ela entrou em Cena comigo várias Vezes. Nós sabíamos que com a Cara sem Retoques Eu poderia desenvolver um certo Potencial como Ator. E como isso foi Importante na minha Carreira ! "


Dilma Alonso, Supervisora do Setor de Maquiagem da TV GLOBO desde 1970 ( Falecida recentemente, em 16 de Fevereiro ) era a PARCEIRA OFICIAL de Chico Anysio Profissionalmente. Trabalhou com Chico durante 40 Anos Seguidos. Dilma ajudava na Elaboração dos Personagens e era Responsável pelo VISUAL de quase 20, nos tempos do CHICO ANYSIO SHOW. Fez " Nascer " BENTO CARNEIRO, SILVA, GASTÃO, NEYDE TAUBATÉ, entre outros. Trabalhava nos Bastidores da TV GLOBO cerca de Oito horas por Dia e Supervisionava a Maquiagem e Indumentária ( Óculos, Bigodes, Perucas ) dos Personagens de Chico. Também contribuiu com a Permanência de sua OBRA através da Preservação de Materiais. Quase 70 % de TODO O ACERVO pertencente ao Antigo SITE OFICIAL de Chico Anysio é Composto de Material do Acervo Pessoal de Dilma Alonso.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).