Cascata e Cascatinha

03/04/2020

Chico Anysio e Geraldo Freire de Castro Filho, artisticamente Conhecido como Castrinho, amigos desde os tempos de Rádio, Eternizaram na TV os Personagens PROFº RAIMUNDO e o Aluno GERALDO. Porém, muito antes, a PARCERIA de Chico e Castrinho já era Popular e de Estrondoso Sucesso com CASCATA E CASCATINHA.

Personagens criados por Chico Anysio e Maurício Sherman para CHICO CITY, Conquistaram o Público e se Consagraram nos anos 80 dentro de CHICO ANYSIO SHOW. Ao mesmo tempo em que Divertiam, traziam á tona um Assunto Delicado : As Crianças com Deficiência. Interpretando o " Pai Coruja ", Chico mostrou através do Humorismo a Simplicidade, fazendo Rir, mas também sensibilizando as Pessoas.

Em Novembro de 1982, no Auge da Popularidade dos Personagens, a extinta Revista SÉTIMO CÉU trouxe uma Reportagem Especial que falava sobre o Sucesso da Dupla contracenando na TV e a importância de mostrar as relações de PAIS e FILHOS DEFICIENTES :

 " Ele ser Retardado é feito a Propósito, para minimizar os Pais que tem esses problemas. É para fazer com que as pessoas que tenham filhos assim em Casa, aceitem a coisa com uma naturalidade maior, porque isso é uma Fatalidade.. (.. ) ..Não tem nada de Ridículo no negócio. "

CASCATA aceitava o filho como era, e os seus erros corrigidos de uma forma " Amena " , porque CASCATINHA não tinha Consciência para Discernir as coisas. A Consciência era do Pai : 

" O Pai faz tudo para deixá-lo absolutamente normal, porque isso é uma marca que ficou. Ele não tem culpa nenhuma daquilo, nenhum dos dois tem. Ele tenta colocá-lo dentro do mundo de todos. O Modo de corrigir os erros tem que ser diferente. Não pode falar com Ele como com outro qualquer. É necessário descer ao nível dele e o único jeito é Elogiar, dar toda força possível. Não pode dizer : ' Está Errado ! ' Quando não acerta, o Pai fala : ' Oh ! Você não foi mal.. Mas você já foi mais Brilhante.. '

Chico fazia Sucesso ao lado de Castrinho e, tendo boa Recepção do Público, ponderava sobre outros tipos de Percepções ( entendimentos )  a respeito do Assunto :

" Faço muitos Shows para a APAE, ABBR, essas entidades Excepcionais, e tal.. Acho que deve ser terrível, dramático esse problema. Mas é o que posso fazer para Diminuir ou Melhorar. Porém, é Elaborado com muito Respeito. Se causa Grilo a alguém, me perdoe. Vou ficar com esse Grilo em troca de outros que estão se ' Desgrilando ' ".

A Receptividade de muitos Pais servia de Estímulo para Chico :

 " Todos que falaram me Agradeceram : ' Eu tenho um filho de 19 Anos que é Mongolóide. Parece que o Garoto passou a se achar melhor.. ' Não sei se isso aí é para me Agradar.. ..Mas acho que não. Não há motivo. Não é possível que não dê certo, pois é feito com uma Intenção tão Boa ! Só se Deus não existisse. "


Chico Anysio e Castrinho foram Destaque na extinta Revista SÉTIMO CÉU, em Novembro de 1982.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )