VOCÊ CONHECE CHICO ANYSIO ? - PARTE 19

17/08/2021

Os últimos Livros escritos por Chico, de 2003 em diante, não chegaram a ser tão expressivos , ou sucesso de vendas, mas alguns tiveram certo Destaque, como O Livro SALÃO DE SINUCA, lançado em 2004 pela editora Landscape.

SALÃO DE SINUCA é uma Coletânea das Melhores Piadas de Chico Anysio em Shows pelo País. " Durante estes 41 anos de Shows, foram Sete Milhões, Cento e Oitenta e Três Mil e Duzentos Minutos em que estive Criando, Pesquisando e contando Piadas e mais Piadas.. "

Chico Anysio era extremamente ORGANIZADO nesse sentido. Em 1970, á Revista CLAUDIA ( Conteúdo já postado neste Blog ! ), Chico revelou qual era seu Esquema : " Conservo as melhores piadas, os melhores SKETCHES, num Arquivo. Faço isso desde o primeiro programa na Rádio Guanabara. Na hora de fazer o Show, é só procurar o assunto. Se precisasse de piada sobre Bêbado, Boate, Custo de Vida, Moça Feia, Namoro, Hotel, Russos, não teria problemas. Qualquer assunto dá Piada. Sobre o Havaí, por exemplo, tenho 30 Piadas. O Arquivo tem umas 12.000 piadas, mais ou menos. " Conseguem imaginar então, de 1970 até 2011 ? É possível Imaginar quantas Piadas ?


3 CASOS DE POLÍCIA era o Livro Perfeito para Chico Anysio ( no sentido do Mestre ter sido Fã a vida toda de Contos Policiais e da pequena Frustração que trazia dentro de Si por não ter conseguido ingressar na Carreira de Advogado Criminalista ).

Em sua Autobiografia, Chico contou : " Li mais de 3.000 Livros Policiais. Sherlock Holmes, Nero Wolfe, S.S. Van Dyne, Hercule Poirot, Maigret, todos me eram familiares. Primeiro eu comecei a ler normalmente, depois como um Advogado faria, tentando descobrir o criminoso, imaginando as perguntas a fazer a cada provável indiciado. Li-os também sob o ângulo da Polícia, buscando pistas que me levassem ao assassino. Li muitas vezes sob o ângulo do Criminoso : como esconder, como dificultar a ação da Polícia. Poucas vezes ganhei do Autor. Da Agatha Christie, Nunca. Mas naquele monte de Livros que devorei, estava a preparação para o Criminalista que queria ser. "

Chico Anysio culpava a MATEMÁTICA pelo IMPEDIMENTO de ter entrado na Faculdade de DIREITO. " O problema era a Matemática. Era ela a responsável pelas minhas Duas Reprovações, e isto me irritava muito. Por que um Advogado tem que saber o Teorema de Pitágoras ? Que proveito o Advogado vai tirar de uma Raíz Quadrada ou de uma Regra de Três ?.. (.. ).. Amigos do tempo de Menino já tinham dado o Pulo Maior. Eu ainda não, mas por causa da Matemática sacana, que sempre foi um tormento, uma atrapalhação inútil e tão desnecessária que quase me levava á Loucura. Eu seria um bom Advogado.. "

Em 2000, a grande novidade ficou por conta do lançamento do livro COMO SEGURAR SEU CASAMENTO, da editora TABA. Foi daí que uma de suas famosas FRASES se tornou CÉLEBRE : " Quem é casado com Dona Maria há 50 Anos, entende de Dona Maria. Quem entende de Casamento sou Eu, que tive seis. Na realidade, foram 9, como Ele mesmo declarou em 2003 ao Jornal O ESTADO DE SÃO PAULO, em uma reportagem sobre artistas com casamentos numerosos ao longo da vida. LEGALIZADOS ou com FILHOS é que foram apenas 6.

Chico foi entrevistado por vários veículos de imprensa sobre este Livro. O principal motivo que o levou a escrever a Obra foi a FELICIDADE de seu último Casamento, que Chico fazia questão de ENFATIZAR : " ESTE É O MEU CASAMENTO DEFINITIVO. " Uma vez estando Feliz e CONVICTO de que seria para sempre, queria repassar para as outras pessoas todos os erros, experiências e aprendizados adquiridos com seus casamentos anteriores.

Várias entrevistas sobre o Livro em Revistas ou Jornais foram Polêmicas, chegando ao ponto de uma de suas ex-mulheres enviar uma CARTA á revista VEJA ( que foi publicada algumas edições após a entrevista de Chico na mesma ! ), se manifestando sobre alguns dizeres de Chico Anysio. TUDO UM GRANDE ENGANO E PERDA DE TEMPO. Só quem conhece o Livro sabe o quanto Ele é Muito Diferente do que foi Apresentado por Chico na época. Uma Obra de Conteúdo SARCÁSTICO, mas com ALTAS DOSES DE REALISMO, por isso mesmo, CÔMICO ! Por trás da comicidade, Chico trouxe á tona toda a VERDADE sobre as Coisas que Acontecem na VIDA A DOIS. E, de maneira NUA E CRUA, fez questão de Retratar o Assunto FILHOS sob sua Ótica, de um Modo Geral :

" Cuidado com os Filhos. Eles são Lindos, Maravilhosos e, de fato, são a explicação e Justificativa Maior para uma Ligação entre um Homem e uma Mulher. Mas, ao mesmo tempo em que são a grande explicação do Casamento, são Eles que começam a Deteriorar o Relacionamento do Casal, pois, desde que os Filhos surgem, tudo o que era SEU, meu estimado Leitor, passa, na mesma hora, a ser Mais Deles. É Doloroso, mas infelizmente é Verdade. Você que tinha 100 % da sua Mulher, contente-se agora com uns 33. Mas não pense que Ela tenha alguma culpa nisso. Não tem nenhuma, porque, por sua vez, você não estará dando para ela mais os 100 % de antes, mas alguma coisa por volta de 25. Foi por causa desta Verdade que o nosso admirável Vinícius ( de Morais ) escreveu aquilo que tem aparência de grande Barbaridade. Lembra-se Dela ? ' FILHOS, MELHOR NÃO TÊ-LOS; MAS SE NÃO OS TEMOS, COMO SABÊ-LO ?' O Poeta sabia o que estava falando, porque os Casamentos começam a Morrer com o Nascimento dos Filhos. Os Filhos, no entanto, não são, por existirem, merecedores do seu Ódio. Bolas. Nenhum Deles está na sua Casa a pedido próprio. Ou algum bateu á sua Porta pedindo para ser seu Filho ? Eles existem por uma Decisão Sua ou da Sua Mulher, na pior das hipóteses, e uma Decisão Conjunta, de um Modo Geral. Eles devem ter Seu Amor, Seu Cuidado, Sua Maior Atenção. Vamos falar um instante, porém, sobre a Real Propriedade Deles. Você acha que é Meio Dono. Fala a Verdade : não Acha ? Pois está errado, Colega ! Eles, na realidade, são da Sua Mulher, Você é um Coadjuvante. Até tem Direito de Sair com Eles, brincar com Eles, como tem a Obrigação de lhes dar o que pedirem e aprender que perdeu para Eles a Prioridade que pensou ter, na Casa. O Sexo, do Nascimento do Filho em diante, muda de cara. Tem que passar a ser SILENCIOSO, pois Ele ( s ) pode ( m ) Acordar. É quando o Lance Sexual começa a perder sua grande importância, pois sabemos que não há Tesão que resista a um Sussurrado : ' Fala baixo. Espera aí que Eu acho que Ele Acordou' . O Pior é que não é sempre, mas muitas vezes acordam e, acordando, vêm para a Sua Cama e Deitam no Meio. Nada de Novo. Você quando era pequenino cansou de cortar o barato dos seus Pais. O que pode fazer é Assumir esta nova realidade. Compre uma Cama Larga, de dois metros e meio, se possível, para que lhe sobre algum Espaço para dormir. E isto sem um PIO de reclamação, com um Sorriso nos lábios, contando aos amigos, quando estiver na frente Dela, que o ' Júnior ' adora dormir com Vocês. Quem é Você para reclamar do Filhinho Dela ? E Ela, por seu lado, não achará tão ruim quanto Você. A Vinda Dele para a MEIUCA, na Cama do Papai e da Mamãe, na grande maioria das vezes, será recebida por Ela com muita Alegria, porque Mulher gosta de Sexo menos do que o Homem gosta. "

Mais pra Frente, no mesmo Livro, Chico Anysio RETRATA sobre a Dificuldade que é SER PAI, de Modo Geral, e Discorre o COMPORTAMENTO da JUVENTUDE sob um Aspecto Generalizado. Tratou o Assunto com sua Habitual FRANQUEZA. Uma Sinceridade CORTANTE, mas que pretendia " Esfregar na Cara " de TODOS os Leitores a REALIDADE :

" (.. ) ..Eles ( os Filhos ) São PERVERSOS mesmo. Para Eles, Ver Você em Má Situação é quase um Orgasmo ! O Ódio Dele é algo Crescente. Começa por achar que Tudo o que Você FALA é ERRADO, depois o que Você FAZ também é ERRADO, em seguida o que Você PENSA é mais Errado ainda e, no final, se Você não encher muito o Saco Dele, Ele o cumprimentará uma vez ou outra.. (.. ) ..Eu sempre digo que quem segue Conselho de Pai e Mãe só se dá Bem na Vida, mas quando digo isto, sei que estou falando com 1% dos Jovens. A JUVENTUDE é PRETENCIOSA, MALVADA e ESQUECIDA. PRETENCIOSA porque na Opinião de um Jovem, os de mais Idade são uns Débeis Mentais Metidos a saber das coisas e não sabem coisa nenhuma. São MALVADOS, porque não nos transmitem o tanto que sabem da vida, para nos ajudar a levá-la e são ESQUECIDOS porque, quando se Casarem e tiverem Filhos, não se lembrarão de que irão passar por tudo aquilo que nos fizeram passar e, consequentemente, nem nos pedirão Desculpas.. (.. ) .. Daqui a alguns anos, começará, na Vida Deles, A VOLTA. Isto de Volta é quando vem o Arrependimento. É nesta Hora que Eles falam do ' Ah, se Minha Mãe tivesse me Obrigado a estudar Inglês' , ' Ah, se Eu tivesse sido Obrigado a aprender um Instrumento ' e dezenas de outras Queixas que só acontecem quando já não dá tempo para Nada. É quando Eu digo pela Segunda e Última vez : ' Quem Obedece a Conselho de Pai e Mãe só se dá Bem na Vida. ' É que quando Eles são JOVENS, o Normal é ter até uma certa RAIVA dos Pais. Não estão criando nada de Novo ou de Absurdo, sei lá o quê. Isto é a LEI NATURAL da VIDA. Lembra quando Você não ia com os Cornos do seu Pai ? "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @chicoanysiototal )