O Malandro Azambuja

04/10/2019

AZAMBUJA foi um dos Personagens mais Marcantes e de maior Sucesso na Carreira do Mestre Chico Anysio e não pode faltar em sua lista de CLÁSSICOS. Começou como um Personagem Imaginário, narrado nas Histórias ( Monólogos ) que Chico apresentava no FANTÁSTICO em 1974/75. Inicialmente esses monólogos eram adaptados das histórias de Haroldo Barbosa em " Cazuza, o Calouro que já vem gongado " ( Programa dos tempos de Rádio ). Posteriormente, Arnald Rodrigues passou a Criar as histórias, e Ele mesmo teve a Ideia de incluir outros personagens e de transformar essas histórias em um Seriado. Desse modo surgiu em 1975, na TV GLOBO, a Série AZAMBUJA E CIA. ( que, devido ao Sucesso, também se tornou LP ).

Em sua Autobiografia, de 1992, Chico conta um pouco sobre o Personagem e a Série:

" As Histórias do AZAMBUJA deram tanto pé que o Arnald teve a ideia de fazermos histórias mensais com os Personagens vividos por atores. Eu mesmo faria o AZAMBUJA.. (.. ) Entrei numa reunião de representantes da Rede Globo e sugeri ao Boni :

- Que acha de um programa mensal chamado AZAMBUJA E CIA., com eu fazendo o AZAMBUJA e atores vivendo o TRIVELATO, o PERNAMBUCO, a NEGA BRECHÓ, etc. ?

- Aprovado. Pode fazer. 

Com a atriz Dorinha Duval, que na Série fazia o Papel de NEGA BRECHÓ, namorada do Azambuja. Com Supervisão de Augusto César Vannucci, Redação de Arnaud Rodrigues e Direção de Mário Lúcio Vaz, Walter Lacet e Paulo Afonso Grisolli, AZAMBUJA E CIA. foi ao Ar de  24/03 a 11/08 de 1975 

" Nunca um projeto foi Lançado e Aceito com tanta rapidez. Peguei uma foto minha e encomendei a um desenhista que fizesse sobre minha cara, oito caras diferentes. Com bigode, sem bigode, com barba, com óculos, cabelo black, careca. Peguei os desenhos e saí pela Globo mostrando a quem encontrava: - Qual desses é o Azambuja ? Fazia uma marca na Foto escolhida (.. ) ..A Cara número sete teve noventa porcento de indicação e daquele modo caracterizei o Azambuja.. (.. ) O erro estava no Fato do programa ser mensal, mas, mesmo assim, não o considero um fracasso. Ele foi Líder no seu horário nas Dez apresentações. Até hoje encontro gente que pergunta por que o Azambuja não Volta. Há muita coisa que podia voltar, mas eu sempre fico em dúvida se vale a pena.. (.. ) O AZAMBUJA cumpriu sua finalidade. Chegamos a gravar um disco que vendeu relativamente bem, com músicas principalmente minhas e do Arnald. "

AZAMBUJA E CIA. foi lançado no mesmo Ano do Programa, pela gravadora CID.

Maurício Sherman, amigo de Chico desde os tempos de Rádio, Diretor, e que trabalhou com Chico em vários Programas ( principalmente nos tempos de CHICO CITY ), conta em alguns Documentários que AZAMBUJA surgiu de um contrabandista de Camisas de Seda que oferecia seu produto nas Rádios, abordando Chico Anysio algumas vezes. Em sua Autobiografia Chico conta que, para compor o Personagem  extraído da Criação e Roteiro de Arnald Rodrigues, levou em conta vários fatores :

" Antes de pôr um Tipo no Ar, procuro saber ' tudo sobre Ele ' : onde nasceu, onde vive, como vive, onde trabalha, se não trabalha, com quem é casado, por que time torce, sua personalidade, seu temperamento, seus amigos. Um Personagem, pra mim, é um ser de vida paralela á minha.. (.. ) Não gosto de Personagem ISOLADO. Prefiro o GRUPO. "

" O AZAMBUJA não nasceu sozinho e, quando o fiz em quadros do CHICO ANYSIO SHOW, ele tinha á sua volta sua Mãe, D. Lupiscínia e o Linguiça, seu fiel escudeiro.. (.. ) Eu sabia que AZAMBUJA morava em Bonsucesso, torcia pelo Olaria, era um desempregado eterno, dava pequenos golpes. AZAMBUJA nunca foi de grandes Sacadas. Ele ' trabalhava ' para ganhar o dia. Sua Voz eu Copiei de um primo do Agildo Ribeiro que me procurou uma noite, na Praça Mauá, no intervalo de uma filmagem de O DOCE ESPORTE DO SEXO, em frente á Boate COWBOY. "

Trecho de AZAMBUJA E CIA., de 1975.

Chico caracterizado do Personagem, em Comercial das sandálias HAVAIANAS, em 1987. 


Paulo Maurício Azambuja, filho de D. Lupicínia (Haydée Fernandes), o Malandro carioca que vivia aplicando golpes e metendo o parceiro Linguiça (Wilson Grey) em confusões, continuou sendo Sucesso em todos os outros programas de Chico em que Apareceu.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )