O Papel do " Escada "

22/01/2020

Chico Anysio dizia achar graça em coisas que geralmente as outras pessoas não achavam. " Eu acho mais graça no ' Escada ' que no Comediante. Eu gostava mais do ' Gordo ' que do ' Magro ' ", referindo-se ao Clássico Seriado americano LAUREL AND HARDY ( O GORDO E O MAGRO ), protagonizado pelos atores Stan Laurel e Oliver Hardy. No Brasil, considerava Dedé Santana, de OS TRAPALHÕES, o melhor ' Escada ' da TV Brasileira. Mas, Ele mesmo, na pele do PROFº RAIMUNDO, coadjuvante de seus alunos, ETERNIZOU o Personagem, que se tornou o mais importante de sua Carreira ( e o Preferido Dele ! ).

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )

O Papel do ' Escada ' é essencial no Humorismo. É Ele quem ' Prepara a Piada '. Para o Humorista principal poder Brilhar e fazer Rir, há quase sempre um ' Escada '. Dedé Santana, mencionado anteriormente, foi criticado várias vezes ao longo da Carreira : " Tinha gente que falava que eu era o menos engraçado do grupo, mas eu não estava ali para ser engraçado. Eu nunca fui engraçado ! Eu era ' escada ', estava ali para preparar a piada para o palhaço. Eu me considero ajudante de palhaço. ", relatou em uma entrevista, em 2015.

Chico Anysio, ao Criar Personagens para Si, criava também os de NÚCLEO. Quem contracena com o Humorista pode ser o Parceiro de Protagonismo, o Coadjuvante do tipo " Vítima ' da história ( quem nunca teve Crises de Riso com DA JÚLIA, Eternizado por Lúcio Mauro, que enlouquecia com as Gafes e bobagens de ALBERTO ROBERTO ?? ) ou o ' ESCADA '.

Criado nos tempos de RÁDIO, quando PROF° RAIMUNDO surgiu na TV, passou a ser o ' Escada' de todos aqueles Comediantes. De um quadro Fixo de CHICO ANYSIO SHOW, se tornou um Programa de GRADE, que por sua vez, se tornou um dos maiores Clássicos da história do Humorismo na TV, e mesmo Hoje, reprisado Ininterruptamente pelo CANAL VIVA ( desde a Estreia do Canal, em Maio de 2010 ), com Direito a Produção/Transmissão de Temporadas do REMAKE, com Bruno Mazzeo revivendo o Personagem do Pai, continua SUCESSO ABSOLUTO e ATEMPORAL.

O Apoio do ' Escada ' é Fundamental. Sem a necessidade de provocar Riso, é ele quem vai fazer o RISO acontecer na Função do Protagonista. E é Importante compreender e não desmerecer os Profissionais inseridos nesse Esquema.