PROJETO REVIVENDO CHICO ANYSIO - PARTE 6- ANOS 2000

17/05/2020

A VIRADA DO MILÊNIO não começou Bem para o MESTRE Chico Anysio. No Ano 2000 deu-se Início a Pior Fase de Desentendimentos com a TV GLOBO. Chico passou a receber SUSPENSÕES da TV GLOBO cada vez que fazia Desabafos á Imprensa ou Criticava os Programas/Colegas de emissora. Mesmo com os Afastamentos e Advertências, Defendia a LIBERDADE DE EXPRESSÃO e, sempre que havia uma Oportunidade, sobretudo na Mídia, falava Francamente o que tinha Vontade. Apesar disso tudo, prosseguiu no ZORRA TOTAL e era Convidado Especial semanalmente no quadro NENÉM SABE TUDO, do Programa GENTE INOCENTE, que era comandado por Márcio Garcia. Lançou o Livro COMO SEGURAR SEU CASAMENTO, onde, entre Seriedade e Comicidade, Elaborou Conselhos através de suas próprias experiências pessoais. Ainda em 2000, esteve em Cartaz com O FOFO, Show que tinha por objetivo abordar os problemas típicos dos brasileiros de maneira CRÍTICA, levando á plateia aos RISOS, mas também á REFLEXÃO. O FOFO foi Escrito e Dirigido por Ele Mesmo.

A ESCOLINHA, em versão encurtada, que fazia Sucesso dentro do ZORRRA TOTAL, em 2001, voltou ao Ar nas tardes da GLOBO, com Antigos e Novos comediantes. Em 2002, sem maiores explicações, foi descartada da programação. Um sofrimento para os profissionais mais velhos e uma Dor Insuportável para Chico Anysio, que chegou ao ponto de tentar investigar quem teria sido o responsável pelo término do programa, ou quem poderia ter influenciado essa atitude. A partir daí, passou a sobreviver de participações esporádicas em produções e novelas da casa. Lança o Livro O CANALHA.

Entre 2003 e 2004 apresentou CHICO ANYSIO, O FANTÁSTICO, Produzido e Dirigido por seu Filho André Lucas. André também foi responsável pela produção dos espetáculos EU CONTO, VOCÊS CANTAM, de 2005 e CHICO.TOM, do mesmo Ano. Ao lado do Pai, Protagonizou o show TAL PAI, TAL FILHO, entre 2009 e 2010.

Retorna ao FANTÁSTICO pela Segunda vez depois de anos, em 2003, no quadro CARTÃO DE VISITAS, que apresentava seus Principais Personagens em Esquetes de Humor com a Participação de grandes nomes do elenco da TV GLOBO. Foi ao Ar até 2004, e, posteriormente, foi lançado em DVD pela SOM LIVRE.

Em 2004, lança SALÃO DE SINUCA, uma Coletânea de suas melhores piadas em Shows pelo País. " Durante estes 41 anos de Shows, foram sete milhões, cento e oitenta e três mil e duzentos minutos em que estive Criando, Pesquisando e contando Piadas e mais Piadas.. " contou na época de Lançamento do Livro.

Em 2005, Dois Novos Livros do Mestre chegam ás Prateleiras : ARMAZÉM DO CHICO e MESA DE BOTECO. No mesmo Ano, entrou para o elenco da 2ª Versão do SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO como o advogado OSVALDO SARAIVA, que ficou com Amnésia após uma pancada na cabeça.

NOVELAS passaram a ser suas Alternativas de Trabalho. Em 2006, Chico quis entrar em COBRAS E LAGARTOS, de João Emanuel Carneiro, Novela da qual sua Sobrinha, Cininha de Paula, era uma das Diretoras. Porém, não havia mais espaço no Elenco e não houve possibilidade de criação de um Papel Secundário ou Participação Especial. A partir disso, surgiu o período mais complicado do Mestre, em que Chico usava a Mídia para desabafar o descaso da TV GLOBO e Alfinetar os Diretores da emissora, ás vezes de maneira Agressiva. Uma Situação que foi Contornada, mas que abalou muito a Carreira de Chico, que já vinha prejudicada desde o início da década de 2000. Conseguiu entrar em SINHÁ MOÇA, Remake da novela Homônima de 1986, do Autor Benedito Ruy Barbosa, que foi readaptada por suas Filhas, Edimara e Edilene Barbosa. Chico Anysio esteve na pele do fazendeiro EVERALDO. Embora aparecesse Escrito na ABERTURA : Ator Convidado : CHICO ANYSIO, não foi assim. Chico Anysio foi quem procurou o Diretor Ricardo Waddington, se oferecendo para o Papel. Não chegou a terminar de Gravar a Novela. Nas Últimas Semanas de exibição dos Capítulos, Chico ficou doente e passou algum tempo Internado. Sendo assim, seu Personagem acabou " Esvaziado " da trama, sem uma Conclusão Específica. No final de 2006, em PÉ NA JACA, de Carlos Lombardi, fez o Papel de CIGANO, um Cego que era Dono de um Parque de Diversões. Descobre ter um poder de captar os males físicos dos outros. Sendo assim, ao final da Novela, quando LANCE/TICO, interpretado por Marcos Pasquim, descobre ter uma Doença Fatal, se submete a uma " troca " com Cigano, que morre em seu Lugar, tomando a Doença para Si.

Ainda em 2006, foi Diretor Geral do Espetáculo 20 ANOS DE CANECÃO, do cantor Elymar Santos, que Se transformou no DVD PROCURA-SE.. 20 ANOS DE CANECÃO, gravado na famosa e extinta casa de Shows do Rio de Janeiro. Chico dirigiu Elymar em outros Shows e, como Compositor, escreveu Repertórios para trabalhos dele.

Em 2008, participou da Série GUERRA E PAZ, no papel de Padre Santo. Ainda escreveu o Romance Policial 3 CASOS DE POLÍCIA.

Em 2009, através da autora Glória Perez, entrou para o elenco de CAMINHO DAS ÍNDIAS, onde interpretou o trambiqueiro NAMIT, contracenando com Marcius Melhem. Marcius fazia o Papel de RADESH, um indiano que gostava de aplicar golpes, se passando por um empresário milionário e usando NAMIT como seu Pai ( Identidade falsa ). O Personagem foi um grande Sucesso pela vertente Cômica, mas também despertou a COMOÇÃO do público, que além do Apoio a Chico por causa do descaso da TV GLOBO que já vinha acontecendo há tempos, fazia as pessoas Torcerem pelo Mestre, naquele período já visivelmente debilitado por causa dos problemas de saúde.

Deixado em Segundo plano pela Televisão, resolveu Investir em todas as Propostas de Trabalho no Cinema. Naquele Ano esteve no Curta-Metragem O AUTO DA CAMISINHA, ( uma produção educativa que destacava de maneira criativa a importância da Prevenção contra o HIV ) e participou do Documentário SIMONAL - NINGUÉM SABE O DURO QUE DEI, sobre o cantor Wilson Simonal, onde Chico relatou sobre o Artista e os trabalhos que fizeram juntos durante o final dos anos 60, quando eram Contratados da TV RECORD. Ainda esteve na Comédia SE EU FOSSE VOCÊ 2, de Daniel Filho, a sequencia do Filme Homônimo, Sucesso de Bilheteria, e trabalhou como DUBLADOR em UP- ALTAS AVENTURAS, uma Animação de Bob Peterson e Pete Docter. Chico Dublou o Protagonista Carl Fredricksen.

O Especial CHICO E AMIGOS, exibido em 2009 pela GLOBO, foi idealizado como Especial de Final de Ano da Programação, e também como forma de ENALTECER Chico Anysio, após diversas polêmicas envolvendo Chico e todo o DESCASO da emissora em relação ao seu Trabalho.

5 Curiosidades sobre Chico Anysio durante a Década de 2000 :

- Em 2001 esteve em TREPA NAS ESTRELAS, de Jumbo Culano, um filme de pouca repercussão e do qual as informações de Produção e Ficha Técnica são ESCASSAS, tanto em Internet, como fora Dela.

- Dos anos 2000 em diante, Sarah Benchimol passou a ser parceira EFETIVA do Mestre Chico nas suas Composições Musicais. Tiveram canções gravadas por diversos artistas e prepararam Repertórios Especiais para trabalhos do cantor Elymar Santos, que, desde 2005, contou com a colaboração de Chico em CD'S e Espetáculos, seja na elaboração de músicas ou na produção/direção de seus Shows.

- Tentou por diversas vezes ( sem Sucesso ) apresentar Projetos á TV GLOBO. Um Deles era uma Novela escrita por Ele e seu irmão mais Velho, voltada para o Público da Terceira Idade, que iria ao Ar antes de MALHAÇÃO. A Ideia, como tantas outras de Chico, foram rejeitadas pela emissora.

- Em 2004, teve Participação Especial na Peça HERMANOTEU NA TERRA DE GODAH, apenas em VOZ.

- Em sua Última Década de Vida, Forçadamente afastado da TV por causa de Descaso em relação a seu trabalho e por Desentendimentos com a TV GLOBO, apesar de continuar recebendo salário, transformou a Pintura em uma de suas Fontes Alternativas de Renda ( juntamente com seus Shows e Livros ). Em meados da Década de 2000, passou a estender a venda de seus quadros também a seus Fãs, a Preços Acessíveis.

5 FATOS que ETERNIZARAM Chico Anysio na Década de 2000 :

- A GLOBO MARCAS Lança CHICO ESPECIAL, em 2007, uma Coletânea em DVD'S com Episódios do Programa CHICO ANYSIO SHOW.

- O Livro É MENTIRA, CHICO ? ( CÓPIA da CAPA do Livro É MENTIRA, TERTA ?, de 1973 ), lançado também em 2007, foi uma Parceria com o Cartunista Ziraldo, onde Chico relatou as histórias de Criação de 80 de seus Principais Personagens, com Desenhos de Ziraldo e outros 40 Cartunistas.

- Os Espetáculos O FOFO, EU CONTO, VOCÊS CANTAM e TAL PAI, TAL FILHO, encenado com o Filho André Lucas.

- A Participação como OLAVO, no Filme SE EU FOSSE VOCÊ 2, a Famosa continuação da Comédia de Sucesso de Daniel Filho.

- Suas Participações em Novelas. Apesar dos Períodos de Desprestígio, todas as suas Participações e Atuações se tornaram Marcantes.


Formatação/Encadernação ORIGINAL ?? LEIA OS AVISOS !! 

AVISOS IMPORTANTES :

- Tal qual o Perfil do MEMORIAL no Instagram e este BLOG, o Projeto REVIVENDO CHICO ANYSIO é um Trabalho ABERTO AO PÚBLICO e SEM FINS LUCRATIVOS.

- Tendo sido Idealizado, Criado e Elaborado por Mim, está RESTRITO ao BLOG. Reproduções do CONTEÚDO em Outras Plataformas, a partir de Hoje, estão PROIBIDAS !

- Diferentemente dos AVISOS das Postagens Anteriores do PROJETO REVIVENDO CHICO ANYSIO, a Utilização dos MINIGUIAS em Outro Formato, para outras Finalidades, passam a ser Proibidas devido a " QUEBRAS " de ACORDOS : o Consentimento do Material em troca da Simples Atitude de Compartilhamento ou Divulgação do Projeto nas Redes Sociais. Não é Justo com meu Tempo investido nesse trabalho, nem com o NOME de Chico Anysio, que merece continuar Proliferando.


Idealização, Elaboração e Produção de Conteúdo : Kerley Fernandes Salguero

Conteúdos Extraídos dos Jornais O GLOBO e JORNAL DO BRASIL e Trechos de Textos já Publicados no Blog MEMORIAL CHICO ANYSIO. 


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )