STAND-UP dos Primórdios

30/10/2019

O STAND-UP ( Estilo de fazer Comédia com Textos/Piadas ao Microfone, geralmente em Pé e sem Caracterizações ) se tornou Popular no Brasil. Da primeira década de 2000 em diante houve o surgimento de diversos comediantes que se tornaram famosos devido a esse gênero de fazer humor, trazendo tanto a Popularização do gênero quanto Deles mesmos. Porém, esse gênero vem de Longe. O Mestre Chico Anysio, durante Anos, foi o PIONEIRO desse Estilo. Apesar do Humorista José Vasconcellos ( 1926 - 2011 ) ter sido O PAI do STAND-UP no Brasil, foi Chico Anysio quem CONSOLIDOU esse Estilo de fazer Comédia nos Palcos.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora, pesquisadora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais )

Na Verdade o STAND-UP é uma espécie de EVOLUÇÃO do que antigamente chamavam de MONÓLOGO. Se olharmos para os Primórdios, veremos que os Humoristas, no Palco, eram Contadores de Piadas ou então ' SHOW MAN ', onde o espetáculo tinha Textos e poderia incluir Personagens, Encenações e Música. Hoje, os Humoristas dispensam recursos, geralmente não contam piadas e os Textos, criados com base nas Situações do Cotidiano ou nos Assuntos do momento, são sempre SARCÁSTICOS ou SATÍRICOS.


Originário dos Americanos, o STAND-UP foi consolidado por nomes como Bill Cosby, Richard Pryor e George Carlin. Estes Profissionais já haviam Evoluído o modo de Apresentar esse estilo de Comédia, que teve início nos tempos de Rádio com nomes como Jack Benny, Fred Allen e Bob Hope.


Aqui no Brasil, o Mestre Chico Anysio, desde sua estreia nos Palcos em 1963 e a Construção do Espetáculo CHICO ANÍSIO.. SÓ, que teve Sucesso arrebatador entre 1969 e 1970, popularizou o que se tornaria décadas depois, o chamado STAND-UP. " Eu ainda não dominava o tempo, o ritmo, o tom de cada fala. Não sabia aproximar ou afastar o microfone na dependência do que falava ou de ' quem ' falava. Meu olhar corria pela plateia, o que dificultava a compreensão do público. Chamo isso de geografia do show. Cada pessoa ' está num lugar '. O olhar deve mostrar a plateia onde cada um está. Isto facilita o entendimento e em 69 eu ainda não sabia disso. Mas, como o público também não sabia, gostou. Gostou muito. Sei de pessoas que viram o espetáculo dez, quinze vezes. Até hoje me falam da estória do AVIÃO DE MARANGUAPE, do Negão do ' LEPT-LEPT ', do FOGUETE BRASILEIRO. " Vejam ou Revejam neste Blog CHICO ANYSIO - SHOWS E ESPETÁCULOS >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-shows-e-espetaculos/.


O STAND-UP Hoje, EVOLUÍDO, é um Verdadeiro Sucesso, Revelou muitos Artistas, e está longe de se tornar um Estilo Ultrapassado e/ou Decadente. Mas confesso que, particularmente, quando vejo alguns humoristas desse Estilo sendo CULTUADOS pelo Público, percebo o quanto o Ponto de Vista das pessoas e a Situação do RAMO HUMORÍSTICO no País vai de Mal a Pior..