Os 48 Anos de CHICO CITY

03/03/2021

CHICO CITY foi um dos Maiores MARCOS do Humorismo da TV GLOBO e da Carreira do Mestre Chico Anysio. Neste 2021 completou 48 ANOS de sua Estreia ( em 5 de Janeiro ). No Ar de 1973 a 1980, passou por várias Reformulações, lançou diversos artistas e trouxe a Popularização e Consagração de vários Personagens de Chico Anysio, como BAIANO, BOZÓ, POPÓ, ALBERTO ROBERTO, PANTALEÃO e SALOMÉ.

CHICO CITY foi Inspirado em Dois Programas Antigos que Chico Escrevia : ESTE NORTE É DE MORTE, que ia ao Ar pela Rádio Mayrink Veiga e OH, NORDESTE DA PESTE, que Chico apresentava pela EXCELSIOR de São Paulo.

Chico, após ser Contratado pela TV GLOBO em 1969, ter realizado os Programas CHICO ESPECIAL, VOCÊ TEM TEMPO? e LINGUNHA X MR.YES, ter ficado Afastado por um Ano ( por problemas Salariais da Emissora ) e Retornado, já com Contrato Efetivo, Apresentou a Ideia do Projeto a José Bonifácio de Oliveira Sobrinho ( Boni ) :

" Uma Cidade do interior do Nordeste. Tudo acontece lá. Passo para a dimensão daquela Cidade os acontecimentos do Mundo. Uma Cidade com o seu Prefeito, o seu Padre, seu Bêbado, seu Juiz de Direito. Todos os Personagens feitos por Mim. "

" O Arnaud Rodrigues e Eu fizemos o Prefixo. Alfredo Pereira fez o Cenário, o texto foi feito por Mim, o Arnaud e o Roberto Silveira. Tudo a toque de caixa. Dispúnhamos de Dez dias para o primeiro programa. E Conseguimos ! A importância do Arnaud foi muito grande. Devo a Ele pelo menos Sessenta porcento do Conseguido.. (.. ) .. Os primeiros programas foram dirigidos pelo Augusto César Vanucci.. ", relembrou Chico em sua Autobiografia de 1992.

Arnaud foi criador de quase todos os Personagens de Chico Anysio dentro de CHICO CITY. Fez Surgir Tipos inesquecíveis de Chico como os Clássicos AZAMBUJA e BAIANO ( Vejam ou Revejam em >>https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/o-malandro-azambuja/ e em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/baiano-e-os-novos-caetanos/). 


Em UMA FLOR NO ASFALTO, Chico Anysio foi Enaltecido pelo Crítico Paulo Maia no JORNAL DO BRASIL.

Reportagens do Jornal O GLOBO, em 1973.

CHICO CITY começou como um Programa TEMÁTICO e sofria Forte influência ( Pressão ) da CENSURA da época : " Por estarmos no Regime Militar, a CENSURA exercia forte Pressão. O pior é que faziam a Censura depois de o Programa gravado e não no texto. Isso era terrível. Muita coisa tivemos que Cortar e muitas Cenas tiveram que ser Regravadas por Imposição dos Censores que não admitiam Argumentos.. (.. ) ..Tirar do Humor o direito da Crítica é amputar-lhe os dois braços. Trabalhamos amputados muitos anos, mas realizamos um trabalho Bonito e muito Simpático. CHICO CITY foi líder de audiência em Todos os Anos em que esteve no Ar. "

Em 1975 CHICO CITY passou a ser Exibido A CORES. Nesse ano, o programa ganhou uma nova locação: CHICÓPOLIS, uma Cidade habitada por gente Rica e Esnobe, que era separada de Chico City apenas por uma Jaqueira. As duas Cidades eram Inimigas. O milionário JEAN PIERRE NEPOMUCENO era a Principal Figura de CHICÓPOLIS. Em 1977 CHICO CITY passou a ser gravado Todo em Externas, sob Direção de Carlos Manga.


CHICO CITY, que atingiu seu AUGE ABSOLUTO em 1979, com a Inclusão de NOVOS PERSONAGENS Presença constante de SALOMÉ e suas Conversas com o Presidente João Baptista Figueiredo, começou a CANSAR seu Protagonista a partir de 1980 : " Há 19  anos eu fazia aquele tipo de trabalho. Pinta a Cara, Muda a Roupa, Inventa a Voz, Arruma Trejeito. Tudo começava a Pesar. Já não era com o mesmo prazer que Eu ia para as gravações. Flagrei-me várias vezes dizendo :

- Ih.. amanhã tem Gravação.

Antes era Diferente. Eu Dizia :

- Oba. Amanhã tem Gravação.

Não havia mais ' OBA ' nas minhas Exclamações e ISTO, pra Mim, era Sinal que estava na hora de Parar. Fui ao Boni :

- Estou achando que quero parar com CHICO CITY.

- Aconteceu alguma coisa ?

- Não. Apenas não estou mais tendo prazer em fazer o Programa e isto é Sintomático. O que é que você acha ?

- Está querendo parar, pára. Eu ponho um Filme no horário.

O Programa PAROU. No Ano seguinte ( 1981 ) eu veria o que fazer, porque fora da Televisão não dava para ficar Mesmo. "

Relembre TUDO sobre o Programa em TEMA já abordado por este BLOG : https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/os-47-anos-da-estreia-de-chico-city/


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @salgkeke2 ).