O QUE PENSO SOBRE CHICO ANYSIO - #1

27/10/2020

..que Chico era muito mais Engraçado na Vida do que na TV ou nos PALCOS !

Apesar de diversas declarações durante toda a vida, de que era um homem de pouco riso, até mesmo triste ( e assumidamente depressivo ), penso que Chico Anysio divertia muito mais as pessoas á sua volta sem estar trabalhando. Em várias entrevistas ( tanto impressas como as exibidas em programas de TV ), percebe-se que Chico, sutilmente, porém naturalmente, solta comentários ( e algumas tiras ) Impagáveis ! Já quem o conheceu na intimidade, afirma que Chico era um Contador de Histórias como poucos. Traçando um paralelo entre a naturalidade em se fazer comentários engraçados ( dentro da maior SERIEDADE ! ) e o objetivo de seu trabalho como humorista ( REFLEXÃO para além do Riso, ou até mesmo sem a necessidade de haver Riso ), é possível constatar que Chico Anysio tinha a característica da sutileza satírica em sua própria pessoa, o que muitas vezes surgia fora do seu ambiente de trabalho. E, partindo do próprio Chico, se tornava algo inevitavelmente Engraçado, sem Personagens e Textos prontos. Não acho que a Profissão de Humorista tenha facilitado a vertente cômica em produzir comentários Risíveis. Acho que somente o fez se ACOSTUMAR a usar o Humor no dia a dia.
Há quem diga que Chico Anysio era um homem extremamente mal-humorado no cotidiano. Seríssimo ! Geralmente pessoas muito Sérias, quando conversam e soltam comentários irônicos e/ ou Inteligentes, acabam tornando o CONTEÚDO Hilariante ( Propositalmente, ou não ). Um dos principais exemplos disso foi a entrevista concedida a Jô Soares no SBT, em 1993. O Vídeo, sucesso em várias Plataformas de Internet e Redes Sociais, onde Chico opina sobre as ONGS e trabalhos em PROL DAS CAUSAS ECOLÓGICAS E DOS ANIMAIS, é um verdadeiro festival de Gargalhadas. Não pelas Opiniões em Si, mas pelo MODO de expor os pontos de vista. Chico, dentro da maior Seriedade ( com Sarcasmo ), trouxe aspectos Reais e Reflexivos, que inevitavelmente levaram AO RISO ! A Comicidade proveniente justamente daquele " Fundo de Verdade " sobre o assunto, independente das variadas posições ideológicas.
Chico era MESTRE em misturar SERIEDADE com COMICIDADE. Quem leu o Livro O ANALISTA, escrito em 1995 e lançado em 1996 pela Editora Francisco Alves, vai entender perfeitamente o que quero dizer ( Quem não conhece, precisa Procurar e Ler ! ). Por isso a facilidade em fazer Rir mesmo sem caracterizações, em uma simples reunião entre amigos ou familiares. Chico, como ele mesmo se definia, era um " observador da vida ". E observar a Vida é analisar, criticar, opinar, debater, trazer á tona o lado obscuro de cada comportamento. Nada de Piadismo ! A Comicidade é proveniente das " Verdades " por trás de cada aspecto do comportamento humano. E nada mais engraçado do que a naturalidade de um palpite, um comentário, uma observação inteligente. Chico era defensor da Tese de que a Tristeza e a Seriedade eram características essenciais a um Humorista, que a pessoa Alegre e extrovertida não seria humorista, nas palavras dele " Vai ser Gaiato. " " Todos os humoristas que conheço são pessoas bem diferentes na vida real. Dizem coisas espirituosas e engraçadas, mas raramente dão gargalhadas ", declarou ao jornalista Narceu de Almeida na matéria SOU UM CARA DE POUCO RISO, publicada na extinta revista MANCHETE, em Abril de 1974 ( que inclusive foi a REPORTAGEM DA SEMANA aqui no Blog ! >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/reportagem-da-semana-chico-anysio-revista-manchete-1974/).
Penso que Chico Anysio fazia soltar Gargalhadas muito mais fora do seu ambiente de trabalho e dos Palcos. Um Homem sério, introspectivo, observador, inteligente ( a ponto de várias vezes trazer á tona a LÓGICA das coisas/situações mais ABSURDAS como as descritas na Introdução de O ANALISTA - mais uma vez indico a leitura do Livro a quem não conhece ! ), que, volto a ressaltar a opinião de que não tinha a facilidade da vertente cômica por causa da Profissão, a Profissão apenas fez com que o Humor se tornasse algo naturalmente introduzido em sua rotina, eventualmente provocando RISOS dentro dos Assuntos e Conversas á fora.
E Você, o que Pensa a respeito ?

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) Instagram ( @salgsincerity ).