PROJETO REVIVENDO CHICO ANYSIO - PARTE 4 - ANOS 80

03/05/2020

Em 1980, exacerbado do Trabalho em CHICO CITY, resolveu ENCERRAR o Programa. " Há dezenove anos eu fazia aquele tipo de trabalho. Pinta a Cara, Muda a Roupa, Inventa a Voz, Arruma Trejeito. Tudo começava a Pesar. Já não era com o mesmo prazer que Eu ia para as gravações.. (.. ) ..O Programa Parou. No Ano seguinte ( 1981 ) eu veria o que fazer, porque fora da Televisão não dava para ficar Mesmo ", contou Chico em sua Autobiografia de 1992.

E foi em 1981 que José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, resolveu presentear Chico Anysio com uma Decisão : após doze anos trabalhando na emissora, Chico teria um Programa MENSAL. Assim nasceu CHICO TOTAL, meticulosamente planejado, mas sem o Sucesso esperado. " Era a primeira vez que me surgia esta oportunidade. Aceitei e criamos ( o Zelito, meu irmão, o Eduardo Sidney e Eu ) o CHICO TOTAL. Seria um Programa inteiramente livre, onde eu faria, a cada mês, o Roteiro que quisesse, sem tema, sem nada predeterminado, e, principalmente, sem quadros fixos ou bordões." Com CHICO TOTAL, Chico Anysio se deparou com uma série de Descobertas.

- Qual será o Primeiro ?

" Nesta Pergunta comecei a perceber a Cilada que é o Programa Mensal. Inicialmente fazer um Programa por Mês dá mais trabalho do que fazer um por semana, além de ser um programa com quatro vezes maior responsabilidade que o semanal. Outro detalhe Contra : o Público não sabe que o programa mensal é gravado em três dias, como o semanal, e pensa que se teve um Mês inteiro para fazê-lo. Isto lhe dá o Direito de exigir muito mais do Programa. Tudo Ilusório. Trabalha-se demais, tem-se um tempo muito pequeno para a gravação e a cobrança é enorme.. (.. ) O Programa Mensal esfregou na minha Cara uma Certeza que Eu já tinha : a Televisão é mesmo uma grande Vitrine. Ela é quem faz os cinemas e os teatros lotarem."

Apesar da pouca Repercussão, CHICO TOTAL foi o Programa que destacou DOIS MOMENTOS Importantes que se tornaram INESQUECÍVEIS : a Exibição HISTÓRICA de Chico Anysio se apresentando no Carnegie Hall, em Nova Iorque e o ENCONTRO de Jô Soares e Chico em CORONEL PANTOJA E CORONEL BEZERRA. O Quadro dos Coronéis que, durante os Diálogos se fingiam de Amigos, mas que se Odiavam secretamente fez tanto Sucesso, que era Apresentado semanalmente tanto em VIVA O GORDO como no Programa de Chico.

.." Com a Passagem do meu programa para Mensal, 1981 foi um ano ruim para Mim no Teatro. Nenhum Espetáculo naquele ano teve casa lotada. Houve dias em que foi preferível cancelar a apresentação, de tão pequena a plateia.. "

Apesar dessa Afirmativa, naquele mesmo Ano atingiu a Marca de 100 Apresentações no GOLDEN ROOM do Copacabana Palace com o Show CHICO ANÍSIO. CHICO ANÍSIO nada mais era do que o Espetáculo CHICO SET, que havia sucedido o Espetáculo CHICO TOTAL, já Reformulado e Modificado.

" Eu queria fazer com o Daniel ( Filho ), um show representado. Mário Monteiro fez o cenário, que era um Set de televisão. Um enorme baú aberto, com roupas, que eu trocaria, refletores, uma escada, um cenário bonito, onde havia uma poltrona, um espelho de sala de maquiagem, tudo imitando um set de televisão. O Daniel fez uma direção maravilhosa, mas não pôde me acompanhar na estreia na Bahia. Estreei numa quarta-feira no TEATRO CASTRO ALVES, com casa lotada. O espetáculo não rendeu o esperado.. (.. ) Telefonei para o Daniel depois do show, como havíamos combinado.. (.. ) .. " Contei o quanto tinham rido, o quanto tinham gostado, o que funcionara melhor ou pior e que no todo a coisa não tinha ido bem. Daniel e eu falamos mais de quarenta minutos. Ele tinha o show todo na cabeça e fez várias sugestões : - Muda isso, tira aquilo, chega o praticável mais para frente, muda esta luz, modifica aquela.. (.. ) .. Anotei todas as suas recomendações, fui para a máquina de escrever e trabalhei até sete da manhã nas modificações sugeridas. Fizemos um ensaio com as mudanças á tarde e na quinta-feira á noite, com a casa lotada, apresentei novamente o espetáculo. Depois liguei mais uma vez para o Daniel :

- E aí, Tudo bem ?

- Tudo mal. Não funcionou.

- Mas tem que funcionar. É engraçado, pô !

Após a primeira e a segunda apresentações fracassadas vieram outras duas, ambas também sem sucesso, sempre com modificações sugeridas por Daniel e Roteiro REESCRITO por Chico. " Estava exausto. No meio do ensaio me deu uma vontade enorme de parar tudo, de acabar com aquilo, de voltar para casa e nunca mais pisar num palco. Fiquei quinze minutos conversando comigo, ao mesmo tempo em que a vontade real era sair de perto de mim. A casa estava toda vendida para a noite. Sentado numa poltrona do teatro vazio, eu olhava o palco onde estava montado aquele cenário lindo de um show que não funcionava. Foi crescendo em mim uma coisa que até hoje não consigo definir. Não era raiva, não era medo, não era preguiça, não era cansaço. Talvez fosse uma combinação dessas quatro coisas. Aí, levantei, fui ao palco e dei uma ordem :

- Tira Tudo. Arranca esse cenário, some com ele, deixa só a rotunda e traz o meu banquinho. Em vez de representar, vou CONTAR o show pra eles.

" Enquanto faziam a remoção do cenário e reafinavam a luz, disse o show mentalmente, mudando o que era REPRESENTADO para NARRADO. Dava para adaptar tudo. Á noite, a casa cheia, CONTEI o show. O Sucesso foi absoluto. " Mas o show ( nesse novo esquema que deu certo ) não estava dirigido. Fiz Salvador, Recife, e Fortaleza e voltei para o Rio para me apresentar no GOLDEN ROOM. Convidei o Jô para dirigir. Inicialmente o Jô aceitou. Depois me ligou dizendo que não podia, por estar com um problema de saúde. Teimei e Insisti. O grilo do Jô foi superado e ele me dirigiu com o maior empenho e brilho.. "

A Histórica Apresentação em NY no Carnegie Hall, transmitida pela GLOBO em seu Programa CHICO TOTAL, de 1981, foi um MARCO INESQUECÍVEL da Carreira de Chico :

"Meu filho Lug estudava em Nova York, na Long Island University, e isso me fazia ir muito aos Estados Unidos. Em 81, por exemplo, fui quatro vezes à América para visitá-lo. Numa dessas visitas um amigo meu, Shia, que hoje mora em Miami, acenou-me com a possibilidade de fazer um show para brasileiros no Carnegie Hall.

- Será que isso dá certo, Shia?

- São mais de duzentos mil brasileiros que moram entre Nova York e Nova Jersey. Vamos lotar a casa.

Achei tentador e concordei. Ele começou a trabalhar. Conseguiu uma vaga na pauta do Carnegie Hall para Setembro. Conversei com o Boni e ele sugeriu que o CHICO TOTAL de Setembro fosse a apresentação do Carnegie Hall. Concordei. Eu economizava uma ideia e ganhava mais dias para ficar por lá, pela desnecessidade daqueles sete dias de gravação aqui. "

" Como o show seria gravado para ir ao ar no Brasil, tive que fazer dois em vez de um. Naquele ano (81) o palavrão já estava liberado no teatro. A censura fechara tanto a parte política que, para compensar, abriu o direito ao palavrão. Já havia muitos no meu show. Não poderia ser exibido pela TV. "

" Decorei novamente um show antigo (sem palavrão nenhum) e o ensaiei, com a parte musical gravada. Foi como se o meu show tivesse duas partes: a primeira, o show antigo, e a segunda, o show atual. Na primeira parte (gravada para a TV), entrei em cena de smoking. Na segunda parte (apenas para a plateia), entrei de jeans, jaqueta, informal. "

" A Globo ajudou muito no show do Carnegie Hall. Foi ela quem pagou o cenário (todo espelhado) e as passagens. Meus técnicos não puderam ir. O consulado americano negou-lhes o Visa e resolvi o problema levando o Nizo, meu filho. Lug operou o gravador e Nizo (que conhecia de cor o espetáculo atual) ficou ao lado do técnico americano dando as ordens de go e stop para cada mudança de luz. Aquela organização exagerada dos americanos me irrita um pouco. Talvez seja o hábito da nossa esculhambação. O fato é que acho um pouco demais o excesso de "não pode" dos americanos. A firma de vídeoteipe que a Globo contratou para a gravação do show chegou à porta do Carnegie Hall às 7:45h e ficou esperando. O aluguel da casa começava às oito. Às oito em ponto a porta se abriu. Os técnicos da gravadora entregaram os fios aos homens do Carnegie Hall e eles os levaram, junto com o equipamento, para o teatro. Ninguém da gravadora podia entrar no teatro, com exceção dos cameramen. Ficaram todos dentro do caminhão, na rua, junto com o Zelito, o Eduardo Sidney e o Walter Lacet, que a Globo mandara para cortar. Só que o Lacet não podia tocar nas teclas do equipamento; isso teria que ser feito por um americano. Lacet, como o Nizo, ficou com seu serviço restrito ao one, two e three, dependendo da câmera que ele quisesse colocar no ar. "

" Apesar desta organização toda, a gravação ficou ótima, os dois espetáculos saíram maravilhosos e achei muito engraçado o câmera americano que morria de rir sem entender coisa alguma ".

Voltando ao Ano Anterior, o Espetáculo CHICO TOTAL, Sucesso desde 1978, se tornou um LP pela WEA, o Registro de uma Apresentação de Chico Anysio no CINE SHOW MADUREIRA. Ainda em 1980, foi responsável por FILHA DA.. , peça escrita por Ele e que tinha Alcione Mazzeo como Protagonista. Recém-separados ( estiveram Casados de 1975 a 1979 ), continuaram a Amizade e a Parceria Profissional. Em matéria da extinta Revista AMIGA, da editora Bloch, Chico Declarou : " Minha Intenção ao escrever a Peça foi apenas Homenagear a Prostituta. Não Visava nenhuma mulher em Especial. " A Peça ficou em Cartaz no TEATRO VANUCCI ( RJ ), sob Direção de Antônio Pedro. Também foi Responsável pela Peça PAPO FURADO, sendo Autor da Comédia encenada nos Palcos por Ítalo Rossi, Elizângela, Ricardo Blat e Ivan de Almeida, entre Outros. A Peça estava em Cartaz no TEATRO GINÁSTICO, também sob Direção de Antônio Pedro. Na Peça A CAMA COM TUDO EM CIMA, em cartaz no TEATRO RIVAL - RJ, de autoria de Gugu Olimecha e Armando Silva Filho e Direção de Augusto Olímpio, o Mestre Chico Anysio participava apenas em VOZ.

Em 1981, comemorando 30 ANOS DE CARREIRA ( Chico começou artisticamente em 1948, mas, Efetivamente, em 1951 ), lançou o LP 30 ANOS DE CHICO ANYSIO pela ATLANTIC/WEA, produzido por Arnaud Rodrigues e com Textos do próprio Arnaud, Chico Anysio e Marcos César. Um dos Destaques do LP foi a versão de Chico para a Canção LA VALSE Á MILLE TEMPS, de Jacques Brel, que se tornou a Inesquecível Sátira A VACA, de conteúdo Crítico/Político em pleno período Inflacionário.

Em 1982, Reestreia CHICO ANYSIO SHOW. O FENÔMENO Humorístico que fez História na TV-RIO, e que já foi também da TV EXCELSIOR, da TV TUPI e da TV RECORD, Ressurgiu 16 anos depois na GLOBO. CHICO ANÍSIO SHOW voltou em 4 Março de 1982 com a bagagem Clássica de Personagens de Chico e outros NOVOS. O Humorístico, sempre com Novidades e Reformulações Ano após Ano, teve 9 Temporadas, estando no Ar de 1982 a 1990. Entre os Destaques e Fatos Memoráveis estão Criações de Personagens que se Popularizaram e se Consolidaram, além de Esquemas e Especiais. Em 1982, o lançamento de PAINHO foi a Grande Sensação do momento. A Popularidade foi tanta, que o Personagem chegou a Estampar a CAPA da revista ISTO É. JUSTO VERÍSSIMO, SILVA, NEYDE TAUBATÉ, HAROLDO, BENTO CARNEIRO, entre outros, foram Originados durante a trajetória do Humorístico, e marcaram a Geração Anos 80. Em 1984 passou a ser exibido ás Quartas-feiras, sob direção de Stepan Nercessian e Cassiano Filho. Em 1985 a Grande Novidade ficou por conta da TVQCV, uma Fictícia Emissora de Televisão, da qual transitavam os Personagens de Chico. Em 1986, sob Direção de Gonzaga Blota, o Humorístico se tornou TEMÁTICO, ambientado semanalmente em um Local diferente. Em 1988, Francisco Milani assumiu a Direção, tendo Cininha de Paula, sobrinha de Chico, como assistente. A Ideia da temporada era Chico Anysio e os Bastidores, no Camarim, entre uma Encenação e Outra, sempre com um Convidado Especial a cada Episódio. Em 1989, o Esquema permaneceu Igual. Porém, o Sucesso já não era tão expressivo. Um dos principais motivos foi o Desentendimento com a TV GLOBO, que quase o fez TROCAR a Emissora pelo SBT. Tudo por causa da Criação da Série GRUPO ESCOLACHO, Programa que foi Idealizado por Ele e que foi ao Ar em Dezembro de 1988. Essa Ideia Surgiu de uma Preocupação do Chico naquela época : " De quem meus Netos vão Rir ? " Esse Especial ( Programa Piloto ) tinha o Objetivo de lançar e formar NOVOS COMEDIANTES, e, depois de ser exibido, estava tudo acertado para que continuasse na grade de programação da Globo em 1989. Tempos depois, sem explicações, foi VETADO pela emissora, o que gerou grandes problemas e atritos entre Chico e a Globo, e quase ( quase ) o fez ser Contratado pelo SBT. " O Boni resolveu que o Programa não saía mais. Isso me deixou numa situação muito ruim, porque as Pessoas vieram até Mim.. (.. ) ..Eu tinha me Apalavrado com 70 Atores, teve até uma atriz que rompeu Contrato com a MANCHETE para fazer o Programa.. (.. ) ..Eu tinha, nessa ocasião, um outro Programa. Deu para quebrar o galho de uns 30, talvez. Mas 40 Colegas ficaram com Impressão errada a meu respeito. E Eu não fiz por onde, né ? Eu fui um dos Atingidos. Eu só não fui para o SBT porque não tinha um Estúdio aqui no Rio onde pudesse ser feito o Programa. E o Silvio Santos não podia bancar a ida de 80 atores semanalmente para São Paulo" relembrou em uma Entrevista, em 1994.

Em 1982, Chico e Arnaud Rodrigues haviam Retomado o Grupo BAIANOS E OS NOVOS CAETANOS, no LP A VOLTA. Em 1985, lançaram SUDAMÉRICA. Porém, estes LP'S não conseguiram o Sucesso e Popularidade dos Anteriores de 1974 e 1975, que os Consagraram.

Em 1983, enquanto prosseguia com " CHICO SET " Modificado, lotando as noites do Restaurante VELHO GALEÃO, no RJ, elaborava seu 11º Livro. A Estória de O TIETE DO AGRESTE era Publicada diariamente no Caderno de Variedades do Jornal ÚLTIMA HORA ( RJ ). A Saga do nordestino BIO, nascido SEVERINO, que resolveu proclamar a independência do Nordeste, dividindo o país em BRASIL-ESTE, o Sul, e o "BRASIL-DA-PESTE," era contada no Jornal em partes, numeradas, com Desenhos do Cartunista Jorge Guidacci. Em 3 de Julho de 1984, foi lançado o Livro pela editora Rocco. Em 1981 Chico tinha parado de Escrever por conta de outro Ofício : a PINTURA. Apesar de ter declarado algumas vezes que seu interesse pela pintura começou em 1981, já na década de 70 tinha a pintura de quadros como um de seus Hobbies. Em 1984 resolveu investir na Carreira de Pintor. " O que era apenas um hobby, aos poucos transformou-se em uma importante fonte de renda e relaxamento, ou, como gosto de definir 'um emprego para a velhice ' ", contou em seu antigo Site Oficial. " Eu sempre tive vontade de pintar e essa vontade aumentou cada vez mais. Eu apenas não tinha lugar e menos ainda, tempo. Morava em um apartamento com pouco espaço, mas depois me mudei para uma casa, onde pude fazer o meu Atelier. " " Desde 1984, participei de várias exposições em todo o Brasil e no exterior. Sempre frequentei exposições de amigos, visito museus, mas a minha pintura não tem nada a ver com isso. É uma pintura muito plácida e com a intenção de que o quadro seja uma janela que a pessoa coloque na sua parede. Eu classificava minha pintura como pós-impressionista porque eu pintava o que via nas fotos não da forma que se vê, mas da forma que acho que deveria ser. O que eu pinto, escrevo ou represento não tem relação alguma entre si. "

Em 1984, Chico Anysio foi o GRANDE HOMENAGEADO no Carnaval do Rio de Janeiro, sendo TEMA da CAPRICHOSOS DE PILARES. A Escola Desfilou em 4 de Março daquele Ano com o Enredo A VISITA DA NOBREZA DO RISO A CHICO REI, NUM PALCO NEM SEMPRE ILUMINADO, conquistando o 6º Lugar no Campeonato.

Em 1985 lança NEGRO LÉO. O Livro/Romance foi Adaptado para a Televisão em um Episódio Homônimo exibido no Programa CASO ESPECIAL, pela TV GLOBO, em 30 de Maio de 1986. O Trabalho teve Direção de Paulo Ubiratan e Luiz Gleiser e foi Protagonizado por Lílian Lemmertz. Este, aliás, foi o último Trabalho da Atriz, que faleceu em 5 de junho de 1986, apenas uma semana após a exibição do Especial, vítima de Infarto.

Em 1987, apareceu com o Personagem PAULO BRASILIS ( Sátira ao Jornalista Paulo Francis ) em uma das Cenas de TANGA - DEU NO THE NEW YORK TIMES, Filme do Diretor Henfil com Produção de Denis Carvalho. Enquanto isso, CHICO É DO CASSETE, LP lançado pela BARCLAY, com Produção e Textos de Arnaud Rodrigues, trazia vários Personagens. Um dos Discos mais Surpreendentes de Chico, que divide Opiniões por causa do conteúdo totalmente SEM CENSURA e recheado de PALAVRÕES. Há quem considere Divertidíssimo. Outros, PESADO DEMAIS e longe de toda a Criatividade e Brilhantismo do Mestre.

Em 1988 lança o Conto A BORBOLETA CINZENTA, um Livreto Ilustrativo para Crianças. Nos Palcos, surgiu OITAVO NA PENEIRA, Nome inspirado em um Baião de Luiz Gonzaga. Posteriormente vieram NÓ NO SHOW e OU DÁ OU DÉCIMO.

Apesar das polêmicas entre Chico e TV GLOBO, escolheu Permanecer na emissora. Em 1989, CHICO ANÍSIO SHOW prosseguiu sem grandes novidades ( a não ser a Mudança do Cenário/Camarim e alguns quadros ). A Grande novidade mesmo ficou por conta da Participação de Chico na Novela QUE REI SOU EU ?, de Cassiano Gabus Mendes. Novidade que não chegou a SER VISTA. A Presença de Chico Anysio como o Personagem Taj Nahal foi VETADA pela Justiça. Taj Nahal seria um farsante que aplicaria um Golpe Financeiro no Reino de Avilan. Por ter sido inspirado em Naji Nahas, um investidor paulista que na época virou Notícia por seus escândalos financeiros na Bolsa de Valores e por responder Inquérito por Estelionato, a Participação de Chico na Novela NUNCA FOI AO AR. O Advogado de Naji entrou com processo contra a TV GLOBO, impedindo a exibição do Personagem Satírico.

5 Curiosidades sobre Chico Anysio durante a Década de 1980 :

- Em Meados dos Anos 80, Chico investiu SEU NOME em LICENCIAMENTOS de Diversos Produtos. A CHICO CITY PROMOÇÕES viabilizava a Comercialização desses Artigos através da Figura dos Personagens de Sucesso do Mestre. O Jornal O GLOBO chegou a Destacar o Assunto em suas Páginas.

- Em 1981, Chico Anysio foi o Narrador do Filme O MUNDO MÁGICO DOS TRAPALHÕES, que trazia a história do Grupo Humorístico de Sucesso da Televisão, liderado por Renato Aragão.

- Também em 1981, foi Convidado Especial da Série SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, interpretando um Japonês, interessado em conhecer a Boneca EMÍLIA.

- O Mestre do Humor Chico Anysio esteve em uma Participação Especial na Série O BEM AMADO, da TV GLOBO, no 8° Episódio, O MENSAGEIRO DE JÚPITER ( em Julho de 1980 ) onde fazia o papel de um mensageiro ( referente ao Título ) que visitava Sucupira, tentando provar a existência de um Jupiteriano na Cidade ( que seria Zeca Diabo, personagem de Lima Duarte ) e anunciando a chegada de um Disco Voador na fazenda de Odorico ! A NUDEZ de Chico Anysio durante as Cenas Finais do Episódio ( quando é Atacado pela População de Sucupira ) foi Marcante a quem assistiu, mas não chegou a causar Polêmicas Midiáticas.

- No Final dos Anos 80, veio a Parceria com a ESTRELA, famosa Marca de Brinquedos. ALBERTO ROBERTO, POPÓ e BENTO CARNEIRO representaram os Comerciais da Marca.

5 FATOS que ETERNIZARAM Chico Anysio na Década de 1980 :

- A Apresentação Histórica no Carnegie Hall, em NY

- A Parceria com Jô Soares no Quadro dos Coronéis PANTOJA e BEZERRA.

- O Ressurgimento de CHICO ANYSIO SHOW, em 1982, que Permaneceu no Ar até 1990.

- Em 1984, durante um Evento Organizado pela TV Globo, Chico foi Homenageado e recebeu uma PLACA em Comemoração pela Exibição de 1.000 Programas, desde sua chegada a Emissora em 1969 até aquele Ano.

- No mesmo Ano, a Homenagem no Carnaval pela Escola CAPRICHOSOS DE PILARES.



Formatação/Encadernação ORIGINAL ?? LEIA OS AVISOS !! 

AVISOS IMPORTANTES :

- Tal qual o Perfil do MEMORIAL no Instagram e este BLOG, o Projeto REVIVENDO CHICO ANYSIO é um Trabalho ABERTO AO PÚBLICO e SEM FINS LUCRATIVOS.

- Tendo sido Idealizado, Criado e Elaborado por Mim, está RESTRITO ao BLOG. Reproduções do CONTEÚDO em Outras Plataformas, a partir de Hoje, estão PROIBIDAS !

- Diferentemente dos AVISOS das Postagens Anteriores do PROJETO REVIVENDO CHICO ANYSIO, a Utilização dos MINIGUIAS em Outro Formato, para outras Finalidades, passam a ser Proibidas devido a " QUEBRAS " de ACORDOS : o Consentimento do Material em troca da Simples Atitude de Compartilhamento ou Divulgação do Projeto nas Redes Sociais. Não é Justo com meu Tempo investido nesse trabalho, nem com o NOME de Chico Anysio, que merece continuar Proliferando. 


Idealização, Elaboração e Produção de Conteúdo : Kerley Fernandes Salguero 

Conteúdos Extraídos da Autobiografia SOU FRANCISCO, de 1992, Revistas AMIGA -TV TUDO, CONTIGO ! e MANCHETE, Jornais O GLOBO e JORNAL DO BRASIL e Trechos de Textos já Publicados no Blog MEMORIAL CHICO ANYSIO.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )