VOCÊ CONHECE CHICO ANYSIO ? - PARTE 23

27/08/2021

GENIALIDADE sempre foi a Maior Expressão Direcionada a Chico Anysio. Nos bastidores, como já visto anteriormente, tratava a Todos, desde Subordinados, passando pelos membros de Equipe até os Companheiros de Cena com a mesma Elegância e Gentileza. Mas, nesses lugares, era de extrema Seriedade. A Pontualidade, a Seriedade e a Disciplina eram as Principais características de Chico Anysio nos BASTIDORES. Tanto em Estúdios como em Externas, apenas os Preparatórios e os Diálogos necessários com os Diretores e os Colegas de Cena.

Houve épocas em que Chico, enquanto se arrumava no camarim, um ajudante ficava no estúdio passando o Texto e Marcando os Lugares, e Ele, através de um transmissor, assistia tudo, e depois só entrava Pronto pra Gravar e Dizer o que tinha que ser Dito.

" Não gosto de nada muito demorado. Isto, aliás, é o que me afasta do Cinema. Para ser Sincero, eu não gosto nem de Ensaiar. Adoro trabalhar com o Manga ( Carlos ), o Daniel ( Filho ), o Blota ( Gonzaga ), e a Cininha ( de Paula, sua Sobrinha ) porque eles são Diretores que sabem disso e fazem as cenas ' De Primeira ', evitando a Repetição, coisa que me enlouquece ainda mais. Sempre Digo, ao ter que Repetir uma cena :

- Não tem Segundo prato com o Gosto do Primeiro.

A Comédia tem esse Problema. A Cena vai Piorando a cada Repetição. Muitas vezes, se muito repetida, é provável que ela até perca a Graça.. " (.. ) .." Não tenho nenhum Personagem que demore muito, nem posso ter porque o Trabalho é muito Grande. É Tudo TIRA e PÕE, então nada muito Complicado interessa.. " (.. ) .. " As Coisas que Eu Digo são ouvidas, não me cobram porque o Programa está sempre Pronto dentro do horário, nunca chego atrasado ás gravações e não conheço nenhum Profissional melhor do que Eu. "


Apesar da Afirmativa, Chico Anysio era ( Pasmem ! ) um Profissional INSEGURO. O Falecido Comediante Grande Othelo, em meados dos Anos 80, foi destaque de uma Reportagem da extinta Revista MANCHETE, da Editora Bloch, e durante a Matéria revelou que Ele foi a pessoa que Encorajou Chico Anysio a Encenar em Teatro. O próprio Chico relembrou em sua Autobiografia a Peça de Teatro da época e as Lições que Aprendeu com Othelo.

Chico Anysio e Grande Othelo se conheceram na Rádio Guanabara, atuaram nos tempos das chanchadas da Atlântida e já trabalharam juntos várias vezes ao Longo de suas Carreiras. Em sua Autobiografia de 1992, Chico relembrou uma Peça Teatral no final dos Anos 40, uma Paródia de Edgard G. Alves para HAMLET, de Shakespeare, OMELETE, onde Chico, em certa ocasião foi substituto do Humorista CHOCOLATE no Papel de Laertes : " Batista Rodrigues era Hamlet, Chocolate o Laertes e Othelo era Ofélia (..) (..)..Substituí o Batista no cinema São Luiz e fiz Laertes no lugar do Chocolate no Fluminense (.. ) (.. ) Na Cena de morte do Laertes, no São Luiz, Chocolate, antes de cair, dera vários pulinhos e fizera trejeitos engraçadíssimos. Quando chegou a hora de morrer no Fluminense, e aí o Laertes era Eu, preparei-me para fazer o que Chocolate fizera. Nunca vou esquecer o Olhar do Othelo, me 'pedindo' para não fazer o mesmo. Entendi aquele olhar e o Agradeço até hoje. Fazer o que Chocolate fizera o obrigaria a fazer mais ainda.. (.. ) ..Othelo quis me Poupar. Pediu que Eu lhe evitasse a Obrigação de me Vencer. Aprendi muito com aquele olhar do Othelo, aprendi que não se deve Competir quando se faz o mesmo trabalho. Comediantes Inteligentes não Dividem, Somam. "

Chico também responsabiliza Duas de suas ex-Esposas por sua CORAGEM ARTÍSTICA. Chico Anysio sempre dizia que a atriz Estelita Bell foi a primeira pessoa a acreditar Nele como ATOR. A Comediante Nancy Wanderley foi quem ELEVOU em Chico essa CRENÇA, o Incentivando a Exploração desse ramo da Interpretação. Nancy foi uma das maiores comediantes femininas da década de 50 e início dos 60, e foi a primeira Esposa de Chico Anysio. " Nancy, minha Primeira Mulher, Arrancou de mim uma Insegurança Inarredável : ' Chico, você é o Melhor Redator de Humor que existe no Brasil. Largue dessa Covardia e Mãos á Obra ! ' "

Se Nancy foi incentivadora de Chico escrevendo Humorismo e acreditava no seu Potencial de ATOR, Rose Rondelli, por sua vez, foi quem " Empurrou " Chico Anysio para a sua Consagrada Carreira nos Palcos. Em sua Autobiografia de 1992, Chico relembrou : " Ela me deu uma força muito grande para que eu fizesse esse show.. " (.. ) .. "Nos dois primeiros ela cantou três números no meio ( tempo que eu precisava para respirar e equilibrar a tremedeira ). Estreei no FLUMINENSE e o segundo show fiz no CLUBE NAVAL. Daí em diante a Rose não precisou mais ir. Fazíamos o show o Manoel da Conceição ( Mão de Vaca ) me acompanhando no violão e eu, contando as minhas estórias. " Na mesma Reportagem da extinta MANCHETE, já mencionada, Chico também enalteceu a importância de Rose : " Rose me fez entrar no Palco de Cara Limpa. Era a Explosão de uma Vontade que Eu Continha Medrosamente. E Ela entrou em Cena comigo várias Vezes. Nós sabíamos que com a Cara sem Retoques Eu poderia desenvolver um certo Potencial como Ator. E como isso foi Importante na minha Carreira ! "

Uma das características do Mestre Chico Anysio era o PERFECCIONISMO, uma busca Incessante de fazer o Seu Melhor ( E FAZIA ! ). Em uma Reportagem da Revista AMIGA, em 1981, Ele falou um pouco sobre esse Assunto : " Sou Ariano, então não tá nunca como Eu quero ! Tô sempre batalhando pra ficar melhor. Nunca nada saiu como Eu queria. E, Profissionalmente, absolutamente Nada ! Amo meus Tipos, sim, e tenho certeza que todos Eles são muito melhores do que aquilo que Você Vê. Eu nunca vi um Programa Meu que não me decepcionasse. E, várias vezes, perguntei a mim mesmo, como é que gostam ?.. ( .. ) ..Mas, quando vou lá, faço o melhor que posso. Eu sei que me Superexijo e acho até uma boa que não goste de nenhum, porque no dia que Eu gostar, não sei o que vai acontecer ! Na minha Opinião não faço outra coisa a não ser Errar. Ou andar perto do Acerto. E é aí que tá o Grilo.. (.. ) Eu tenho que caminhar um Passo a cada dia, e a cada dia preciso fazer uma coisa, não diria nunca feita, mas que nunca tenha feito. Aí sou Imediatista. Trabalho na Ideia até a Perfeição. Veja só, sou Perfeccionista e cheio de Pressa. É Contraditório, mas é Assim.. " Chico foi o maior Criador e Intérprete de Tipos do País, e em vários outros lugares e ocasiões declarou não existir Ator como Ele ! Chico sempre teve consciência de que era um MITO, ainda que não se sentisse Satisfeito com os resultados de seu Ofício. Outra INQUIETAÇÃO de Chico Anysio era em Sempre fazer MAIS e MAIS ! Não bastasse a Vontade de descobrir outras Áreas e o Estímulo Profissional Interno que o fez Ingressar em tantos Ofícios Diferentes, Chico era Adepto do ACÚMULO DE TRABALHO e PRODUÇÃO.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @chicoanysiototal )