Por que o Humor Apelativo não Funciona ?

17/06/2020

Ainda que Você aí do outro lado possa acreditar que SIM, ou até ache Divertido esse tipo de Humor, as coisas não são bem assim. Ok, Pontos de Vista diferentes.. Mas há Argumentos que nos levam a Constatar o quanto Exageros, Palavrões, Nudez, Pastelões e outros Artifícios comuns, no Final das Contas, não são Garantia de Sucesso ou Eficazes.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )


Não é de hoje que programas humorísticos, vez por outra ( alguns com predominância ) lançam Mão do Humor Apelativo como forma de atingir Sucesso e Audiência. Uma Encenação Exagerada aqui, uma Mulher no Papel da " Gostosona " ali, um Texto recheado de Palavrões acolá.. Essas coisas, geralmente, sempre foram um " Parto Cheio " aos Brasileiros, um povo que, convenhamos, sempre foi Espirituoso e ao mesmo tempo ESCRACHADO. Com Raras exceções, é desse jeito mesmo. Mas, apesar disso, será que o Humor Apelativo Funciona ? Em um primeiro momento, esse Estilo de Comédia chama a atenção e conquista o público, movimenta o Ibope. Mas não tem força de Permanência. Nem se Eterniza. Já notaram que as grandes Relíquias Humorísticas de todos os Tempos são CLÁSSICOS dos Anos 60, 70 ou 80 ? " Ah, naqueles tempos tinha a Censura.. " Sim, era Tudo muito TOLHIDO. Apesar disso, Humoristas Famosos não abriam Mão de " Piadinhas Sujas " ou PALAVRÕES. Com Malícia, Sagacidade e Coerência ! Os Maiores Espetáculos do Mestre Chico Anysio eram abarrotados Deles. " Não sou dos que acham o Palavrão Indispensável. Não. Mas faço parte dos que acham o Palavrão uma coisa Aceitável, dependendo da Hora e do Modo como é dito. Se a cena é num confessionário, pode ter Palavrão. Se é sobre uma Suruba, não pode. O Palavrão só cabe nas cenas Puras. Se o assunto tratado for Sacana, o Palavrão sobra. Qualquer excesso é Demasiado. É preciso não chocar, é importante ser necessário.. (.. ) Procuro dizer os Palavrões que ' podem ' ser Ditos. Os mais Cabeludos, não Digo.. " Ou seja, Chico era Adepto de um Esquema, mas sabia usar a Inteligência a seu Favor ! Seus Shows, sobretudo os da Década de 70, se Consagraram. Percebam que, neste Âmbito do PALAVRÃO, o LP CHICO É DO CASSETE, de 1987, com textos de Arnaud Rodrigues, é um Verdadeiro Exemplo da Dose Demasiada do Linguajar Pesado. Há pessoas que Adoram este Disco ! Outros, consideram muito aquém da Inteligência Satírica do Mestre. Há pessoas que nem se lembram ( ou Conhecem ) esse LP. Se Você Oferecer um Disco de Chico Anysio para algum Fã escutar, o mais provável é que Ele escolha CHICO ANÍSIO AO VIVO, de 1975 ou CHICO TOTAL, de 1980. Não que o de 1987 não tenha sido expressivo na época ou cause Repulsa. Mas, a probabilidade de Preferência tende aos " Clássicos " ou " Menos Pesados ". Melhor dizendo : Os " Pesados ", com Conteúdo Satírico Inteligente.

E a Figura da Mulher no Humor ? Geralmente a Exploração da Imagem Corporal ( que se Popularizou nos Anos 90 ) sempre Funcionou nas Esquetes de Humor. Será mesmo ? Há quem provoque alguns Risinhos, mas a Audiência mesmo é proveniente do VISUAL, do aspecto FÍSICO ( que atiça sobretudo o Imaginário do público Masculino ) não da GRAÇA em SI. O que Funciona nesse Sentido é a LIBIDO, não a Situação Cômica criada /gerada por Ela !

Há Programas que se perdem no Tempo.. Se Você, em pleno 2020, perguntar quem se lembra do PÂNICO NA TV, certamente 30 % se lembrarão, outros 30 % se lembrarão apenas vagamente ou de alguns momentos/Personagens Específicos do programa.. e, pode acreditar, os outros 40 % sequer chegaram a Assistir o Programa na Época de sua enorme Popularidade pela REDE TV !

E os Comediantes que " Forçam a Barra " ? Quanta gente sem o menor Talento ou Vocação ( ou sem nenhum dos dois, que tem significados Distintos ! ), que fazem DE TUDO para fazer Sucesso ? Eu, que sou Confessadamente Avessa ás Tolices dos STAND-UPS da atualidade, não Consigo Gargalhar ( até porque meu Olhar sobre o Humorismo no Brasil é muito mais Analítico do que Cômico ). Sou aquela espectadora que gosta de Enxergar quem é de Fato ENGRAÇADO ou quem é só " PALHAÇO IDIOTA ".

Humor Apelativo é Efêmero, sem Conteúdo. Tem Público, mas não tem Força, e muitas vezes seu Sucesso e Popularidade não tem ligação alguma com HUMOR, mas com os Métodos utilizados como forma de se tentar fazer HUMOR !

E Alguma vez em sua Carreira Chico Anysio precisou Apelar ?