VOCÊ CONHECE CHICO ANYSIO ? - PARTE 25

30/08/2021

Chico, vira e mexe, se via envolvido em trabalhos teatrais ou de Espetáculos de seus Colegas e/ou Amigos, e colaborando com muita gente. Foi desse modo que fez surgir nos palcos o ex-humorista João Kleber, a quem levou para trabalhar no CHICO ANYSIO SHOW em 1989 e o Dirigiu em seu Espetáculo de Estreia, intitulado HUMOR PRA VALER. No ano seguinte houve um desentendimento entre ambos sobre o Espetáculo, onde Kleber chegou a processar Chico Anysio judicialmente.

Por outro lado, Chico Anysio processou o humorista Tom Cavalcanti alguns anos depois. Tom havia surgido na TV em 1982, inserido no CHICO ANYSIO SHOW. O Estrelato e Sucesso só veio mesmo em 1992, com o Personagem JOÃO CANABRAVA na ESCOLINHA, Tipo que o Consagrou. O mesmo Personagem havia dado origem a um Espetáculo dirigido por Chico. As Rusgas começaram quando Chico descobriu que Tom, tendo modificado o Show por conta própria, passou a se apresentar e receber Cachê sem o Conhecimento ( e consequentemente o devido Pagamento ) de Chico Anysio.

Em 1997, em entrevista á extinta revista Masculina ELE ELA, da editora Bloch ( já Postada na íntegra por este Blog ! ), Chico ALFINETOU Tom Cavalcanti e Desabafou :

" Não é Briga, é Ingratidão. Eu trouxe Ele do Ceará. Na primeira vez, Ele veio, mas só quis ficar escrevendo. Até que nasceu a Filha Dele, com 620 gramas. Eu dei 1 MILHÃO DE CRUZEIROS para Ele - era muito Dinheiro na época - para Salvar a Filha.. Só depois Ele veio Assinar o Contrato para fazer o JOÃO CANABRAVA na ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO. Levei-o para o Teatro. Refiz todo o ROTEIRO do SHOW Dele. Ensinei TUDO, como olhar, como mexer as Mãos.. Fui AVALISTA do Show, se não desse Certo, Eu pagaria o Prejuízo. Combinei com Ele receber 8% da Bilheteria quando fosse Show de TEMPORADA e 5% em Show ESPORÁDICO. Mais tarde, Ele começou a fazer Shows Escondido de Mim.. Aí, tive que botar um Advogado para receber. Mas isso não foi só Comigo. Ele brigou com o Fagner ( Raimundo Fagner, Cantor ), que foi um Cara que fez por Ele no Ceará o que Eu fiz por Ele no Brasil. O Tom tem Caráter Fraco, e não é Ator. Tem uma vontade muito grande de fazer um programa Sozinho, mas acho que não tem possibilidade. "


Foram vários anos de FARPAS midiáticas, de um lado e de outro. Em 1995, na revista CONTIGO, Tom chegou a revelar : " O Chico Anysio me magoou muito. Vive dizendo na mídia frases que Machucam, como por exemplo ' MAÇÃ PODRE CAI DA ÁRVORE SOZINHA '. Chico não gosta do Sucesso dos outros, sente Ciúme. Sempre que algum artista que trabalha com ele quer seguir seus próprios caminhos ele fica com Ódio e Ciúme. "

Foi durante uma declaração emocionada de Tom no quadro ARQUIVO CONFIDENCIAL do DOMINGÃO DO FAUSTÃO, onde Chico foi Homenageado em 23 de Março de 1998, que veio AS PAZES. Chico garantiu não ter nenhuma espécie de raiva ou ressentimento, nem de Tom, nem de qualquer outra pessoa, afirmando ser DA PAZ e DO BEM.

Muitos anos depois, estrelaram JUNTOS o Espetáculo CHICO.TOM ( em Cartaz de 2005 a 2010 ).

Em 2006, foi Chico Anysio foi Diretor Geral do Espetáculo 20 ANOS DE CANECÃO, do cantor Elymar Santos, que Se transformou no DVD PROCURA-SE.. 20 ANOS DE CANECÃO, gravado na famosa e extinta casa de Shows do Rio de Janeiro. Chico dirigiu Elymar em outros Shows e, como Compositor, escreveu Repertórios para trabalhos dele.

Chico considerava Elymar como um FILHO e foi a pessoa que RESGATOU o Cantor de um OSTRACISMO e de uma quase Depressão. Em uma determinada época de declínio de Sucesso, desanimado e sem perspectiva na carreira, Elymar contou com a Ajuda e INCENTIVO de Chico Anysio. Chico preparou um Repertório Completo e IDEALIZOU o Espetáculo Mencionado, trazendo Elymar de volta aos Holofotes e ao Estrelato.

" Elymar é o maior Cantor deste País ", Chico afirmava. Na época do Espetáculo, declarou : " O Elymar é como um Filho pra Mim e Acata todas as minhas Ideias e Sugestões. O único defeito dele é fazer Shows com mais de 1 Hora e meia de duração. Estou batalhando para tirar essa Mania Dele. "

Chico nunca mediu Esforços em Ajudar quem Precisasse Dele. Tinha um Coração tão ENORME que algumas Atitudes suas beiravam o ABSURDO : ESTENDER A MÃO a algumas Pessoas que lhe foram FALSAS ou INGRATAS. Contrariando a LÓGICA, não tinha NADA DE ABSURDO : ESTENDER A MÃO a Pessoas que em algum Momento foram FALSAS ou INGRATAS era uma LIÇÃO DE CONSCIÊNCIA e de CARÁTER. É Algo que vai muito além do Simples PERDÃO.

Para além de Toda a Genialidade artística, Chico era conhecido ( e ficou Marcado ) por sua GENEROSIDADE. Com Colegas de trabalho e com Pessoas de seu Convívio Pessoal. Desde Oportunidades de Emprego em seus Programas, passando por Lições e Dicas Profissionais aos Iniciantes, até o APOIO FINANCEIRO e SUSTENTO de Amigos em Situações Fragilizantes.

A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO não ficou Marcada na História da TV GLOBO somente pelo HUMOR, mas também por essa GENEROSIDADE de Chico.

A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAYMUNDO ( durante muito tempo escrito com Y ) foi criada por Haroldo Barbosa ( 1915 -1979 ), um dos mais importantes Radialistas e Humoristas da história do RÁDIO e da TV. Foi em 1952, transmitida pela rádio MAYRINK VEIGA que a ESCOLINHA se tornou um Sucesso, sendo um Quadro dentro do Programa A CIDADE SE DIVERTE.

Chegou á TV em 1957 como um quadro dentro do programa NOITES CARIOCAS, da TV-RIO. Durante 38 anos, a Escolinha foi um quadro comandado por Chico Anysio em diversos programas Humorísticos, em formato de SABATINA, com poucos Alunos. Ganhou notoriedade durante as temporadas de CHICO CITY e foi também um dos Destaques do Humorístico BALANÇA, MAS NÃO CAI, pela TV GLOBO. Mas, a Popularidade televisiva só veio mesmo em 1988, quando se tornou um dos quadros FIXOS do CHICO ANYSIO SHOW. Um dos maiores Atrativos do Programa, fez com que Chico Anysio tivesse a ideia de torna-lo um PROGRAMA PRÓPRIO. De acordo com o Site MEMÓRIA GLOBO, Chico encontrou certa Resistência por parte de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Aproveitando as férias de 40 dias do Chefe, Chico preparou e Gravou Seis Episódios, que foram Exibidos sem o Conhecimento de Boni. Quando Boni retornou, a ESCOLINHA já era um Sucesso. Boni não só se Entusiasmou com o Programa como decidiu que, para além das noites de Sábado, ele passaria a ser Diário ( de Segunda a Sexta ), nas Tardes da GLOBO.

A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO estreou em 4 de Agosto de 1990 e em 29 de Outubro, estreou no Horário Vespertino.

Com Textos e Redação Final de Eduardo Sidney, Direção de Cininha de Paula, Cassiano Filho e Paulo Ghelli e Direção Geral de Cininha, a ESCOLINHA teve 6 Temporadas ( além de ter sido Quadro dentro do ZORRA TOTAL de 1999 a 2000 e ganhado nova Versão em 2001 ) e se tornou O MAIOR CLÁSSICO DO HUMOR DA TELEVISÃO de Todos os Tempos.

Em sua Autobiografia, SOU FRANCISCO, de 1992, Chico Relembra o PERSONAGEM e o CLÁSSICO que Consagraram sua Carreira :

" Haroldo Barbosa foi o Criador do Professor Raymundo. Os dois mais importantes programas da MAYRINK VEIGA eram do Haroldo : VAI-DA-VALSA e A CIDADE SE DIVERTE, ás quartas. O quadro do Professor Raymundo encerrava a CIDADE.. (.. ) Haroldo me deu o Direito de Utilizar o Personagem Onde e Como quisesse. Não consigo lembrar em quantos programas Ele entrou. Sempre foi o maior Sucesso de qualquer programa do qual fizesse parte. Não podia ser diferente na GLOBO, quando Ele entrou para o BALANÇA, MAS NÃO CAI. Lúcio Mauro era o Diretor. Não me lembro quais os alunos do Professor no BALANÇA, mas talvez consiga lembrar de quantos foram lançados por Ele na Televisão. Mussum, Ary Leite, Castrinho, Lug de Paula, Tom Cavalcanti, Pedro Bismarck, Zilda Cardoso.. sei lá. No começo, o quadro era uma Sabatina. O Professor chamava os Alunos Um a Um e os sabatinava após mandar tirar o Ponto. Foi aí que o MUSSUM começou esse seu modo de falar :

- Tire o Ponto

- ( Ele tirava ) Matemátis

- O quê ?

- Aritmétis

- Sobre o que gostaria de falar ?

- Raíz Quadradís

Até hoje esse linguajar do Mussum funciona nos TRAPALHÕES.

Foi no CHICO CITY, por volta de 1974, que o Professor Raimundo deixou de ser uma Sabatina e passou a ser uma Aula. Funcionou ainda melhor. Ali eu podia usar os Antigos Comediantes que já não tinham possibilidade de segurar um Esquete inteiro. Duas falas para cada um e estava tudo resolvido. Muita gente já desesperançada de conseguir qualquer coisa na profissão teve renascido o prazer de fazer rir. Foi com o Professor Raymundo o último trabalho do Jararaca, do Martim Francisco e, mais recentemente, do Olney Cazarré. De todos tenho muita saudade e Ótimas recordações.. "

Misturando Veteranos da comédia com Novos Comediantes, foi Sucesso absoluto em todas as suas temporadas. Na época em que estreou, a ESCOLINHA era a ÚNICA Atração da GLOBO que conseguia Superar o Fenômeno PANTANAL, a Clássica Novela que fez História pela REDE MANCHETE. " A Globo estava enlouquecida com PANTANAL" , contou Chico á extinta Revista AMIGA -TV TUDO, em 1990. Na época, Chico tinha um novo Programa acertado para estrear na GLOBO, mas os planos foram cancelados de última hora. Chico ficou irritadíssimo, porque sempre carregava pelo menos umas 80 Pessoas com Ele. Quando surgiu a Ideia de tornar a ESCOLINHA um Programa Efetivo, a Aceitação e Repercussão foram Tanta, que, das Noites de Sábado, passou a ser exibida diariamente ( de Segunda á Sexta ) no horário Vespertino.

A grande RECEITA do SUCESSO era a MISTURA de GERAÇÕES :

" Os Velhos comediantes são os melhores Professores. Um dia um jovem ator deu as três falas do seu texto no ensaio, e quando ia ser feita a gravação o Olney Cazarré chegou ao seu ouvido e disse :

- Sem pressa. Quando a Câmera cortar pra você, a cena é sua. Conta um tempo antes de dar a fala. Se não é discussão, você tem o direito de pensar o que vai falar. Falando tão em cima da fala do outro você corre o perigo de nem ser visto.

Também vi o Wálter D'ávila ensinar o Nizo Neto, meu Filho, num dia em que o Nizo estava falando rápido demais nas duas falas :

- Vai devagar. Não se livre das falas. Use. Você já sabe o que vai dizer; o Público, ainda não.

" Muita gente acha que utilizo os velhos comediantes simplesmente para os ajudar. Enganam-se. Utilizo-os muito mais por Esperteza. Eles me ensinam, sempre. Não há dia em que Eu não aprenda uma coisinha a mais com Eles. Creio que isso acontece com todos que os assistem sem o olhar de zombaria. Zombaria, sim, porque, infelizmente há os que veem nos Comediantes da antiga ' COISAS SUPERADAS '. Idiotas, os que pensam assim. A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAYMUNDO é chamada por grande parte da Crítica de VELHARIA. Ridículos os críticos que não aprenderam que um programa que apresenta Brandão Filho, Antônio Carlos, Grande Othelo, Zezé Macedo, Walter D'ávila, Nélia Paula, Jayme Filho, Mário Tupinambá, Berta Loran, Nádia Maria e outros desse padrão, não tem por que ser chamado de ' Velharia ' mas de ' Faculdade ' ".

A ESCOLINHA se tornou um Sucesso tão Estrondoso ao Longo dos Anos, que fez Surgir " GENÉRICOS " e " IMITAÇÕES " em outras Emissoras. Em Setembro de 1990 ( Um Mês após a ESTREIA da ESCOLINHA na GLOBO ), o SBT passou a exibir A ESCOLINHA DO GOLIAS, onde Carlos Alberto de Nóbrega fazia o Professor CALIOSTRO e onde o Protagonista PACÍFICO ( Ronald Golias ) atuava com outros Nomes de PESO da Comédia Nacional, como Nair Belo e Consuelo Leandro. Ficou no Ar de 1990 a Outubro de 1997.

Em 1999, a TV RECORD Lançou o Humorístico ESCOLINHA DO BARULHO. Exibido de 1º de Março de 1999 a 9 Julho de 2001, tinha em seu Elenco pelo menos 40 % dos ALUNOS que trabalharam na ESCOLINHA ORIGINAL. SAMUEL BLAUSTEIN, SALIM MUCHIBA, BERTOLDO BRECHA, GALIÃO CUMBICA, PAULO CINTURA, ARMANDO VOLTA e ZÉ BONITINHO foram alguns dos Personagens que se Uniram a outros Artistas como TIRIRICA e GERALDO MAGELA ( o " Ceguinho " ). Bemvindo Siqueira, Dedé Santana, Gil Gomes e Luís Carlos Miéle eram os Professores Efetivos, que se misturavam durante a Semana com Personalidades do meio Artístico e Televisivo, que atuavam como Professores Convidados.

Em 2008, a BAND Criou UMA ESCOLINHA MUITO LOUCA, onde o Cantor Sidney Magal era o Professor. O Humorístico, nos mesmos Moldes do ORIGINAL, foi exibido de 15 de Dezembro de 2008 a 2 de Maio de 2010.

Por fim, em 2011, deu-se Início a ESCOLINHA DO GUGU, quadro que se tornou Sucesso dentro do Programa de Gugu Liberato pela RECORD e que durou até 2013.

O Sucesso da ESCOLINHA pela TV GLOBO foi trazendo Modificações. A edição de Sábado, de maior duração, passou a ser exibida às Quartas-feiras, depois da novela das 20h, com novos personagens. O programa era gravado nos estúdios da Renato Aragão Produções, no Rio de Janeiro. Na nova versão da Escolinha do Professor Raimundo, as Aulas foram divididas em Dois Tempos, e o Professor Raimundo passou a ter um Gabinete, onde recebia os Pais e Responsáveis pelos alunos, sempre contando com a participação de atores convidados. Trabalhavam na Escolinha o Diretor ( Luiz Delfino ), a coordenadora Dona Escolástica ( Lupe Gigliotti ), o Inspetor Atanagildo ( Milton Carneiro ) e a Secretária Sinésia (Regina Chaves).

Em março de 1992, o programa ganhou novos Cenários: a Sala de música, a Academia de ginástica e a Cantina. Na sala de música os alunos formavam um Coral, com Capilé ao piano, monitorando as aulas.

Em abril de 1992, a Escolinha do Professor Raimundo voltou a ser Exibida nas noites de Sábado.

A partir de Abril de 1993, a ESCOLINHA passou a ser gravada no TEATRO FÊNIX no Rio de Janeiro. No programa da tarde, dois quadros novos - Rádio PR-Raimundo e o Jornal da Escolinha - reuniam vários alunos em cenários criados por Tadeu Catarino.

Em janeiro de 1995, o programa deixou novamente as noites de Sábado para ser exibida às Quartas-feiras, enquanto reprises ocupavam o horário da tarde. O programa voltou ao seu horário normal em Fevereiro. Depois de um período sendo exibido nas tardes de Domingo, o programa saiu do ar em Maio daquele ano.

A ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO voltou a ser exibida, no seu Formato Original, em 1999, como um dos quadros do humorístico ZORRA TOTAL (1999), no qual permaneceu até Outubro de 2000.

Houve, ainda, uma Última temporada da ESCOLINHA no formato de Programa com 25 minutos de duração, entre Março e Dezembro de 2001, de Segunda a Sexta, no período da Tarde. A Direção era de Paulo Ghelli e a Redação Final, de Eduardo Sidney. O Esquema era Igual ( Veteranos e Novos Talentos ), desta vez com uma Turma de 37 Personagens. As gravações eram realizadas na Central Globo de Produção, em Jacarepaguá.

A ESCOLINHA de 2001 foi EXTINGUIDA da TV GLOBO sem Explicações. Um Sofrimento para os profissionais mais velhos e uma Dor Insuportável para Chico Anysio, que chegou ao ponto de tentar investigar quem teria sido o Responsável pelo término do programa, ou quem poderia ter influenciado essa Atitude. A partir daí, passou a sobreviver de Participações Esporádicas em Produções e Novelas da Emissora, esquema que perdurou até seu Falecimento, em Março de 2012.

Em 1993, o Jornal O GLOBO trouxe uma Reportagem que falava sobre os " Prós " e " Contras ' de ser um Aluno da ESCOLINHA, já que os Profissionais do Humor que ali estavam tinham uma espécie de " Ligação " com Chico Anysio. " O Chico tem um lado Possessivo, porque investe na gente. Ele sabe quando um Personagem tem que descansar.. (.. ) ..Quem trabalha no Programa tem que ter Paciência, para saber quando se livrar do Pai ", contou o Ator Benvindo Siqueira.

Chico não se considerava Possesivo. Segundo o Jornal, talvez um Professor Exigente por ter Certeza de que o Programa era " Uma VITRINE que Abria Portas ". Chico jurava não sentir Ciúme de seus " Pupilos ". " Quero mais é que o Pessoal saia por aí. Não quero mais ter tanta Responsabilidade sobre Eles. É muita Coisa. "

Chico Anysio, ao longo da Carreira, dizia que o PROFESSOR RAYMUNDO foi responsável por seu início no Rádio. Digamos que o Personagem, na realidade, foi a Consagração Definitiva Dele dentro da MAYRINK VEIGA, levado por Haroldo Barbosa em 1952, após Passagens e trabalhos Importantes em várias Emissoras ( Vejam ou Revejam a trajetória de Chico Anysio no Rádio em https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-e-a-era-do-radio/.. ) e uma LISTA IMENSA de Programas Idealizados e Produzidos por Ele na MAYRINK ( além do " Empurrãozinho" Certeiro de Nancy Wanderley, que, já experiente no Humor, foi quem INCENTIVOU Chico a Investir Mais na Área da Interpretação ). Quando MESTRE FILÓ de A LIRA DO XOPOTÓ passou a fazer Sucesso ( sendo transmitida pela MAYRINK em Coligação com a RÁDIO NACIONAL ), RAYMUNDO já era o grande Destaque de Chico Anysio. " Eu só fui convidado pelo Paulo Roberto ( produtor ) para fazer o Papel porque aquela Voz que ele queria para o MESTRE FILÓ já era conhecida através do meu primeiro sucesso real na vida artística : o Professor Raymundo, que o Haroldo me dera para fazer na CIDADE SE DIVERTE. Sempre me senti muito Honrado por fazer o quadro final e dizer a Frase de encerramento do Programa do Haroldo :

- Vai comendo, Raymundo. Quem mandou tu vir do norte ?

Naquele tempo Eu não sabia de nada. Além da Empolgação de quem começa, havia um excesso de trabalho e minha desatenção natural aos arredores da Vida.. "

BALANÇA, MAS NÃO CAI, também contava com o " Mestre ".

Em 1957, já no Ramo Televisivo, mais uma Vez, Haroldo foi a pessoa que Ajudou Chico Anysio. " Ele escrevia para a TV-RIO um Programa chamado AÍ VEM DONA ISAURA, estrelado por Ema D'Ávila.. (.. ) ..o Programa fizera muito Sucesso na RÁDIO NACIONAL e Haroldo criou a versão televisiva dele. Sucesso, igualmente. Na MAYRINK VEIGA Eu não atuava nos Programas que escrevia, porque os Dirigia. Entrava apenas nos escritos pelo Haroldo, pelo Maria ( Antônio ), pelo Robertinho. Em Todos não fazia outra coisa se não a Voz do Nordestino Rouco ( Professor Raymundo ) e uma ou outra Criança ( quando o Germano não podia atuar ). "

" Foi para Interpretar um Tio Nordestino da D. Isaura que o Haroldo me escalou na TV-RIO. Eu já tinha interpretado um papel num Programa de televisão do Carlos Machado chamado CÁSSIO MUNIZ FOLLIES, mas o Tio da D. Isaura foi meu primeiro trabalho efetivo na TV. Naquele tempo ainda não havia isso de exclusividade e, mesmo atuando no AÍ VEM DONA ISAURA da TV-RIO, pude aceitar o convite do Maurício Sherman para participar dos ESPETÁCULOS TONELUX, na TV TUPI.. "

Foi no ESPETÁCULOS TONELUX que Chico começou com a Criação ( e Proliferação ) de sua GALERIA DE TIPOS. SANTELMO, URUBULINO e DR. MADEIRA nasceram ali.

Quando Ronald Golias saiu da TV-RIO, a emissora precisava Urgentemente de alguém que pudesse ocupar seu Lugar. Não havia " Novidades " Artísticas. Chico Anysio se propôs a procurar alguma coisa capaz de " Preencher " o Espaço ( e o Sucesso ) Vago deixado por Golias. " Fui ao Teatro de Revista ( grande fornecedor de elementos para a TV ) e encontrei o que procurava : VAGAREZA. Ele entrou no MILHÕES DE NAPOLEÕES e foi um estrondoso Fracasso. Lembro da Frase do Murilo Nery, na porta da TV-RIO, logo após a estreia do Vagareza :

- Esse não, Chico. Esse é um Chato !

Duas semanas depois o Murilo já pensava diferente. Vagareza era simplesmente o maior Sucesso da Televisão Brasileira. "

" Vagareza passou a fazer na ESCOLINHA DO PROFESSOR RAYMUNDO ( quadro que encerrava o NOITES CARIOCAS ) o Aluno Embromador ( Aristides Barlavento , quadro similar ao que hoje o Rogério Cardoso ( Rolando Lero ) representa ).. (.. ) ..Foi um grande barato. Fazer esquecer Ronald Golias ( essa fera do Humor, esse que é cobra criada, esse espetacular comediante ) foi um feito Glorioso do Vagareza.. (.. ) ..Vagareza pulou do Anonimato para a Fama."

" Haroldo me deu o Direito de Utilizar o Personagem Onde e Como quisesse. Não consigo lembrar em quantos programas Ele entrou. Sempre foi o maior Sucesso de qualquer programa do qual fizesse parte. Não podia ser diferente na GLOBO, quando Ele entrou para o BALANÇA, MAS NÃO CAI ( Homônimo ao Antigo Programa de Rádio ). Lúcio Mauro era o Diretor. "

Foi no CHICO CITY, por volta de 1974, que o Professor Raimundo deixou de ser uma Sabatina e passou a ser uma Aula.

Curiosidade : RAIMUNDO NONATO é o Nome de Registro do Compositor Nonato Buzar, parceiro Musical de Chico Anysio em várias ocasiões. JUNTOS, fizeram um dos maiores Clássicos da MPB : RIO ANTIGO ( COMO NOS VELHOS TEMPOS ).


Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @chicoanysiototal )