O QUE PENSO SOBRE CHICO ANYSIO #3

10/11/2020

..que o Retorno de Chico ao Brasil foi um Erro Fatal..


Depois do acidente doméstico que fraturou sua mandíbula em 1997 e da decisão de se mudar com a família para o exterior, Chico Anysio passou a tentar o RECOMEÇO PROFISSIONAL, tentando emplacar a carreira de Roteirista de Cinema nos E.U.A. Houveram várias oportunidades, todas elas, infelizmente, sem resposta ou sem continuidade.

Mas, para Chico Anysio, que durante toda a vida dizia que " Tentar era Imperioso ", apesar da separação de Zélia Cardoso de Mello um ano depois de instalado em NY, deveria ter prosseguido com seus planos. Em um dado momento, Chico passou a dividir-se entre Brasil e E.U.A ( foi inclusive nessas IDAS e VINDAS que, aqui no Brasil, conheceu sua última esposa, na opinião de alguns - e do próprio Chico - uma grande SORTE, para outros, uma FATALIDADE que só iria trazer problemas futuros - e de certa forma, acabou trazendo mesmo ! ).

Particularmente, acredito que ter voltado definitivamente ao Brasil, foi um ERRO FATAL ! Mesmo casado novamente, mantinha propriedade lá fora ( Chico tinha Apartamento e um Sítio em território brasileiro, além de seu Apartamento nos E.U.A, por onde o Casal eventualmente transitava ). Chico Anysio poderia ter se estabelecido por lá com sua nova rotina familiar.

Chico, tempos antes, vivia profissionalmente de forma paralela. Quando recém-separado de Zélia Cardoso e dividindo-se entre a Vida em Connecticut, nos E.U.A e em um Apartamento alugado no bairro do Leblon - RJ, onde passava pequenas temporadas, Chico concedeu entrevista á Jornalista Eliane Lobato para a extinta Revista MANCHETE, onde falou da recuperação após o acidente que fraturou sua Mandíbula em 1997, as temporadas do Show OLHA EU AQUI OUTRA VEZ no Brasil, o interesse de Contratação por parte de algumas emissoras e as Tentativas de Emplacar a Carreira de ROTEIRISTA no exterior : " Tenho certeza de que serei indicado para o Oscar. "

Nem Carreira de Roteirista, muito menos OSCAR.. A expectativa pela recuperação de sua paralisia labial o fez " Flertar " com a TV GLOBO, onde havia trabalhado durante 29 Anos. Em 1999, o Cargo de Direção já não era mais de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni ( que havia deixado o cargo a partir de 1998 ). Marluce Dias da Silva era a profissional responsável, e muito negociou-se até a volta definitiva de Chico á emissora.

O seriado O BELO E AS FERAS, além de não ter caído nas graças do público ( acostumado com Chico caracterizado de seus habituais Personagens ), foi retirado do Ar após o curtíssimo período de 5 MESES ! O Sucesso de Chico dentro do Humorístico ZORRA TOTAL com ALBERTO ROBERTO no quadro ROSTO A ROSTO fazia o Público Gargalhar.. mas era de total desagrado de Marluce, que considerava o Humor de Chico Anysio SEM GRAÇA e ULTRAPASSADO. Era algo do conhecimento de Todos. Marluce tinha grande respeito por Chico, pessoalmente o tratava de modo Cortez e Respeitoso. Mas nunca escondeu de ninguém que o Estilo de Humor de Chico Anysio não era de seu agrado. O que levou muita gente a Crer que Ela tenha sido a responsável ( ou uma das responsáveis ) pela também retirada da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, em 2001. Um sofrimento para todos os comediantes e profissionais envolvidos e uma dor insuportável para Chico Anysio, que nunca se conformou com a saída do Programa do Ar.

A partir daí, todos já conhecem a trajetória de Chico Anysio em seus últimos anos de vida, ao ponto de " mendigar " oportunidades dentro do próprio local de Trabalho. Uma Realidade Inadmissível por se tratar do Homem que revolucionou o Humor na Televisão Brasileira e se consagrou como um DOS MAIORES HUMORISTAS DA HISTÓRIA. Chico sempre soube do seu valor, da sua importância dentro da Cultura Nacional e dos privilégios dos quais merecia usufruir. Fez o que pôde para continuar exercendo sua Arte. Não conseguiu, mas, Dignamente, se submetia ao que lhe era imposto, e não teve vergonha de se oferecer a outras formas de trabalho e de permanência na TV. ADOECEU. Não somente pelos graves problemas de Saúde que surgiam de tempos em tempos, mas pela tristeza e pelo DESCASO de tantas pessoas em relação ao ser TRABALHO.

DECISÕES mudam DESTINOS. E DESTINO, por mais que alguns possam acreditar o contrário, NÃO HÁ POSSIBILIDADE DE PREVER ! Por não fazer a menor ideia do que o FUTURO lhe reservaria, Chico Anysio, lá atrás, VOLTOU DEFINITIVAMENTE AO BRASIL.

TRISTE CONCLUSÃO. TRISTE FINAL. TRISTES CONSEQUÊNCIAS.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgsincerity ).