VOCÊ CONHECE CHICO ANYSIO ? - PARTE 28

16/09/2021

Seja em Reportagens, Entrevistas ou até mesmo pequenas Colaborações ( como Colunista ou Cronista ), Chico deixou sua MARCA também nos JORNAIS.

No final da década de 70, após uma breve passagem como Cronista na revista REALIDADE, da editora Abril, passou a escrever para O PASQUIM, extinto Jornal que ficou ETERNIZADO por seu Conteúdo SATÍRICO em tempos de DITADURA e CENSURA. Em 1983, 1 ano antes do lançamento do Livro O TIETE DO AGRESTE, a estória escrita pelo Mestre era Publicada diariamente no Caderno de Variedades do Jornal ÚLTIMA HORA ( RJ ). A Saga do nordestino BIO, nascido SEVERINO, que resolveu proclamar a independência do Nordeste, dividindo o país em BRASIL-ESTE, o sul, e o "BRASIL-DA-PESTE," era contada no Jornal em partes, numeradas, com Desenhos do Cartunista Jorge Guidacci. Em 3 de Julho de 1984, foi lançado o LIVRO pela editora Rocco.

Em Junho de 1987 concedeu uma de suas melhores entrevistas ao ESTADO DE SÃO PAULO, onde sua SINCERIDADE, tão presente em suas Declarações ao longo da Vida, foi Predominante. ( Já Postada neste Blog ! )

Entre o final da década de 80 e início dos anos 90, a relação de Chico com a TV GLOBO era de " Tapas e Beijos ". Em suas entrevistas a Imprensa nesse período, ora Criticava a Emissora, ora Elogiava, como aconteceu em Março de 1989 no ESTADO DE SÃO PAULO e em Junho de 1991, no mesmo Jornal. Em Novembro de 1991, com sua figura artística fortemente polemizada por causa do romance com a ministra Zélia Cardoso de Mello, passou a ser ENFOQUE Constante na Imprensa, e concedeu entrevista a FOLHA DE SÃO PAULO, que publicou, inclusive, Curiosidades Inusitadas sobre o Mestre. ( Todas já Publicadas neste Blog ! ).

Ao Jornal TRIBUNA DA IMPRENSA, em Abril de 1994, concedeu talvez a Melhor Entrevista de toda sua Carreira. De Opiniões Firmes e sem Papas na Língua, não poupou FRANQUEZA e SINCERIDADE :


" Eu já gostei muito das revistas. Lia todas. O problema é que, há uns quatro ou cinco anos, entrei na lista negra da imprensa.. (.. ) ..Hoje você entra e o chefe de redação tem 32 anos e é capaz de não saber onde fica Pago-Pago. Eu já sei o que ele pensa de mim. A vantagem quem leva sou eu. Ele não imagina o que eu penso dele. "

.

" Acho que nós temos a pior imprensa do mundo. Ela não fala a verdade. Fala o que quer. " .

.

" O Humor que o pessoal da CASSETA faz, eu fazia aos 6 anos de idade e estava no colégio. "

.

" Eu tenho feito direito o meu trabalho, porque, modéstia à parte, eu sou o melhor profissional desse país. Somente por isso o meu programa continua saindo certo. Porque prazer em fazê-lo eu não tenho nenhum. "

.

" Eu acho uma bobagem esse programa, VOCÊ DECIDE. Nós é que temos de dizer ao povo o que é melhor para ele. Porque o povo não sabe escolher. "

.

" Na Europa e na América pega-se um homem feio, com talento, e se faz com que o mundo ache que ele é bonito, como é o caso de Jean Paul Belmondo e Charles Bronson. No Brasil é o oposto. Você pega um modelo, que é bonito, e quer que eu ache que ele é um ator. "

.

" As novelas passaram a ser feitas não por grandes atores, ou até pelos melhores atores, mas sim por pessoas bonitas, de no máximo 25 anos, porque 40 anos para a Globo já é caquético. "

.

" Eu posso amanhã ficar desempregado, não ter dinheiro para sustentar os que ainda dependam de mim. E aí eu vou ver o que é bom pra tosse. Mas mesmo se eu chegar a esse ponto, não vou me arrepender dos filhos que tenho. Porque acho que os filhos são a razão da vida. São a continuação da gente. São a nossa projeção para o futuro."

Vale relembrar também a Entrevista de Chico Anysio concedida á Repórter Vanessa Lopez, publicada em 18 de Junho de 1995 no Jornal ZERO HORA. Chico falou sobre o Fim da ESCOLINHA na GLOBO e os Preparativos de sua Volta á TV com Programa Próprio ( que se chamaria CHICO AO VIVO e que estrearia naquele mesmo Ano e que acabou estreando somente no ano seguinte, no Mês de Abril, já modificado para CHICO TOTAL ), e sobre a vida em Família : " Sou um Pai muito legal e um Marido Fiel, com fidelidade á prova de bala. Minha convivência com meus filhos é admirável. A coisa mais difícil é Juntar todos Eles. Só aconteceu na Véspera do Batizado da Vitória.. (.. ) ..O Homem não nasceu para viver Sozinho. Andando de Dois, encurta a estrada. Se um Casamento deu errado, o próximo não dará. Nunca me casei pensando em me separar. "

Antes, em 1990, Chico já havia sido Destaque no mesmo Jornal. Em Maio de 1990, o Jornal ZERO HORA trouxe uma longa Entrevista onde o Mestre Chico Anysio não poupou sua habitual Franqueza ao Conversar com a Imprensa. Chico falou sobre a própria Imprensa no Brasil, sobre a Rede Globo, a implicância de muitos por seu Apoio a Fernando Collor, as mágoas por ter passado a ser Considerado um Humorista " Ultrapassado " , a ida de Jô Soares para o SBT e o " Fracasso " de TV PIRATA, que, segundo Ele, todos acreditavam ser SUCESSO.

Além das Entrevistas Memoráveis em Jornais Barsileiros Diversos, Chico foi um dos Recordistas em Aparições no Jornal O GLOBO, seja em Reportagens, Entrevistas, Notas Rápidas ou até emsmo nas famosas Crônicas de Artur da Távola.

Artur da Távola, famoso Jornalista, Escritor, Professor e Político, falecido em 2008, trabalhou como CRONISTA do Jornal O GLOBO durante as Décadas e 1970 e de 1980 e, das Centenas de TEXTOS publicados ao longo desse período, pelo menos 75 foram falando sobre Chico Anysio.

Neste Blog já foram Publicadas uma SELEÇÃO destas Crônicas, onde Artur por vezes Analisa Chico Anysio e seus trabalhos, outras elogia, outras chama a sua Atenção, mas sobretudo, sempre ENALTENCENDO o MESTRE DO HUMOR. ( >> https://www.memorial-chico-anysio.com.br/l/chico-anysio-sob-o-olhar-de-artur-da-tavola/ ).

Destas Crônicas Vale destacar a de 21 de Maio de 1982, em que Artur escreveu o Texto CHICO GARGANTA, onde fez uma Análise sobre as Habilidades Vocais do Mestre Chico Anysio. Entre os Trechos, Destacava : " O Domínio de Chico sobre a própria Garganta e sobre os vários Estilos de Fala é de tal ordem, que Ele pode realizar há vários Anos, sempre com Agrado, aquela intervenção semanal no FANTÁSTICO. Ali não são os Personagens.. (.. ) ..Tudo é Voz naquele quadro. Tudo é Entonação, Fala, Melodia, Sons Diferentes.. (.. ) ..Chico é Cria do Rádio.. (.. ).. No Rádio não tem Brincadeira : ou as Vozes são bem Diferentes e Acentuadas, ou o Público confunde ! (.. ) ..Grave, Agudo, Áspero, Aveludado, Esganiçado, Bem Articulado, Mal Articulado, Rouco, Fanhoso, Gago.. (.. ) ..Tudo isso Chico Anísio é Capaz de Montar a partir de sua Garganta Privilegiada e de seu Domínio sobre a Arte de Falar."

Também a de 25 de Janeiro de 1980, onde enalteceu o Personagem TETÉU, um dos Sucessos do Mestre Chico Anysio em CHICO CITY ao lado de REGINALDO, que era Interpretado pelo Ator Ítalo Rossi. Enquanto falava dos Personagens, fazia uma PANORAMA sobre o Comportamento Masculino ao longo dos Anos no que se referia a Mulheres e Paqueras.

O Próprio Chico Anysio já Utilizou o ESPAÇO de Crônicas de Artur. Em 25 de Maio de 1983, Artur havia abordado sobre a CENSURA FEDERAL nos recentes Trabalhos de Chico Anysio pela TV GLOBO naquele período. Chico havia sido Censurado por algumas de suas Falas no FANTÁSTICO e até SALOMÉ sofreu Cortes no CHICO ANYSIO SHOW. O Próprio Mestre enviou CARTA a Artur, que foi Publicada no mesmo Espaço do Jornal. " Depois da Posse do Presidente Figueiredo, pela primeira vez a Censura fez Cortes de natureza política, no meu quadro no Fantástico. Estou Perplexo ! " , disse Chico no Trecho Final da publicação.

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @chicoanysiototal )