O QUE PENSO SOBRE CHICO ANYSIO #2

03/11/2020

..que Chico sofria desvalorização muito antes da TV GLOBO PÓS-BONI..

Chico passou anos fazendo a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO ( de 1990 a 1995 ). Apesar do Sucesso Estrondoso, chegou um tempo em que as coisas entre Chico e TV GLOBO passaram a ficar meio estranhas. Bem antes da Estreia de CHICO TOTAL e da Época da Mudança para os E.U.A ( em 1997 ), a Relação com a GLOBO já era Complicada. Passado o Episódio sobre o GRUPO ESCOLACHO em 1989, que quase o fez ser Contratado pelo SBT, a sua Decisão de permanecer na emissora e a Consagração da ESCOLINHA, as coisas entre Chico e TV GLOBO não eram nada Fáceis. A Mídia, que já havia começado a " Massacrar " Chico Anysio desde o final da década de 80, polemizando a " Briga " de Chico com o Elenco e Profissionais envolvidos com o TV PIRATA, não deixava escapar qualquer Declaração de Chico. O próprio Chico continuou usando a Mídia como forma de se expressar em entrevistas. Uma Delas foi em 1994, ao Jornal IMPRENSA, onde em meio a diversos DESABAFOS, ameaçava abandonar a TV GLOBO : " Eu já estive na sala do Boni para falar sobre isso. E falei : o Tipo de Humor que Eu faço é o que Eu sei fazer. Se soubesse fazer outro, Eu até tentaria. Não sei fazer o que o Renato Aragão sabe. Eu não sei fazer o que o pessoal do CASSETA faz. Ou o que a TV PIRATA faz. Eu Criei um Tipo de Humor, sou aquele que faz vários, que faz um Tipo de humor Social.. (.. ) ..Eu acostumei o Público a isso. Eu quero deixar a Globo á vontade. Você não é obrigado a ficar comigo. Eu sei que há uma indenização a ser Paga. Essa indenização é alta, mas Eu estou aberto a qualquer conversa, sem a menor bronca. Não vou ficar magoado. O que Eu não quero é virar um problema, quando durante tanto tempo, eu fui Solução. Não quero ser um Entrave na Programação da Rede Globo.. (.. ) ..Ele ficou Chocado. Até Chorou. Disse : ' é um absurdo você achar isso '. Tentei falar a mesma coisa para o Roberto Irineu Marinho. Passei 40 Dias tentando que Ele me desse 15 minutos. Ele não teve esses 15 minutos para me dar. E acho que não tenho mais o que conversar com o Dr. Roberto, porque Ele já está com problemas demais na cabeça.. (..) ..E como Ele delegou totais poderes aos filhos, Eu achei que era o filho que Eu devia procurar. Procurei, não me recebeu.. (.. ) ..Não estou pensando em Rompimento. Quero uma Definição. Não quero ficar sabendo em Novembro que a Globo não está mais interessada em mim. Quero saber em Agosto, para Eu poder me programar.. (.. ) Se Eu não interessar, entramos num Acordo.. (.. ) Saio numa Boa.. (.. ) ..Posso até voltar depois, se depois a Globo passar a se orientar novamente pela Opinião do Público, e não da Imprensa. Eu não quero Brigar. Perdi a Paciência. "

Chico havia entrado naquela Fase em que Artistas Consagrados vão perdendo o Prestígio. Infelizmente, Acontece ! Não por culpa Deles, mas por culpa das emissoras, de Espaços Abertos ao NOVO, também por culpa da MÍDIA e até mesmo por causa do próprio Público.

Quando CHICO TOTAL estreou em 1996, fazia Sucesso, mas sofreu certo Declínio em sua reta Final e forçadamente ( por conta do Acidente doméstico de Chico, que fraturou sua Mandíbula, em Fevereiro de 1997 ), não pôde mais voltar a gravar o Humorístico. A Decisão de se mudar com a família para o exterior tinha a ver com o Acidente, mas em parte também por uma certa Desilusão/Amargura. Em Reportagem da extinta revista AMIGA -TV TUDO a Repórter Angélica Basthi acompanhou a Apresentação de Chico no TEATRO CARLOS GOMES, em Show beneficente para o LAR FREI LUÍS e apurou os Desabafos de Chico : " Não podem me chamar de Burro. Se não respeitam meu trabalho, respeitem pelo menos minha Idade.. (.. ) " ..Acho que descontam em mim a raiva que sentem da Zélia. Não tenho nada a ver com o que Ela fez.. (.. ) " ..Não estou abandonando o meu país.. (.. ) " ..Já fui a seis médicos, e um deles me disse que em no máximo dois anos, estarei Bom. "

Já nos E.U.A, tentando emplacar a Carreira de Roteirista de Cinema, acabou se separando de Zélia Cardoso em 1998. Se dividia entre compromissos profissionais no Brasil e no exterior, até voltar definitivamente ao País em 1999. Decisão que, particularmente, considero um GRANDE ERRO, algo que foi FATAL em sua última Década de Vida. Mas aí já é assunto a ser tratado no próximo TEMA deste ESPAÇO !

.

Idealização e Texto : @salgsincerity

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) Instagram ( @salgsincerity ).