PROJETO REVIVENDO CHICO ANYSIO - PARTE 7 ( FINAL ) - ANOS 2010

24/05/2020

Em 2010, Chico Anysio foi o Monsenhor Aristides ( Padre Velho ) no Filme UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA, de Ziraldo, com Direção de André Alves Pinto e César Rodrigues.

Inaugurado em 18 de Maio de 2010, o Canal a Cabo VIVA, pertencente a TV GLOBO, fazendo parte do Grupo de Canais Fechados da GLOBOSAT, surgiu como um Canal de Entretenimento com Foco em RESGATES e REPRISES de Novelas, Minisséries e Programas Diversos do Acervo da TV GLOBO. Uma das Atrações de Estreia, e que permanece no Ar até Hoje pelo Canal é a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. Um Ciclo de 7 temporadas Repetidas durante 9 Anos, Ininterruptamente ! Repetições Múltiplas Diárias que Jamais pararam, apenas se REALOCARAM. O que Prova a TESE que Chico Anysio Defendeu a Vida Toda : " NÃO EXISTE HUMOR VELHO OU NOVO. EXISTE HUMOR SEM GRAÇA OU ENGRAÇADO ". CLÁSSICOS não se Desgastam.. Seja por Nostalgia, ou por Risos que não se Esgotam, as pessoas estão lá, Assistindo, Prestigiando, não se Cansam.

Chico Anysio, durante os 9 Anos do Canal ( Prestes a Completar 10 no Ar ! ), sempre foi PRESENÇA CONSTANTE na Programação para além da ESCOLINHA. CHICO TOTAL, de 1996, teve seus 32 Episódios Reprisados em 2011. A Série O BELO E AS FERAS teve 16 dos 18 Episódios Reprisados em 2013. CHICO CITY foi resgatado em 9 Episódios Selecionados, em Setembro de 2016 ( O Episódio de ESTREIA, em Preto e Branco, de 1973, foi exibido como CONTEÚDO EXCLUSIVO aos Assinantes dentro da Plataforma Digital VIVA PLAY ). A 7ª Temporada de CHICO ANYSIO SHOW, de 1988, foi Reprisada entre Setembro e Dezembro de 2017, em apenas 13 Episódios. Há quem diga que saiu do Ar por Audiência insuficiente e pouca Repercussão. Outros, apontam o Fato da mesma Temporada do Programa exibida pela TV GLOBO DE PORTUGAL, no mesmo período, o motivo da Interrupção de transmissões pelo VIVA. Antes, ESTADOS ANYSIOS DE CHICO CITY foi reprisado entre Abril e Dezembro de 2017 e reprisado novamente, sem espaço de tempo, de Dezembro de 2017 a Agosto de 2018, sem grandes repercussões.

Pelo CANAL VIVA, o Público ainda pôde Relembrar Chico em outros Trabalhos pela TV GLOBO, como a Série GRUPO ESCOLACHO, de 1988, a Minissérie ENGRAÇADINHA, SEUS AMORES E SEUS PECADOS, de 1995, contracenando com a protagonista Claudia Raia entre os Capítulos 5 e 6, no Papel de um agente Funerário, as Participações nas Séries ARMAÇÃO ILIMITADA em 1985, no Episódio O PREFEITÁVEL e DELEGACIA DE MULHERES, de Maria Carmem Barbosa e Patrícia Travassos, de 1990, no Episódio RAIOS E TROVÕES, a Participação Especial na Série de Humor A DIARISTA, em 2004, dois Episódios da Série BRAVA GENTE, o AUTO DE NATAL: O MISTÉRIO DO BOI SURUBIM, de 2001 e o LOUCOS DE PEDRA, de 2002, além da Aparição na Reprise da Novela TERRA NOSTRA como o Barão JOSUÉ MEDEIROS, entre outros.

Também em 2010, JUSTO VERÍSSIMO Ressurge no ZORRA TOTAL. Maurício Sherman, que era Diretor Geral do Programa, aproveitou se tratar de Ano Eleitoral para trazer de volta o Personagem á Tela. As Relações entre Chico e Maurício não eram nada Amigáveis há tempos. Amigo de Chico desde os tempos de Rádio, Maurício foi um dos responsáveis pela ida do Mestre para a Televisão, onde o dirigiu em um de seus primeiros trabalhos na TV, o ESPETÁCULOS TONELUX, na TV TUPI. Foi Diretor de CHICO CITY em suas últimas temporadas e o Idealizador de Criação da Personagem SALOMÉ. Maurício, durante anos, foi o Diretor Majoritário do ZORRA TOTAL. Há quem considere Maurício Sherman uma das pessoas mais Falsas que passaram pela vida de Chico, um Ponto de Vista Compreensível, uma vez que Maurício foi uma das pessoas que mais dificultou a permanência dele dentro do ZORRA TOTAL, mesmo Chico tendo sido o Mentor do programa desde a estreia em 1999. Em meados da primeira década de 2000, muito foi Noticiado de que Sherman o considerava Ultrapassado para o formato do Programa e que usava os problemas de saúde de Chico como justificativa para mantê-lo longe. Depois do longo período de internações em 2011 ( a fase Caótica antes do Chico voltar a ser internado e falecer ), trouxe Chico de volta ao ZORRA como SALOMÉ, se mostrando FELIZ e COLABORATIVO. Durante o " Entra e Sai " de Chico no ZORRA, apenas os Personagens mais Populares foram Aproveitados, como PAINHO, BENTO CARNEIRO e o já Mencionado JUSTO VERÍSSIMO, além de SALOMÉ. ALBERTO ROBERTO, que fez história no Humorístico no quadro ROSTO A ROSTO, desde 2009 já mostrava um Chico Anysio bastante Debilitado, mas FIRME no Propósito de continuar FAZENDO RIR.

Ganhou de Sherman o Especial CHICO E AMIGOS, Especial no mesmo formato do Anterior, de 2009. Foi ar Ar em 2 de Janeiro de 2011.

Em 2011, esteve no Filme OS SONHOS DE UM SONHADOR- A HISTÓRIA DE FRANK AGUIAR. Também foi um dos entrevistados para o Documentário RÁDIO NACIONAL, de Paulo Roscio. E, ainda em 2011, encenou A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA, de Vinicius Coimbra. O Longa foi uma RELEITURA do Filme Homônimo de 1965, de Roberto Santos, que havia sido baseado no Conto de Guimarães Rosa, extraído do livro SAGARANA. A Presença de Chico Anysio ficou MARCADA por diversos motivos : A Brilhante Interpretação de um Personagem Cruel, a Entrega nas filmagens, apesar dos problemas de saúde na Vida Real, a última aparição de Chico no Cinema e os PRÊMIOS pelo Trabalho. Chico foi Homenageado e Vencedor do TROFÉU de MELHOR ATOR COADJUVANTE, no FESTIVAL DO RIO por sua Atuação no Filme. Em 2015, três anos após seu falecimento, Chico ganhou o TROFÉU APCA na mesma Categoria.

Seu Penúltimo Ano de Vida foi o mais Complicado. Desde 1998, foram por volta de 52 Internações por diversos problemas de Saúde decorrentes de sua Enfisema Pulmonar. Em 2010, Chico ficou Internado por 110 Dias no Hospital Samaritano, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Em 21 de Março de 2011, finalmente conseguiu se Recuperar e Recebeu ALTA. Durante o período de recuperação, Chico Anysio passou por tratamentos de Fonoterapia para recuperar a Fala e de Fisioterapia, para voltar a Andar. SALOMÉ Ressurgiu na TV, onde semanalmente, em quadro do ZORRA TOTAL conversava com a então Presidente Dilma Rousseff. Tempos depois, voltou a ser Internado por problemas de Infecção Urinária, por 22 Dias. Após esse período, acabou Internado novamente. Três Meses depois, O BRASIL PERDEU O MESTRE DO HUMOR.

SALOMÉ foi O ÚLTIMO TRABALHO da CARREIRA do MESTRE Chico Anysio, Encerrada com o Agravamento de sua saúde no final de 2011 e com seu falecimento em Março de 2012.

A ÚLTIMA APARIÇÃO de Chico Anysio na Televisão foi no FANTÁSTICO, em 28 de Agosto de 2011, no Quadro O QUE VI DA VIDA, onde relembrou sua Trajetória Artística e Relatou os momentos difíceis de suas Internações. Dentro de poucas Semanas após a Exibição, Chico foi Internado ás Pressas, vindo a Falecer quatro Meses depois, em 23 de Março de 2012.

Seus Últimos Livros foram FAZEDORES DE HISTÓRIAS, de 2010 e O FIM DO MUNDO É ALI, de 2011.

Desde o final dos Anos 60, a grande preocupação de Chico era : " DE QUEM MEUS NETOS VÃO RIR ? " Foram incontáveis as entrevistas ao longo das décadas discorrendo sobre Isso. Em 1980, á Revista AMIGA, foi Enfático ao afirmar : " Não se faz um Humorista em menos de dez anos. Hoje em dia com o progresso, com as coisinhas que pintam, você pode fazer um em cinco anos. Então, se até 1985 não aparecer pelo menos uns 30 humoristas, em 1992 não tem mais ninguém fazendo Graça neste país.. (.. ) ..Para você ter uma ideia, Renato Aragão foi o último comediante que apareceu, e ele já deve ter uns 18 anos de Carreira.. " Na mesma Revista, bem antes, em 1974, foi bem mais Pessimista, em uma Matéria cujo Título foi uma Frase sua : " O HUMOR VAI ACABAR POR BAIXO. "

De tempos em tempos, várias coisas foram evoluindo. Muitos Profissionais foram Surgindo e se revelando, inclusive em seus Programas. ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO mantinha os VETERANOS e abria espaços aos NOVOS. Seu CHICO TOTAL, de 1996, foi a Abertura de muitos humoristas que viriam a se tornar ÍCONES DO HUMORISMO no Brasil da Atualidade, como Heloísa Perissé, Ingrid Guimarães, Mônica Martelli, e seu próprio filho Bruno Mazzeo, na época um dos redatores do Humorístico, ainda aos 19 anos de idade.

ZORRA TOTAL, idealizado por Chico, e Projeto do qual era o MENTOR, se tornou a MISTURA de todas as GERAÇÕES e seus ESTILOS de fazer HUMOR.

A questão dos dias Atuais é a QUALIDADE do que vem sendo Apresentado. Aliás, já faz muito tempo no Brasil que, seja em qualquer Área Artística, SUCESSO e POPULARIDADE não tem necessariamente Relação/Ligação com QUALIDADE. São independentes disso. Evidente que há uma Safra de Profissionais Criativos e Engraçados. Mas, Chico, que sempre tinha um Olhar ANALÍTICO sobre TUDO e TODOS, muito provavelmente não estaria Satisfeito com os rumos do Humor no Brasil ( ainda Vivo, já não estava ! ).

O Humorismo na TV, vai muito de acordo com os Hábitos ou Assuntos do Momento. Daí vem a Crença de que o Antigo não vale ou não cabe mais no Esquema Atual. Se essa Crença fosse realmente um FATO, a ESCOLINHA DO PROF° RAIMUNDO, reprisada há 9 anos ininterruptos pelo CANAL VIVA, várias vezes ao dia, não teria sua Audiência sempre nas alturas. Muito menos teria seu FORMATO RESGATADO em uma NOVA VERSÃO, que é Sucesso absoluto desde 2015, um projeto do Próprio CANAL VIVA com a TV GLOBO, trazendo Bruno Mazzeo na Pele do Personagem ETERNIZADO por seu Pai ! O que era para ser uma Homenagem, acabou se tornando um Programa com Temporadas Anuais.

O Pioneirismo de Chico Anysio com seus Shows e Espetáculos pelo país desde os anos 60 foi dando forma ao que Hoje chamamos de STAND-UP. Logicamente que os Períodos, os Assuntos, e o Público eram Outros. Mas, Hoje, existe mesmo prazer em sair de Casa para assistir um Show de Humor ? E Chico Anysio fazendo Shows Hoje ? Os Últimos Espetáculos de sua Carreira foram TAL PAI, TAL FILHO, com o filho André Lucas e CHICO.TOM, em parceria com Tom Cavalcante. EU CONTO, VOCÊS CANTAM ( que misturava histórias cômicas e músicas ) esteve em cartaz de 2005 a 2011. Não muito diferentes de seus Espetáculos CLÁSSICOS, já se encaixavam no Cenário Comportamental/Social do Terceiro Milênio. Aliás, Chico com seu pensamento de que " Não existe Humor Velho, nem Novo, existe Humor Engraçado e Sem Graça", prosseguiria LOTANDO Teatros e Casas de Shows, e, sem a menor dúvida, atraindo ás novas Gerações.

Chico batalhou muito para permanecer entre Nós, tinha energia, uma mente fervilhante, cheia de ideias e projetos, mas os problemas de saúde o Limitavam. E, infelizmente, as condições de trabalho, também. Tanto quanto a Batalha pela vida, Chico lutou para continuar ativo em seu local de trabalho. Fez o que pôde para continuar exercendo sua arte. Não conseguiu, mas, Dignamente, se submetia ao que lhe era imposto, e não teve vergonha de se oferecer a outras formas de trabalho e de Permanência na TV. Ele sempre soube do seu valor, da sua importância dentro da Cultura Nacional e dos Privilégios dos quais merecia usufruir. No entanto, sempre se comportou de maneira comum, e permaneceu Humilde dentro da sua Profissão. Em toda sua carreira, foi a mão estendida a muita gente, dentro e fora das telas.

Como já Escrito no BLOG MEMORIAL CHICO ANYSIO, em Março de 2019 :

Chico Anysio pode não ter tido o Final de Carreira ( e de Vida ) que Ele Merecia. Mas morreu ACLAMADO pelo Público, e será, ETERNAMENTE, O NOSSO MESTRE DO HUMOR.

De onde Ele está, tenho Certeza que Ele pensa : " Tudo o que fiz, Valeu a Pena " .

E como VALEU, Mestre ! Esteja sempre NA PAZ !

5 Curiosidades sobre Chico Anysio durante a Década de 2010 :

- Em 2010, esteve na 16ª Temporada da Novela Juvenil MALHAÇÃO, como ELE MESMO.

- Em 2011, preparou um Livro de Receitas a ser Lançado no Ano Seguinte. A ideia inusitada aconteceu após Alta de hospital, onde Chico havia passado o Período de 110 dias internado. Misteriosamente, resolveu Aguçar seu Paladar e testar diversas receitas, que eram preparadas por sua cozinheira, e que, depois de aprovadas, iam sendo catalogadas para o Livro. Na reta final de 2011, Chico voltou a ser internado, vindo a falecer 3 meses depois, em 2012. Entre todos os projetos interrompidos, estavam o livro, que apesar de pronto para ser editado, não foi lançado postumamente.

- Ainda em 2011, mesmo bastante debilitado, Concedeu entrevista á jornalista Simone Zuccolotto, que, na época, Produziu e Apresentou o Documentário RIR SEMPRE FOI O MELHOR REMÉDIO, pelo CANAL BRASIL, que trouxe Chico e diversos Profissionais da Comédia, falando sobre HUMOR em Cinco Episódios.

- Em 2018, Ganhou uma Música em Homenagem a Ele, A ARTE DO RISO, feita e cantada por Gilton Della Cella. A Canção faz parte do Álbum A BOCA E O BEIJO.

- Chico Anysio, em várias entrevistas, declarou que sempre pensou que, quando chegasse determinada época e a TV GLOBO não quisesse mais seus Programas, que ele seria escalado para ser o SUPERVISOR dos Programas Humorísticos da casa. O PESO de sua HISTÓRIA como humorista após 30 anos dentro da emissora, dava a entender que Ele seria o NOME mais INDICADO para o Cargo. Guel Arraes foi o escalado.

5 FATOS que ETERNIZARAM Chico Anysio na Década de 2010 :

- A Inauguração do Colégio Estadual Chico Anysio, localizado no bairro do Andaraí, no Rio de Janeiro, em Dezembro de 2013.

- Criação da CURVA CHICO ANYSIO, em 26 de Março de 2012, três dias após o falecimento do Mestre, pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A Homenagem foi anunciada pelo Prefeito á época, Eduardo Paes durante o Evento que deu início à segunda fase das obras da Transcarioca, na Ilha do Governador. Segundo Paes, a homenagem foi um pedido do próprio humorista." Ele me ligou tem uns seis meses e disse que queria receber essa homenagem. Aí eu disse: vai demorar um tempo até algum prefeito te homenagear com o nome de alguma rua, Chico. Aí ele me pediu: Eu quero que seja aquela curva que tem perto da Vila do Pan, porque ela não termina nunca. É a cara do Chico, uma homenagem mais do que justa. "

- Em 2013, pouco antes de completar Um Ano de seu Falecimento, foi Homenageado no CARNAVAL pela Escola PARAÍSO DO TUIUTI com o tema AO MESTRE DO RISO COM CARINHO : AS CARAS DO BRASIL. Com 1.840 Componentes, divididos em 25 Alas e 230 Ritmistas de bateria Fantasiados como a dupla formada com Arnaud Rodrigues em BAIANO E NOVOS CAETANOS, a Escola Desfilou no Rio de Janeiro em 9 de Fevereiro daquele Ano, relembrando Personagens como PAINHO, AZAMBUJA, COALHADA, PANTALEÃO, SALOMÉ, BOZÓ, entre outros.

- A famosa Estátua/Busto de Chico, localizada na Praça Capistrano de Abreu, em Maranguape- CE, foi inaugurada em 2015. Recentemente foi Restaurada pela Prefeitura da Cidade.

- Em 2019, a TV GLOBO Reexibiu a Série Documental VIVER DO RISO, um Projeto Idealizado e Apresentado pela Atriz e Comediante Ingrid Guimarães. Exibido Originalmente pelo CANAL VIVA, tinha o objetivo de Resgatar as Memórias dos grandes nomes da Comédia Nacional e trazer um Panorama do Humor de ONTEM e de HOJE, em Episódios Temáticos. CINCO dos DEZ Episódios que foram exibidos pelo VIVA, foram escolhidos para serem reprisados pela GLOBO. Os Episódios em questão foram Reprises REEDITADAS, ou seja, vários trechos que passaram pelo VIVA foram Cortados, mas, por outro lado, outros Trechos inéditos foram INCLUSOS. O Episódio sobre o MESTRE Chico Anysio marcou a Estreia da Série pela GLOBO ( antes, no VIVA, em Novembro de 2018, foi o 3° Episódio ).


Formatação/Encadernação ORIGINAL ?? LEIA OS AVISOS !!  

AVISOS IMPORTANTES :

- Tal qual o Perfil do MEMORIAL no Instagram e este BLOG, o Projeto REVIVENDO CHICO ANYSIO é um Trabalho ABERTO AO PÚBLICO e SEM FINS LUCRATIVOS.

- Tendo sido Idealizado, Criado e Elaborado por Mim, está RESTRITO ao BLOG. Reproduções do CONTEÚDO em Outras Plataformas, a partir de Hoje, estão PROIBIDAS !

- Diferentemente dos AVISOS das Postagens Anteriores do PROJETO REVIVENDO CHICO ANYSIO, a Utilização dos MINIGUIAS em Outro Formato, para outras Finalidades, passam a ser Proibidas devido a " QUEBRAS " de ACORDOS : o Consentimento do Material em troca da Simples Atitude de Compartilhamento ou Divulgação do Projeto nas Redes Sociais. Não é Justo com meu Tempo investido nesse trabalho, nem com o NOME de Chico Anysio, que merece continuar Proliferando.


Idealização, Elaboração e Produção de Conteúdo : Kerley Fernandes Salguero

Conteúdos Extraídos dos Jornais O GLOBO e JORNAL DO BRASIL e Trechos de Textos já Publicados no Blog MEMORIAL CHICO ANYSIO.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )