VOCÊ CONHECE CHICO ANYSIO ? - ENCICLOPÉDIA VIRTUAL - CAPÍTULO 2

28/10/2021

2. Rádio

Chico Anysio era um grande Entusiasta do RÁDIO. Pudera. Chico foi CRIA do Meio de Comunicação mais Antigo e Importante do País. Foi trabalhando em Rádio que Chico Anysio desenvolveu TODAS AS SUAS HABILIDADES : VOZ ( Locução ), ATUAÇÃO ( Radioator ), ESCRITA ( Redator ), PRODUÇÃO ( Criação e Preparo de Programas ), DIREÇÃO ( guiar os Colegas nos Textos de suas próprias criações ), FUTEBOL ( sua bagagem de Conhecimento Ampliada através do Cargo de Comentarista Esportivo ) e.. o HUMORISMO. Assim Surgiu o Profissional Francisco Anísio.

Chico sempre foi Defensor do RÁDIO. Em 1992, participou de uma Reportagem Especial da extinta Revista AMIGA -TV TUDO, sobre os 70 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL. " Os Programas de Variedades no Rádio acabaram. A essência Hoje ( 1992 ) é o Jornalismo, a notícia imediata. E Eu Ouço rádio com muita Atenção. Sinto falta, entretanto, do Humor de Elenco nesse Veículo. Nas FM'S, por exemplo, tem algumas brincadeiras apenas. Até pouco tempo, Eu comandava A TURMA DA MARÉ MANSA, na Rádio Globo do Rio. Uma Delícia.. Revivi parte da minha época na Rádio Guanabara, onde comecei como Locutor e Radioator, em 1947. Para mim, ao contrário do que pensam certos atores, o RÁDIO é o Veículo mais difícil de se trabalhar. Somente depois vem o Teatro, a Televisão e o Cinema. Basta verificar que os grandes Nomes da TV vieram do RÁDIO. Por isso, não acredito que ele perderá sua Importância, futuramente. As Vantagens do Rádio são Insuperáveis como Amigo e Companheiro. A força da Comunicação é Imbatível ", declarou.

Tudo começou em 1947, quando o Garoto Francisco Anísio, o " Oliveirinha " , com quase 18 Anos de idade, HÁBIL IMITADOR DE VOZES, foi convencido por um Amigo a se Inscrever em um Concurso. PAPEL-CARBONO, apresentado por Renato Murce, era exibido pela RÁDIO NACIONAL, e Chico, na Ocasião, saiu Vencedor.

Apesar da Paixão pelo Futebol e de aspirante á profissão de Advogado Criminalista, continuou participando de vários concursos de calouros em emissoras diversas ( sendo Vencedor em Todos ). A HORA DO PATO, OS CALOUROS DE ARY BARROSO, PESCANDO ESTRELAS ( na Rádio Clube do Brasil ) e A HORA DO TRABUCO ( pela Rádio Tupi ) foram alguns dos Concursos em que Chico se Destacou e Venceu. Permaneceu com a ideia fixa pelo meio Artístico, o que o fez insistir em ser recebido pelo Diretor da Rádio Guanabara, que após seis meses indo procurá-lo diariamente ( de Segunda á Sexta ) conseguiu finalmente receber sua atenção. " Pode ser que lhe tenha dado algum pequeno arrependimento pela desconsideração. Não sei a razão real, mas ele me recebeu ", relatou Chico em sua Autobiografia de 1992.

Chico, depois de preparar um programa chamado PARECE, MAS NÃO É, e entregar ao Diretor, conseguiu a oportunidade de começar a trabalhar na rádio, sem remuneração ( só passaria a ser remunerado se o programa fizesse sucesso ). " Ter direito a meia hora por semana numa estação de rádio de verdade era um grande negócio, mesmo sendo de graça.. Até hoje, vez por outra, encontro alguém que me diz ter ouvido esse programa escondido ás cinco da tarde das Terças-feiras na Guanabara e fico muito Surpreso. Será que alguém ouviu mesmo ? Como pode alguém ter ouvido se fui dispensado por falta de Audiência ? ( .. ) ..Era eu sozinho ao microfone, fazendo todas as vozes.. (.. ) ..ainda propus, e cheguei a realizar, um Radiobaile entrecortado de conversas ( piadas ), dando a impressão de que era realmente uma festa. Fiz duas vezes ( aos sábados ) e ele, ao final, dispensou-me em definitivo. ..( .. ) ..Nesse dia eu desisti de ser artista."

Até que um dia aconteceu o episódio do Tênis esquecido, onde, desistindo de voltar para a partida de Futebol e acompanhando a irmã Lupe Gigliotti no concurso da Guanabara, Chico tirou o Sétimo lugar no teste de Radioator e o Segundo lugar no de Locutor, ficando atrás apenas de Silvio Santos, que foi o Vencedor. Ironicamente, Chico acabou se tornando Funcionário efetivo da mesma Emissora que o havia dispensado meses atrás.

Sobre a história do Tênis, um rápido Flashback : Chico Anysio participaria de uma partida de Futebol, onde foi avisado que o Campo seria de terra. Eis o motivo de Chico ter voltado para Casa para buscar o par de Tênis. Chegando lá, sua irmã Lupe Gigliotti e um amigo dela, Oromar Terra, estavam de saída e foram abordados por Chico. " Estamos indo fazer um Teste de RadioTeatro na Rádio Guanabara. Por que você não vem também com a gente e faz o Teste ? "

" Mexeram na minha Cabeça. Houve um Embarafustamento rápido, mas muito grande. De início percebi que um Teste era o modo lógico de entrar para a Rádio. Tratava-se de um Concurso, e, sendo aprovado, Eu FICARIA. Se ficava para sempre ou apenas por alguns meses, era outro problema que podia depender exclusivamente de mim, mas Eu já teria entrado por meus próprios Méritos, e não, como antes, pelo " de acordo " do Diretor que me dera uma chance de fazer o PARECE, MAS NÃO É", contou Chico em sua Autobiografia, de 1992.

Sempre afirmou que a Atriz Fernanda Montenegro fez parte do Concurso, mas era uma afirmação que não Procedia, algo que também confessou em sua Autobiografia : " Tenho dito em várias entrevistas que perdi para a Fernanda Montenegro, mas não é verdade. Fernanda estava por lá naquele dia, mas não participou do Concurso.. (.. ) ..Fernanda já era contratada. A Vencedora, porém, ninguém sabe quem foi. Deve ter abandonado, depois do Curso, como muitos. Que a Fernanda me perdoe se leu alguma dessas entrevistas, mas foi sempre glorioso para mim contar duas Derrotas tão Maravilhosas. Ela e o Silvio Santos sempre estiveram no time dos meus ídolos, pelo Profissionalismo e Competência. "


Fernanda Montenegro com o Mestre Chico Anysio, Amigos de Longa Data, que se conheceram nos tempos de Rádio e trabalharam na RÁDIO GUANABARA. A Imagem, de 1950, publicada pela extinta REVISTA DO RÁDIO traz ( da esquerda para direita ) : Nelson Soares, Augusto Araújo, Jane Gypsy, Fernando José, Hercilia Araújo, Nádia Maria, Fernanda Montenegro de braço dado com Chico ( na época, Francisco Anísio ) e Alfredo de Almeida.

Alfredo Souto de Almeida foi o Preparador de todos os Candidatos Selecionados pela Rádio. " O Curso de RadioTeatro com o Alfredo foi a Única Escola de Representar que Eu Cursei. Foi com Ele que aprendi ( e utilizo ) tudo o que sei até hoje.. (.. ) ..Alfredo foi Magistral. Fez daquele bando de Principiantes uma Plêiade de Radioatores Reais. "

A primeira Experiência Profissional de Chico Anysio como RadioAtor foi Curiosa : foi uma Estreia MUDA. Chico foi escalado para uma Apresentação/Aproveitamento ( Remunerado ) na Rádio Ministério da Educação, em um Programa de Geny Marcondes : NO REINO DA JUVENTUDE. Chico não conseguia de modo algum dizer a Frase do Texto a ser Encenado : " ANGELINA, PORQUÊ DEMORAS ? " A Voz não saía. O Humorista José Vasconcellos, na ocasião, foi quem disse a Frase por Ele. Chico brincava que sua Estreia no Rádio foi MUDA e que devia a Vasconcellos o Primeiro CACHÊ de sua Carreira.


Chico começou como locutor nos programas das madrugadas da Rádio Guanabara. Também foi galã das Rádio-novelas da emissora. Ainda se tornou colaborador do Locutor Raul Longras na programação de Futebol, se tornando comentarista Esportivo. Quando resolveram investir na linha de Humor, Chico, pela habilidade de imitar vozes, saiu das novelas. Começou aí sua Saga no Humorismo. " Eu não trabalhava nos programas que escrevia, porque os dirigia. Não dava para fazer as duas coisas ao mesmo tempo. " Seus Destaques foram os Programas SHOW PING-PONG, CINE ART- PALACINHO, TEATRINHO BHERING e RADIAC C-8. Chico, exigente e analítico, não se conformava com o Próprio Conteúdo criado por Ele para seus Programas, após muitas décadas. Já naquela época, se Autocriticava. " Com três Programas semanais na Guanabara, ao Reler tudo Aquilo, eu percebo que, com uma boa Direção, daria uma novela mais dramática do que O DIREITO DE NASCER.

Quando a Rádio Guanabara foi comprada pelo político Adhemar de Barros e a conotação da programação teve de ser mudada, iniciou-se uma crise interna, o que fez Chico ir parar na Rádio Mayrink Veiga em 1950, através de seu irmão, Elano de Paula. Um desentendimento com o Diretor ( ironicamente a Incompreensão Deste por Chico não ter carga horária livre suficiente para conseguir tirar sua Carteira de Trabalho, devido a quantidade Exacerbada de funções e de Programas dentro da Rádio ! ) o fez ser despedido, mas, através de Ronaldo Lupo, conseguiu no mesmo instante da demissão um novo emprego na RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO, local onde conheceu um de seus melhores Amigos e Parceiros Profissionais : o falecido humorista Lúcio Mauro. Um dos Programas de Destaque de Chico foi ao lado de Melo Júnior em SESSÃO DAS TRÊS. A Mudança de Estado e de Emprego, porém, foi uma das experiências mais difíceis e desagradáveis na vida de Chico, por uma série de circunstâncias.


Em 1951, entre episódios de dificuldade de adaptação, saudades da família no Rio, falta de dinheiro, melancolia por solidão e o resultado frustrante na apresentação do seu primeiro grande trabalho pela RÁDIO CLUBE DE PERNAMBUCO ( o Espetáculo ao vivo BRASIL MUSICAL, promovido pela rádio ), gerado por uma série de erros e embaraços, Chico foi vítima das Perseguições por parte do diretor artístico da emissora, Otávio Augusto Vampré, e das injustiças provenientes disso. Havia uma Tabela de Programas e Funções, onde, no período Noturno, Chico não se Via Escalado. Porém, após a saída de Chico, Vampré, propositalmente, acrescentava o nome " Francisco Anísio ". A Ausência de Chico era considerada como Preguiça/Irresponsabilidade. Inicialmente Chico foi Multado. Depois passou a ser Suspenso. Após diversas situações complicadas, concluiu não ser mais possível continuar morando em Pernambuco e trabalhando na Rádio, mesmo faltando dois anos e três meses de Contrato. Decidiu propor ao Diretor Geral Arnaldo Pinto pagar a Multa de Rescisão Contratual no período de quatro anos, em forma de programas semanais escritos para a Rádio, enviados do Rio. O Acordo foi Aceito.

Já de volta, empregado na Rádio Clube do Brasil, outro período de injustiças, mas dessa vez, não por culpa de perseguição ou implicância, mas de Persuasão por parte do Diretor Geral da Rádio. Chico trabalhava na rádio sem contrato, e, Sérgio Vasconcellos, Diretor artístico/geral, convenceu Chico a ir protelando a Assinatura, Assinatura esta que o tornaria um funcionário Formal e com todos os Direitos Trabalhistas. Isso porque Sérgio estava acertando sua ida para a Rádio Nacional e demonstrou enorme interesse em levar Chico com ele : " Eu estou para ir para a Rádio Nacional. Então, não assine contrato aqui. Vá transferindo, vá adiando, vá deixando pra depois, mas não assine. Em dez, doze dias, eu resolvo se vou pra Nacional ou não. Se eu não for, você assina contrato e tudo fica resolvido, mas se eu for, quero levar você comigo e, sem contrato aqui, você estará desimpedido e poderá ir. Entendeu ? " Chico se encheu de Alegria e de Expectativas.

Um dia, Chico foi chamado á sala de Dias Gomes ( o Famoso Dramaturgo e Novelista ), que na época era o diretor de broadcasting da rádio, juntamente com outros funcionários : " Há uma ordem de cima para que se diminua a folha de pagamento e vocês, infelizmente, terão que ser dispensados. " Chico estava entre os Citados. Passou dias esperando pela chamada de Sérgio Vasconcellos. Até que, uma semana depois, não aguentou mais esperar e foi pessoalmente procurar Sérgio na NACIONAL. Sérgio o recebeu com enorme Alegria, porém, se fazendo de " desentendido " com a Presença de Chico. Um misto de Raiva, Inconformismo e a Sensação de ter sido enganado e " feito de Bobo " tomou conta de Chico. Chico ficou seis meses desempregado. Após esse período, conseguiu emprego no Sindicato dos Economistas como entregador de correspondências, e, entre uma entrega e outra, ou quando terminava seu expediente, entrava em uma rádio ou outra atrás de oportunidades. Esteve diversas vezes na Rádio Tupi conversando com o Diretor Paulo de Grammont, sempre ouvindo " NÃO ". Um dia qualquer, Paulo recebeu Chico de maneira diferente. Combinaram valores de salário, funções e quantidade de programas. Saindo a caminho do Tabuleiro da Baiana onde pegaria o bonde para casa, Chico, sem nenhuma explicação lógica, virou a Rua Rio Branco e, em vez de seguir por ela, resolveu dobrar na Rua dos Beneditinos. Essa atitude fez com que o Destino de Chico Anysio mudasse completamente : ENCONTROU Haroldo Barbosa, na época famoso e Experiente Profissional de Rádio, que o fez desistir de ir para a Tupi e o levou para a Mayrink Veiga, onde Chico Estabilizou sua carreira e onde, trabalhando com Haroldo, lapidou seu Talento Nato. " Entrei no saguão da Mayrink com o moral tão alto que nem me lembrei estar passando pelo telefone através do qual o Ronaldo Lupo, há um ano e pouco, havia conseguido meu emprego em Pernambuco" , relembrou Chico em sua Autobiografia. Naquela mesma noite, Chico retornou á Rádio Tupi para avisar Paulo de Grammont que não assinaria mais contrato, fato que foi compreendido pelo Diretor. O Fato ocorreu em 1952.


Haroldo Barbosa, o mais Importante Profissional do Rádio durante os Anos 50, " Padrinho " de Chico Anysio : " Haroldo Barbosa me ensinou que não se começa a escrever uma Cena sem que se saiba o Desfecho, que Humor escreve-se do Fim para o Começo. A Cena acaba assim.. e, ao saber como a Cena acaba, ela começa a ser escrita.. (.. ) ..TUDO O QUE EU SEI DE HUMOR, TODOS OS TRUQUES, aprendi com o Haroldo ."

Na Mayrink Veiga, Chico fazia enorme sucesso e se Estabeleceu na Profissão. Criou, escreveu e participou de diversos programas e passou a ter Fama nas revistas especializadas da época, como REVISTA DO RÁDIO e RADIOLÂNDIA.

Seus Programas de Rádio se tornaram Populares e Sucessos de Audiência. Sob o Nome Artístico de FRANCISCO ANÍSIO passou a ter cada vez mais Foco na Mídia. Semanalmente era mencionado na extinta revista RADIOLÂNDIA, na lista dos Programas mais ouvidos do Rádio, ou aparecia em Reportagens. Numa delas, comentou sobre ser Autor e Intérprete : " Não tenho preferência. Só não gosto de ser Intérprete nos programas que eu mesmo escrevo. Nesses casos, só vou para o microfone em caso de desespero. " Na época, o Auge do Sucesso de Chico Anysio era MESTRE FILÓ, do Programa A LIRA DO XOPOTÓ. Convidado por Paulo Roberto para fazer o Personagem, dizia que o motivo de sua escolha para o Papel era devido a Voz do Personagem já ser conhecida por outro Famoso : PROFESSOR RAYMUNDO, Personagem que Consagrou Chico dentro do Programa A CIDADE SE DIVERTE, de Haroldo Barbosa.

Chico Anysio, ao longo da Carreira, dizia que o PROFESSOR RAYMUNDO ( Originalmente escrito com Y ) foi responsável por seu início no Rádio. Digamos que o Personagem, na realidade, foi a Consagração Definitiva Dele dentro da MAYRINK VEIGA. Quando MESTRE FILÓ de A LIRA DO XOPOTÓ passou a fazer Sucesso ( sendo transmitida pela MAYRINK em Coligação com a RÁDIO NACIONAL ), RAYMUNDO já era o grande Destaque de Chico Anysio. " Eu só fui convidado pelo Paulo Roberto ( produtor ) para fazer o Papel porque aquela Voz que ele queria para o MESTRE FILÓ já era conhecida através do meu primeiro sucesso real na vida artística : o Professor Raymundo, que o Haroldo me dera para fazer na CIDADE SE DIVERTE. Sempre me senti muito Honrado por fazer o quadro final e dizer a Frase de encerramento do Programa do Haroldo :

- Vai comendo, Raymundo. Quem mandou tu vir do norte ?

Naquele tempo Eu não sabia de nada. Além da Empolgação de quem começa, havia um excesso de trabalho e minha desatenção natural aos arredores da Vida.. " BALANÇA, MAS NÃO CAI ( que muitos anos depois deu Origem ao Famoso Humorístico da TV ), também contava com o " Mestre ". " Haroldo me deu o Direito de Utilizar o Personagem Onde e Como quisesse. Não consigo lembrar em quantos programas Ele entrou. Sempre foi o maior Sucesso de qualquer programa do qual fizesse parte. Não podia ser diferente na GLOBO, quando Ele entrou para o BALANÇA, MAS NÃO CAI ( Homônimo ao Programa do Rádio ). Lúcio Mauro era o Diretor. "

Dentro da MAYRINK Chico fez Sucesso também em TEATRO DE COMÉDIAS PIRAQUÊ ( patrocinado pelos Biscoitos da Marca ), de Autoria e Produção de um de seus grandes ídolos : Ântonio Maria, falecido em 1964. E ainda era Destaque no LEVERTIMENTOS, uma das maiores audiências da Mayrink, sob Produção e Direção de Haroldo Barbosa e no VAI DA VALSA, onde atuava, entre outros, ao lado de Antônio Carlos Pires e Nancy Wanderley. Uma de suas maiores incentivadoras como ATOR, Nancy atuava em Programas escritos por Chico ou contracenava com ele em outros. Casaram-se em Agosto de 1956. De Colega de trabalho na Mayrink, se tornou Estrela efetiva dentro dos Programas produzidos pelo marido.


DA BOCA PRA FORA, de Stanislaw, também contava com Chico no Elenco, ao lado de Zé Trindade e Wilton Franco. Os Programas ÂNGELA MARIA CANTA ( Musical exclusivo da Cantora na Mayrink ), VAI LEVANDO, ESTE NORTE É DE MORTE, ALEGRIA DA RUA e ME DÁ O SEU BONÉ foram os Principais Sucessos de Chico Anysio dentro da Mayrink. Ainda se destacava com DE CONVERSA EM CONVERSA e TIME DE COMÉDIAS PREDILETO. Considerava VIRGÍLIO, de ESTE NORTE É DE MORTE o Personagem mais simpático que havia criado no Rádio. Por outro lado, considerava ABDIAS, do VAI LEVANDO, o mais antipático. O público ouvinte, no entanto, simpatizava com o Personagem. Á Revista RADIOLÂNDIA, em 1956, declarou que os Personagens que mais lhe agradavam eram os que revelavam " sabor Humano " na sua conduta e nas suas ações, defendendo que " O Personagem só encontra Receptividade quando o ouvinte sente que pode se dar ou mesmo encontrar na rua um tipo semelhante aquele que figura na história que o Autor criou. " Sua maior decepção havia sido o Programa MEMÓRIAS DE UM CANGACEIRO, que não permaneceu no ar por mais de três semanas. Ainda confessou que não gostava de seu trabalho como Comediante.

O TÍTULO de MELHOR PRODUTOR HUMORÍSTICO pela extinta Revista RADIOLÂNDIA, em 1956. VAI LEVANDO era o Grande Sucesso do Momento.

Mas, aquela Altura, já era Considerado O MELHOR DO RAMO. Em 1957, a extinta Revista RADIOLÂNDIA trouxe uma Reportagem intitulada OS MÁRTIRES DO RÁDIO, que abordava a saída de Haroldo Barbosa da Mayrink Veiga e o Trabalho dos " Mártires " em questão ( na época, os Apontados eram Mário Meira Guimarães, Lourival Marques, Chico Anysio e Max Nunes ). " Estou Saturado, completamente Lotado de Rádio. Há muito fui absorvido de maneira Total e Absoluta ", declarou Haroldo. " Mas isto não acontece somente Comigo. No momento, aponto, além de Mim, Lourival Marques, Meira Guimarães, Max Nunes e Francisco Anísio como os homens que mais trabalham no Rádio. São Escravos.. " prosseguiu. " Nestes últimos anos nenhum novo Produtor de Valor surgiu, nem os Veteranos progrediram. Ninguém está fazendo nada Novo. Eu Aponto como Única Exceção esse Garoto da Mayrink Veiga, o Francisco Anísio. O Chico é o único que Progrediu ", finalizou. Na mesma Matéria, Chico declarou : " Embora Eu não esteja propriamente no caso do Haroldo, pois além de escrever, consigo tempo para trabalhar como Ator, concordo que o Produtor de Rádio é um Escravo dentro da Emissora. Todo o trabalho do Rádio depende dele, ele é a BASE ". Vale lembrar que Haroldo foi quem levou Chico para a Mayrink Veiga ( sua Segunda passagem pela Emissora ) e que Chico, diversas vezes ao longo da Carreira, declarou : " Tudo o que Eu sei de Escrever Humor, todos os Truques, Eu Aprendi com Haroldo Barbosa."


Chico Anysio, dentro da Mayrink, ainda era responsável por BURACO DA FECHADURA, MOTO CONTÍNUO, BALBINO É O MEU XODÓ, CANAL SETE E MEIO e USE E ABUSE. Muitos destes Programas Chico havia passado para outros Produtores, em virtude do Novo Contrato que havia assinado com a Organização Victor Costa ( que era detentora da Rádio Nacional e de outros veículos, como a Rádio Mundial, Rádio Excelsior e Rádio Record ). RIO DE JANEIRO, ETC. E TAL e COMÉDIA DA CIDADE foram alguns dos últimos Programas de Chico pela Mayrink. Em MISS CAMPEONATO ( Programa do qual também trabalhava Rose Rondelli, que viria a ser sua Colega de trabalho na TV-RIO e sua futura Esposa, a partir de 1962 )interpretava FUTEBOLINO, cuja Voz Rouca era sua Marca. Na Rádio Mundial, estreou com PRA CABEÇA. Também fazia TIM-TIM por TIM-TIM (Programa de conteúdo Jornalístico entremeado com Humor) que ia ao Ar pela mesma emissora. A COMÉDIA DA VIDA, que ia ao Ar pela Rádio Tupi ( pertencente a Organização Victor Costa ), era um programa de Chico adaptado e produzido por Luís Orione.

Chico Anysio ( o Primeiro, á esquerda ), em 1955 com Gérson Gonçalves, Sara, Antônio Nobre e Samir de Montemór, durante os Ensaios de RÁDIOTEATRO para a RÁDIO MUNDIAL, que na época se Destacava com a Exibição de Histórias em Formato de Novelas. Registro : REVISTA DO RÁDIO.

Em 1957, Chico já atuava na Televisão paralelamente ao trabalho no Rádio. Prosseguiu com diversos Programas em diversas emissoras durante as décadas de 60 e 70, sobretudo como Comentarista Esportivo.

Entre as Décadas de 70 e 80 fez parte do Consagrado Humorístico A TURMA DA MARÉ MANSA, que era transmitido pelas Rádios Mauá, Super Rádio Tupi e Rádio Globo. Apresentado por Antonio Luiz, o Programa ia ao ar de Segunda a Domingo, das 21 às 22h. O Humorístico era composto por ESQUETES. Chico Anysio, durante um período apresentava esquetes com seus famosos Personagens, como apresentou também a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. A TURMA DA MARÉ MANSA Marcou Época por seu Humor leve, sem Apelações, que poderia ser ouvido por pessoas de todas as faixas etárias. Nos anos 90, Chico se tornou ESTRELA da RÁDIO TUPI, como comentarista de FUTEBOL.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( Instagram >> @MEMORIALCHICOANYSIO )