VOCÊ CONHECE CHICO ANYSIO ? - PARTE 12

09/08/2021

Chico Anysio sempre levantava a questão do Humorismo ANTIGO ( ou considerado Antigo ) e era abertamente defensor da TESE : " Não existe Humor Velho, nem Humor Novo, existe Humor Sem graça e o Engraçado ". Chico Anysio foi muito prejudicado nos últimos anos de sua Vida, em grande parte, por causa dessa Crença. Não conseguia Espaço na TV, teve vários projetos rejeitados.. E com muitos outros profissionais existe esse DESCARTE em substituição ao que é considerado MODA, ATUAL.

Chico Anysio era Humilde Profissionalmente, mas sabia exatamente QUEM ELE ERA e a IMPORTÂNCIA DE SEU TRABALHO na ARTE NACIONAL. Extremamente Autocrítico, procurava se Aprimorar SEMPRE : " Meu Humor Evoluiu em Tudo. Eu faço hoje uma Crítica Social dentro do permitido, ás vezes uma crítica até Política. Evoluiu no seu Conteúdo. Comparo um Script de hoje com outro de seis anos atrás, de oito ou mesmo de dois anos, e acho o atual muito melhor. Os Tipos são mais bem acabados, talvez mais caprichados. A Maquilagem é melhor, os recursos são maiores e melhores ", declarou em Julho de 1978, na entrevista concedida á extinta Revista Masculina ELE ELA, da Editora Bloch. Sua Consagração ao longo das décadas comprova a Importância da EXPERIÊNCIA, outro Aspecto que Chico Anysio sempre Defendia. Muito já se falou neste BLOG, em vários TEMAS, sobre o Humorismo e esse PARALELO entre o ANTIGO e o MODERNO. RENOVAR é Essencial. Fazer da EXPERIÊNCIA um Menosprezo por conta dessas Mudanças graduais.. Não é por aí ! E Chico era um profissional que sabia disso Perfeitamente ! O MODERNO não apaga o CLÁSSICO, nem o CLÁSSICO impede o MODERNO. E o MODERNO, vez por outra, tira proveito dos CLÁSSICOS. Humorismo é para fazer Rir, executado por quem quer que seja ou tratando do que é Velho ou Atual. Mas, muitos consideram o que é Antigo Ultrapassado, como se não coubesse no Esquema Atual. O Próprio Chico era defensor dessa TESE. Em sua Autobiografia, SOU FRANCISCO, de 1992, declarou : " Muita gente acha que utilizo os velhos comediantes simplesmente para os ajudar. Enganam-se. Utilizo-os muito mais por Esperteza. Eles me ensinam, sempre. Não há dia em que Eu não aprenda uma coisinha a mais com Eles. Creio que isso acontece com todos que os assistem sem o olhar de zombaria. Zombaria, sim, porque, infelizmente há os que veem nos Comediantes da antiga ' COISAS SUPERADAS '. Idiotas, os que pensam assim. A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAYMUNDO é chamada por grande parte da Crítica de VELHARIA. Ridículos os Críticos que não aprenderam que um programa que apresenta Brandão Filho, Antônio Carlos, Grande Othelo, Zezé Macedo, Walter D'ávila, Nélia Paula, Jayme Filho, Mário Tupinambá, Berta Loran, Nádia Maria e outros desse padrão, não tem por que ser chamado de ' Velharia ' mas de ' Faculdade '. Nos Anos 90 ( Como já Visto nesta Retrospectiva ), Chico já era ALVO desses Assuntos de ANTIGO e MODERNO : " Começaram a me chamar de VELHO, como se Velhice fosse defeito, e a dizer que Eu estava SUPERADO - como se isso fosse verdade. " Todas essas conversas, críticas e rejeições fizeram parte dos vários motivos que o levaram a se mudar para o Exterior com a família, em 1997, e Recomeçar a Carreira por lá, como Roteirista. De volta ao Brasil, definitivamente em 1999, uma Trajetória Final que Todos já conhecem bem..


Muitos Anos ANTES, Chico já era considerado por alguns um ARTISTA SUPERADO. Para além do Ocorrido com o Diretor Daniel Filho ( já visto antes nos Textos deste Projeto ), outras várias situações fizeram Chico ser TAXADO de SUPERADO. Ou TAXADO de CIUMENTO, apontado como DO CONTRA ao Humorismo MODERNO. Em vários Veículos de Mídia espalhava-se a Afirmativa : CHICO ANYSIO ERA CONTRA A MODERNIZAÇÃO DO HUMOR NA TV GLOBO. Essa Afirmação foi Incutida na Cabeça das pessoas pela " Mídia Marrom ", que acabou virando Polêmica em outros lugares. Quando a TV GLOBO resolveu reformular seu esquema de programas humorísticos, Chico não foi contra a " Modernização ", nem tinha medo da Renovação. Os Fatores eram outros : " É lógico que a renovação tem que existir, mas não pode implicar na dispensa de quem já está há anos. É a mesma coisa que colocar o time Juniores do Flamengo para jogar no lugar do Titular ", declarou ao JORNAL DO BRASIL em 1989 ( Reportagem Completa neste BLOG em 2021 ). Na Reportagem, Chico garantiu adorar ler O PLANETA DIÁRIO e a CASSETA POPULAR e que achava Regina Casé ótima profissional. Mas, nas poucas vezes em que ligou a televisão para assistir a TV PIRATA, desistiu. " Estava jantando quando a Débora Bloch começou a vomitar. Pode-se muito bem fazer Besteirol sem precisar vomitar.. " Chico simplesmente não confiava naquele novo tipo Humor : " Não convence colocar a Louise Cardoso como mãe da Cristina Pereira. Em humor, isso não funciona. Por isso defendi que se colocassem pessoas como a Berta Loran, mas não concordaram. "

TV PIRATA foi a grande polêmica da época envolvendo Chico Anysio e a Nova Geração de Comediantes daquele período. Chico sempre fez questão de " Desmontar " as " Verdades " que eram espalhadas na Mídia, mesmo depois de muitos anos da extinção do Humorístico, em 1991. Em sua Autobiografia Chico relatou o que sempre repetiu em diversos Programas de entrevistas : " Fui chamado á sala do Daniel ( Filho ) para escutar, junto com ele e com o Manga ( Carlos ), a leitura do programa piloto da TV PIRATA. Além de nós três, estavam na sala : o Guel Arraes, diretor do programa, o Paulo Ubiratan, diretor da executiva a que o programa pertencia e o Cláudio Paiva, seu redator final e co-redator. Cláudio Paiva leu o programa número um e ficou na sala um silêncio constrangedor. Fomos todos embora.. (.. ) ..nos reunimos : o Manga, o Daniel e Eu. Somente Eu via possibilidade de o programa dar certo. Pedi ao Paulo Ubiratan todos os texto que os redatores haviam mandado e disse ao Daniel onde estava o erro inicial da TV PIRATA :

- Se o Cláudio Paiva vai ser o redator final, não pode escrever para o programa. Ele escrevendo, automaticamente dará preferência aos seus próprios textos. O redator final tem que ficar de fora.

Levei para Correias 285 textos. Eram SCRIPTS de mais de dez autores. Os melhores textos eram da turma da CASSETA POPULAR e estes estavam de fora. Foi um trabalho exaustivo mas que eu fiz com o maior cuidado e absoluto critério. Separei os textos em quatro blocos :

a) Os que podiam ser feitos semanalmente

b ) Os que podiam só ser feitos uma vez por mês

c) Os que só serviam para UMA apresentação

d) Os que não serviam

Passei aquilo ás mãos do Daniel por meio do Paulo Ubiratan, e lembro de haver juntado áquela maçaroca de papéis uma TIRINHA do Luís Fernando Veríssimo que saíra na " Revista de Domingo " do JB onde havia três quadrinhos . No primeiro quadrinho um boneco dizia olhando para o céu : ' O Velho Sol '. No segundo quadrinho, o outro boneco dizia : ' A Velha Lua '. No terceiro quadrinho um boneco dizia para o Outro : ' É.. tem uma hora que tem que chamar um Profissional '. Mandei o material e saí de circuito, já que fizera aquilo sem nenhum interesse financeiro. Só estava querendo ajudar. Não ganhei um único centavo pelo trabalho. Então recebi um telefonema do Paulo Ubiratan me dizendo que o Cláudio Paiva não aceitava trabalhar comigo.

- E quem disse que ele vai trabalhar ? Estou fora.

Vieram então os repórteres ( todos jovens ) com as perguntas. Não recusei dar qualquer entrevista. Disse ( e repito agora ) que um programa de televisão tem que ser entendido pela minha Cozinheira. O público da Televisão não é uma Elite.. (.. ) ..O Programa quando vai ao ar é visto AO MESMO TEMPO por uma lavadeira em Taguatinga, um deputado em Alagoas, uma doméstica em Belém.. (.. ) ..é preciso falar uma Linguagem que a maioria entenda e a maioria tem um entendimento abaixo da intelectualidade.. (.. ) ..Usei ' minha empregada ' como um Símbolo. Fizeram gozações comigo de todos os tipos. O pessoal da CASSETA POPULAR mais do que todos.. (.. ) ..A jovem imprensa, que hoje é maioria, pegou no meu pé e criou uma ZONA DE ATRITO entre Mim e a Turma da TV PIRTA. Um Atrito que nunca existiu, porque eu torço a favor de todo e qualquer programa de humor que se produza, seja em que emissora for.. (.. ) .. O Fracasso de um Programa PESA sobre os demais. Quero é que todos deem certo.. (.. ) ..Começaram a me chamar de Velho, como se velhice fosse defeito, e a dizer que Eu estava Superado - como se isso fosse verdade.. (.. ) ..Fiquei sendo o anti- TV PIRATA. (.. ) .. A CASSETA POPULAR, de quem só falei bem e a quem fiz elogios, até hoje faz gracinhas idiotas comigo. Não concordo, mas aceito... (.. ) .. Considero AÉTICO o procedimento deles. E também INJUSTO, porque não sou dos que jogam pedras em quem me dá flores.. "

Ironia do Destino ou não, TV PIRATA saiu do Ar em 1991, mesmo Ano em que Chico passou a DOMINAR a grade de Programação da TV GLOBO ao mesmo tempo com EACC ( Estados Anysios de Chico City ) e a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, um Fenômeno desde que se tornou um programa próprio em 1990, cujo o Elenco encabeçado por Chico era quase totalmente de Comediantes Experientes ou taxados de " Superados " .

Chico Anysio passou mais da Metade de sua Carreira Justamente preocupado com o FUTURO DO HUMOR, com a ENTRADA dos NVOOS, quem seriam OS SUCESSORES dosd VETERANOS ! Uma de suas Frases mais famosas ao logno das décadas : " DE QUEM EMSU NETOS VÃO RIR ? " Desde o final dos Anos 60, a grande preocupação de Chico era em torno desse Âmbito. Foram incontáveis as entrevistas ao longo das décadas discorrendo sobre Isso. Em 1980, á Revista AMIGA, foi Enfático ao afirmar : " Não se faz um Humorista em menos de dez anos. Hoje em dia com o progresso, com as coisinhas que pintam, você pode fazer um em cinco anos. Então, se até 1985 não aparecer pelo menos uns 30 humoristas, em 1992 não tem mais ninguém fazendo Graça neste país.. (.. ) ..Para você ter uma ideia, Renato Aragão foi o último comediante que apareceu, e ele já deve ter uns 18 anos de Carreira.. " Na mesma Revista, bem antes, em 1974, foi bem mais Pessimista, em uma Matéria cujo Título foi uma Frase sua : " O HUMOR VAI ACABAR POR BAIXO. "

Na Reportagem feita por Osvaldo Mendes, Chico, apesar da Popularidade na TV com CHICO CITY e nos Palcos com o Show NO QUARTO COM CHICO ( vários veículos de imprensa se referiam ao Título como sendo NA CAMA COM CHICO ! ), mostrava uma dose de Pessimismo sobre o Humorismo no País : " O Humor não está por baixo, mas vai ficar se não aparecer gente nova" .. (.. ) ..O último humorista que apareceu foi o Arnaud Rodrigues, há quatorze anos, não que isso seja um problema decorrente do fato de o Mundo andar tão Conturbado. A situação do Mundo atual está até muito fácil de fazer Rir. O problema é que a Nova Geração não se ligou no Humorismo. Ela se ligou no SOM, E o Som de uma Gargalhada é muito mais Compensador. "

Na Festa de Lançamento do LP CHICO TOTAL, em 1980, Chico Declarou : " O HUMORISMO ESTÁ MORRENDO POR FALTA DE NOVOS HUMORISTAS ! " A Repórter Elda Storani, da extinta Revista SÉTIMO CÉU, resolveu Aproveitar essa Afirmativa do Mestre e Questionar outros Profissionais Famosos da ÁREA ( A Reportagem já foi Publicada neste BLOG em CHICO ANYSIO - RESGATES RAROS NA IMPRENSA - PARTE 2, há duas Semanas, em 05/06/20 ).

Muitos Profissionais foram Surgindo e se revelando, inclusive em seus Programas. ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO mantinha os VETERANOS e abria espaços aos NOVOS. Seu CHICO TOTAL, de 1996, foi a Abertura de muitos humoristas que viriam a se tornar ÍCONES DO HUMORISMO no Brasil da Atualidade, como Heloísa Perissé, Ingrid Guimarães, Mônica Martelli, e seu próprio filho Bruno Mazzeo, na época um dos redatores do Humorístico, ainda aos 19 anos de idade. ZORRA TOTAL, idealizado por Chico e Projeto do qual era o MENTOR, se tornou a MISTURA de todas as GERAÇÕES e seus ESTILOS de fazer HUMOR.

ZORRA TOTAL foi a grande Decepção de Chico Anysio, que brigava Constantemente por sua Permanência no Programa. Vale relembrar ( como já visto várias vezes por este Blog em vários Temas ! ), que o ZORRA TOTAL foi um Projeto que Chico Anysio ajudou a criar, baseado na ideia do que ele queria que se tornasse o CHICO TOTAL de 1996 após seu acidente, e que contou com sua Participação e Mentoria. Mas, vale Recapitular mais um pouco antes de chegar efetivamente no ZORRA e na Situação difícil que Chico Anysio passou a Enfrentar após os Sucessos de ALBERTO ROBERTO no ROSTO A ROSTO e de PAINHO durante os primeiros anos do Humorístico : em 1994, apesar do Sucesso com a ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, Chico pretendia lançar mais um Humorístico na Programação da GLOBO : VAPT-VUPT. O famoso Bordão de RAIMUNDO NONATO durante as chamadas dos intervalos da ESCOLINHA se tornaria o TÍTULO de um Programa de ESQUETES RÁPIDAS, cujo objetivo era também lançar NOVOS TALENTOS. Eduardo Galvão ( que já era do Elenco do extinto CHICO ANYSIO SHOW ) e Marcos Palmeira, sobrinho de Chico, já Galã das Novelas da GLOBO e que havia iniciado a Carreira no Programa do Tio, contracenando com PAINHO, estavam entre os Escalados. Na época, Chico chegou a comentar sobre o Programa no DOMINGÃO DO FAUSTÃO, e a extinta Revista AMIGA TV-TUDO também trouxe uma NOTA sobre os planos do Novo Humorístico. O Projeto não teve continuidade.

A Ideia de VAPT-VUPT só aconteceu dois anos depois, em CHICO TOTAL, de 1996, se tornando um dos Quadros Fixos do Programa. Já a Ideia de reunir e formar Novos Talentos ( tentativa de Chico Anysio desde GRUPO ESCOLACHO, em 1988 ), acabou protelada e só Ressurgiu em 1997, quando Chico sofreu o Acidente doméstico que fraturou sua Mandíbula e não pôde continuar gravando CHICO TOTAL. O Projeto da permanência do programa SEM ELE ( somente com os comediantes já conhecidos e os Novos ) não foi acatado pela GLOBO. Esta última Ideia rejeitada foi o " embrião " do que viria a se tornar o ZORRA TOTAL em 1999, que em seus primeiros anos, tinha a Mentoria de Chico.

ALBERTO ROBERTO, a cada semana entrevistando um artista convidado, foi um dos pontos altos do programa durante muito tempo. A ESCOLINHA, em versão encurtada, também fazia sucesso dentro do ZORRA TOTAL. Em 2001, ela voltou ao Ar nas tardes da GLOBO, com antigos e novos comediantes. Em 2002, sem maiores explicações, foi descartada da programação. Chico Anysio, obviamente Mais ABALADO do que os outros Profissionais envolvidos, chegou ao ponto de tentar investigar quem teria sido o responsável pelo término do Programa, ou quem poderia ter influenciado essa Atitude. A partir daí, passou a sobreviver de participações esporádicas em produções e novelas da Casa.

Maurício Sherman, Diretor Geral do ZORRA TOTAL, passou a ser o grande DESAFETO de Chico Anysio, e Vice-Versa. A Amizade de muitos Anos passou a ficar seriamente Abalada. Maurício passou a ser defensor da Modernidade. Inseriu no Programa Quadros e Artistas NOVOS, apesar da permanência de alguns dos Profissionais da Antiga. Chico, após a época de Sucesso ALBERTO ROBERTO e PAINHO, teve Passagens pelo Programa em algumas Ocasiões, sendo Sucesso com BENTO CARNEIRO e JUSTO VERÍSSIMO. DR. ROSSETI também foi Resgatado, onde Chico contracenava com o Humorista Leandro Hassum no Papel de DR. LOGULO ( Ariel Coelho, que fazia LOGULO em CHICO TOTAL, em 1996, havia falecido em 1999 ). Chico Anysio foi quem Intercedeu para que Leandro conseguisse Emprego no ZORRA e fez voltar o Famoso Quadro dos Dois Cirurgiões Gays que mantinham um Caso escondido, e que, ao se encontrarem ocasionalmente no dia a dia e serem vistos em público, disfarçavam de todas as maneiras, em situações Hilárias.

Maurício fazia todo o possível para que Chico Anysio não permanecesse no ZORRA, usando os problemas de Saúde de Chico como Justificativa ( e Pretexto ) para afastá-lo ! Chico, conhecido por sua Teimosia ( Persistência proveniente de uma Pessoa Experiente e Inteligente não seria a Melhor Palavra ? ), sempre conseguia VOLTAR ao Programa, contrariando o Diretor. O ROSTO A ROSTO Ressurgiu muito tempo depois ( entre 2009/2010 ), período em que o Chico já não estava mais em condições saudáveis, mas continuava FIRME no propósito de FAZER RIR ( e Conseguia !! ).

Chico, em seus quatro últimos anos de Vida, Rejeitava o Programa, apesar de eventualmente Estar Nele. Em 2008, na Revista ROLLING STONE ( Edição 27 ), em entrevista ao Jornalista Márvio dos Anjos ( já Postada na Íntegra por este Blog ! ) Chico Anysio falou sobre seus Projetos, os problemas de Depressão e de Enfisema Pulmonar, seu afastamento ( Forçado ) da Televisão e, questionado sobre o ZORRA TOTAL, foi ENFÁTICO : A Diferença é que eu faço um Humor Social e eles fazem Humor Sexual. Eu tinha dado a eles uma MERCEDES e hoje eles têm um VOLKSWAGEN .. "

Maurício Sherman foi um dos primeiros Diretores com quem Chico Anysio trabalhou na Televisão, quando, apesar de ainda fazer Programas de Rádio, Migrou para as Telas. Estreou na TV-RIO com AÍ VEM DONA ISAURA, através de Haroldo Barbosa e Participou do ESPETÁCULOS TONELUX, pela TV TUPI, a convite de Sherman. Chico Anysio e Maurício já haviam trabalhado juntos em Rádio, quando se conheceram na Rádio Guanabara, em 1948. Sherman, ao longo da Carreira de Chico Anysio, teve várias Participações importantes na trajetória Artística do MESTRE. É, até Hoje ( mesmo após seu falecimento em 2019 ) considerado o ÚNICO Diretor que Conseguiu " Domar " Chico Anysio, sempre Centralizador e DOMINATE de suas próprias Atividades e modos de Interpretar. Chico só aceitava Trabalhar com Profissionais extremamente Competentes e que fossem de Acordo com sua Ideias e Métodos. Limitava-se a ser Dirigido em Cena apenas como forma de ter Profissionais de APOIO por perto. Dizia Adorar trabalhar com Carlos Manga, Daniel Filho, Gonzaga Blota e com sua Sobrinha Cininha de Paula, pois considerava Diretores que Entediam sua Cabeça e se Encaixavam em seu MODO DE TRABALHAR, SEM ENSAIOS e FAZENDO AS CENAS DE PRIMEIRA, SEM REPETIÇÕES ( somente em Casos extremos ! ).

Maurício dirigiu CHICO CITY no final dos Anos 70 e foi o IDEALIZADOR de SALOMÉ, um dos grandes Avanços do Humorístico ( já Consagrado ) e um dos Personagens CLÁSSICOS da Galeria de Tipos de Chico. Como já Visto em partes anteriores desta Retrospectiva, em Tempos de ABERTURA, SALOMÉ se tornou a Personagem mais Popular e de maior Sucesso dentro de CHICO CITY com sua Satirização Política e seus " Telefonemas " ao Presidente João Baptista Figueiredo. Maurício Sherman quem teve a Ideia ( Veja ou Reveja neste Blog em >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/salome-do-passo-fundo/ ).

" Quando veio a Abertura, meu Diretor era o Maurício Sherman. Já tínhamos trabalhado juntos várias vezes.. (.. ) Na ABERTURA da CENSURA, ele me telefonou :

- Chico, com a Abertura você podia fazer aquele Personagem do telefone, onde você imita o Silveira Sampaio. Pode dar um telefonema em cada programa para o Presidente.

Eu fizera esse personagem com o Sherman no SUPER SHOW, na TV TUPI. Dava um telefonema para um tio imaginário, que se supunha o Tio Sam, contava os acontecimentos da semana :

- Alô, titio.. - e dizia uma página e meia de piadas sobre o que estava acontecendo no país.

Achei a ideia ótima, mas imaginei que podia acrescentar qualquer coisinha. Eu já usava a Voz do Silveira Sampaio noutro tipo. Bolei, então, fazer o telefonema com Voz de Mulher. Uma mulher a quem o Presidente Figueiredo devesse respeito. Sua antiga Professora ? Gostei. Como o Presidente tinha passado ligado ao Rio Grande do Sul, a mulher seria gaúcha. Faltava o nome. Ocorreu-me batizá-la de SALOMÉ, por ter sido Salomé aquela que exigiu, numa bandeja, a cabeça de João Batista. Telefonei para o Sherman.

- Perfeito. Vou mandar fazer o Vestido e a gente grava depois de amanhã. Será uma velha chique.

A Salomé Arrebentou. Foi Capa da MANCHETE, segurou o programa por dois anos e até me levou a fazer Show no Palácio da Alvorada, no jantar de fim de ano do Presidente e seus ministros. O engraçado é que o presidente Figueiredo levava a Salomé a sério. Um dia gravei um monólogo ( Marcos César era quem escrevia ), em que dizia :

- João, tu dizes que estás com a mão estendida para o povo, mas tu és canhoto, né, guri ?

Uma semana depois, num discurso em Niterói, o presidente disse :

- Falam que estendo a mão para o povo mas sou canhoto...

Era ele respondendo a Salomé. Noutra ocasião, por motivo de viagem, gravei dois quadros da Salomé. O primeiro terminava com a Salomé irritadíssima :

- Tu mexeste com as crianças e eu não gosto que mexam com os guris. Não adianta. Não quero mais conversar contigo.. - Bati o Telefone.

O Presidente ligou para o Dr. Roberto Marinho irritadíssimo :

- A Salomé bateu o telefone na minha cara. Quem ela pensa que é ? Eu sou presidente da República e não admito que ninguém bata o telefone na minha cara !

Dr. Roberto me chamou á sala dele e eu expliquei que já havia gravado o monólogo seguinte, onde me desculpava. Mandei buscar a fita e mostrei a ele o monólogo que começava assim :

- João, eu bati o telefone na tua cara e estou arrependida. Tu me desculpa guri, mas é que..

A SALOMÉ foi uma grande Vitória. Eu sabia que era um Personagem de dias contados. Ela só existiria enquanto o Presidente Figueiredo estivesse no Comando. A Salomé era Dele, somente com ele tinha aquela ' voz de comando ' já que não fora professora de nenhum outro e com ninguém mais podia tomar aquela Liberdade."

O ZORRA TOTAL e seus desdobramentos conforme seus Anos de Exibição na TV GLOBO foi que fez a Relação de Chico Anysio com Maurício Sherman ir se DESFACELANDO. Em 2007, Chico chegou a declarar ao Antigo Portal TERRA : " Todo Mundo gosta de Mim e Não tenho Inimizade ou Problemas com Ninguém. A Única Pessoa é o Maurício Sherman. "

Depois do longo período de internações em 2011 ( a fase Caótica antes do Chico voltar a ser internado e falecer ), Sherman trouxe Chico de volta ao ZORRA como SALOMÉ, se mostrando EMOCIONADO com a Recuperação de Chico, FELIZ e COLABORATIVO. Antes, em 2009, havia " Dado " de Presente a Chico Anysio o Especial CHICO E AMIGOS, Idealizado por Ele como Especial de Final de Ano da Programação da GLOBO, e também como forma de ENALTECER Chico Anysio, após diversas polêmicas envolvendo Chico e todo o DESCASO da emissora ( e do próprio Diretor ) em relação ao seu Trabalho.

Chico Anysio Ganhou novamente de Sherman o Especial CHICO E AMIGOS, no mesmo formato do Especial Anterior. Foi ar Ar em 2 de Janeiro de 2011, antes da Longa Internação e do Retorno de SALOMÉ ao ZORRA TOTAL, onde conversava ao telefone com a Presidente na época, Dilma Rousseff. SALOMÉ foi O ÚLTIMO TRABALHO da CARREIRA do MESTRE Chico Anysio na TV, encerrada com o Agravamento de sua Saúde no final de 2011 e com seu falecimento em Março de 2012.

Referente a CHICO E AMIGOS, Ambos os Especiais foram Sucesso, e Chico Anysio Insistiu muito na Ideia de, mesmo Debilitado, Voltar ao Ar semanalmente fazendo aquele Estilo de Programa. Recebeu da TV GLOBO a Proposta de fazer o Especial ANUALMENTE, Proposta da qual Chico RECUSOU.


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @chicoanysiototal )