VOCÊ CONHECE CHICO ANYSIO ? - PARTE 15

10/08/2021

Li certa vez um jornalista ( faz tanto tempo, que não me recordo ! ) escrever em um SITE algo muito Interessante e Inteligente : " De Todos os Casamentos do Mestre Chico Anysio, o mais PROBLEMÁTICO foi o mais INTENSO e DURADOURO : ELE e a TV GLOBO. " Foram 30 Anos de Prestígio dentro da VÊNUS PLATINADA ( entre Altos e Baixos ) até a Derrocada na Última Década. TUDO ISSO já foi ABORDADO Aqui neste Blog em CHICO ANYSIO E TRAJETÓRIA TELEVISIVA ( Vejam ou Revejam >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-trajetoria-televisiva/ ).

Chico Anysio considerava Roberto Marinho " O Melhor Patrão do Mundo ", era amigo pessoal de Boni, de longa data, e tinha TOTAL AUTONOMIA e LIBERDADE na realização de seus Programas dentro da TV GLOBO. O que não impediu algumas confusões e desentendimentos pelo caminho, como o já citado GRUPO ESCOLACHO.


Passado o Episódio sobre o GRUPO ESCOLACHO em 1989, que quase o fez ser Contratado pelo SBT, a sua Decisão de permanecer na emissora e a Consagração da ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO, as coisas entre Chico e TV GLOBO não eram nada Fáceis. Polêmico desde Sempre, Chico jamais escondeu Fatos e Sentimentos, e sua Figura Pública sempre foi um " Prato Cheio " para a Mídia, onde vários veículos de Imprensa já Publicaram Reportagens e Entrevistas MEMORÁVEIS com o Mestre. Uma Delas foi em 1994, ao Jornal IMPRENSA, onde em meio a diversos DESABAFOS, ameaçava abandonar a TV GLOBO :

" Eu já estive na sala do Boni para falar sobre isso. E falei : o Tipo de Humor que Eu faço é o que Eu sei fazer. Se soubesse fazer outro, Eu até tentaria. Não sei fazer o que o Renato Aragão sabe. Eu não sei fazer o que o pessoal do CASSETA faz. Ou o que a TV PIRATA faz. Eu Criei um Tipo de Humor, sou aquele que faz vários, que faz um Tipo de humor Social.. (.. ) ..Eu acostumei o Público a isso. Eu quero deixar a Globo á vontade. Você não é obrigado a ficar comigo. Eu sei que há uma indenização a ser Paga. Essa indenização é alta, mas Eu estou aberto a qualquer conversa, sem a menor bronca. Não vou ficar magoado. O que Eu não quero é virar um problema, quando durante tanto tempo, eu fui Solução. Não quero ser um Entrave na Programação da Rede Globo.. (.. ) ..Ele ficou Chocado. Até Chorou. Disse : ' é um absurdo você achar isso '. Tentei falar a mesma coisa para o Roberto Irineu Marinho. Passei 40 Dias tentando que Ele me desse 15 minutos. Ele não teve esses 15 minutos para me dar. E acho que não tenho mais o que conversar com o Dr. Roberto, porque Ele já está com problemas demais na cabeça.. (..) ..E como Ele delegou totais poderes aos filhos, Eu achei que era o filho que Eu devia procurar. Procurei, não me recebeu.. (.. ) ..Não estou pensando em Rompimento. Quero uma Definição. Não quero ficar sabendo em Novembro que a Globo não está mais interessada em mim. Quero saber em Agosto, para Eu poder me programar.. (.. ) Se Eu não interessar, entramos num Acordo.. (.. ) Saio numa Boa.. (.. ) ..Posso até voltar depois, se depois a Globo passar a se orientar novamente pela Opinião do Público, e não da Imprensa. Eu não quero Brigar. Perdi a Paciência. "

No Ano 2000 deu-se Início a Pior Fase de Desentendimentos com a TV GLOBO. Chico passou a receber SUSPENSÕES da TV GLOBO cada vez que fazia Desabafos á Imprensa ou Criticava os Programas/Colegas de emissora. Mesmo com os Afastamentos e Advertências, Defendia a LIBERDADE DE EXPRESSÃO e, sempre que havia uma Oportunidade, sobretudo na Mídia, falava Francamente o que tinha Vontade. Apesar disso tudo, prosseguiu no ZORRA TOTAL e era Convidado Especial semanalmente no quadro NENÉM SABE TUDO, do Programa GENTE INOCENTE, que era comandado por Márcio Garcia.

Marluce Dias da Silva, então Sucessora do Cargo de Boni desde meados de 1997 ( assumiu definitivamente em 1998 ) respeitava muito Chico Anysio, mas era declaradamente CONTRA o tipo de trabalho que ele apresentava. O tal lance do " Humor Antigo ", taxado de ULTRAPASSADO.

Chico Anysio, que após o acidente que fraturou sua mandíbula em Fevereiro de 1997, impedido de prosseguir com CHICO TOTAL, decidiu se mudar para o Exterior com a família e Recomeçar DO ZERO em Nova Iorque, tentando Emplacar a Carreira de ROTEIRISTA DE CINEMA, passou a se dividir entre E.U.A e Brasil. Ao se separar de Zélia Cardoso em Abril de 1998 e planejar seu RETORNO DEFINITIVO AO BRASIL. surgiu a Proposta de Marluce de Chico fazer um SERIADO. Assim nasceu O BELO E AS FERAS, onde Chico encenava como ELE MESMO, com poucas Caracterizações e sem Personagens fixos, nem as atrizes e os atores convidados, em histórias baseadas nos formatos das Sitcoms ( Comédias de Situação ) americanas. O Humorístico começou a ser gravado em 1998, entre Julho/Agosto daquele Ano. Estrearia em meados de Agosto. Nem mesmo a MÍDIA ( que já havia feito várias Reportagens sobre a Estreia de O BELO E AS FERAS em diversos Jornais e Revistas ) se Conformou com o ADIAMENTO do Novo Humorístico do Mestre. No DIA MARCADO, a TV GLOBO colocou no Ar o Filme ESQUECERAM DE MIM, Clássico que Consagrou o Menino Macaulay Culkin ( Hoje com 40 Anos de Idade ). A Estreia foi prorrogada e só aconteceu em Janeiro de 1999, incluída no " Pacote " de Novidades da Emissora, onde também estavam as Estreias da Minissérie CHIQUINHA GONZAGA e da Novela SUAVE VENENO. Apesar de Engraçado e Criativo, o Público não embarcou na Ideia, sentindo falta de Chico na Pele de seus diversos Personagens Clássicos. O Cancelamento teve a ver Diretamente com Marluce Dias da Silva, então Diretora Geral de Programação da Emissora ( Cargo que ocupou de 1997 a 2002 ). Marluce se aproveitou da baixa Audiência para EXCLUIR o que Ela Mesma não queria mais Ver na TV.

Enquanto ainda estava no Ar com a Série, Chico, prestes a Completar 68 Anos, Confessou ao Jornal O GLOBO : " Odeio Pintar o Cabelo. Me sinto Mal. Meu Grisalho é muito mais Bonito ", se referindo a Obrigatoriedade do Visual por conta do Programa. Humorístico de 30 Minutos ( na Verdade 20 Minutos, 30 com a Somatória dos Intervalos Comerciais ) nas Quartas-Feiras, O BELO E AS FERAS iria passar a ser Exibido aos Sábados ( e chegou a ser mesmo, ainda que apenas três ou quatro episódios ) e, em Seguida, a ESCOLINHA DO PROFº RAIMUNDO. Porém, um Mês depois dessas Decisões ( e da Reportagem ), O BELO E AS FERAS saiu do Ar e a ESCOLINHA permaneceu um quadro Rápido dentro do ZORRA TOTAL.

Em 1999, quando perdeu O BELO E AS FERAS, tirado do Ar apenas 5 meses após a Estreia, restou apenas seus quadros de Humor dentro do ZORRA TOTAL ( ROSTO A ROSTO, com Alberto Roberto e ESCOLINHA DO PROF° RAIMUNDO, de forma Compacta ). Sem muitas possibilidades, foi convidado a participar de TERRA NOSTRA, de Benedito Ruy Barbosa, no Papel do BARÃO JOSUÉ MEDEIROS, que perdia Toda sua Fortuna e seus Bens numa mesa de Jogo. A Rápida Aparição de Chico no Capítulo em que se descobre a verdadeira Identidade de Josué Medeiros ( Juan Alba ), um rapaz que se disfarçava de Cocheiro e que se envolvia com Janete ( Angela Vieira ) com planos de Vingar a Morte do Pai ( Chico Anysio ), foi Digna de se tornar uma das mais MARCANTES da Teledramaturgia.

A partir daí, suas Aparições em Novelas pela TV GLOBO já não eram CONVITES. Eram Alternativas de Trabalho. Embora em SINHÁ MOÇA, remake da novela homônima de 1986, escrita por Edimara e Edilene Barbosa ( filhas de Benedito Ruy Barbosa ) aparecesse na ABERTURA : Ator Convidado : CHICO ANYSIO, não foi assim. Chico Anysio foi quem procurou o Diretor Ricardo Waddington, se oferecendo para o Papel do fazendeiro EVERALDO. Foi Acatado ! No final de 2006, em PÉ NA JACA, de Carlos Lombardi, fez o Papel de Cigano, um Cego que era Dono de um Parque de Diversões.

Em 2009, através da autora Glória Perez, entrou para o elenco de CAMINHO DAS ÍNDIAS, onde interpretou o trambiqueiro NAMIT, contracenando com Marcius Melhem. Marcius fazia o Papel de RADESH, um indiano que gostava de aplicar golpes, se passando por um empresário milionário e usando NAMIT como seu Pai ( Identidade falsa ). A Armação dos dois resultou no Casamento com DEVA (Cacau Mello). O Personagem foi um grande Sucesso pela vertente Cômica, mas também despertou a COMOÇÃO do público, que além do Apoio a Chico por causa do descaso da TV GLOBO que já vinha acontecendo há tempos, fazia as pessoas Torcerem pelo Mestre, naquele período já visivelmente debilitado por causa dos problemas de saúde.

Estar Trabalhando em um Ambiente que não era do seu Gosto/Preferência, e mesmo sendo em Papéis Pequenos ou Secundários, para Chico não era Motivo ou Justificativa para " Fazer de qualquer Jeito ". Chico sempre fez questão de se DESTACAR e de fazer qualquer coisa que fosse de Maneira BEM FEITA ! O PROFISSIONALISMO, A COMPETÊNCIA e A PERFEIÇÃO, para Ele eram mais Importantes do que sentir Prazer em estar Fazendo Aquilo que foi Proposto, seja Humor ou Drama.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @chicoanysiototal )