VOCÊ CONHECE CHICO ANYSIO ? - PARTE 7

01/08/2021

Em 1969 Chico Anysio havia chegado á TV GLOBO, emissora lançada em 1965, ocupando o Sinal transmissor do CANAL 5 , em substituição a falida TV PAULISTA. Muitos dizem que Chico ajudou a Fazer da TV GLOBO o que ela se transformou ao longo dos Anos. E é Verdade ! Chico chegou em um momento em que a emissora ainda " Engatinhava ", sem uma programação estabelecida e com pouca audiência. Naquele tempo a TV RECORD era quem reinava absoluta ! Aos poucos esse cenário televisivo foi mudando, a RECORD perdendo FORÇA e a GLOBO, já administrada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho ( o Boni ), conquistando SEU ESPAÇO, até se tornar, indiscutivelmente, A MAIOR POTÊNCIA brasileira em termos de REDE DE TELEVISÃO. O que perdura até hoje, mesmo com as crises atuais, a baixa qualidade de Programação e as polêmicas em torno de questões Políticas.

Ao mesmo tempo em que havia chegado á TV GLOBO, seu Espetáculo CHICO ANÍSIO.. SÓ se Consagrou nos Palcos. Com temporadas no TBC em 1968, foi o Show que Inaugurou o TEATRO DA LAGOA, no Rio de Janeiro, em 1969. " A noite da estreia foi uma loucura. A passarela entre as poltronas foi colocada ás nove da noite. Parecia filme do Jacques Tati : tudo sendo feito em cima da hora. Ás nove e meia do dia seis de Janeiro de 1969, eu entrei no Palco e tudo correu ainda melhor do que em São Paulo. Eu tinha 38 anos, era grande novidade para o Rio, onde só havia atuado naqueles dois shows com a Rose : no FLUMINENSE e no CLUBE NAVAL. A plateia parecia estar tendo uma surpresa, já que só me conhecia, até então, atrás das caracterizações dos personagens. Eu fazia oito sessões por semana, de terça a domingo, sendo que aos sábados e domingos fazia dois espetáculos. A média do público presente foi superior ao número de poltronas. O Ricardo ( Amaral, Empresário ) chegou a inaugurar uma placa que está lá até hoje " ( Relatos em sua Autobiografia de 1992 ). Em 8 de Janeiro do ano seguinte, já Consolidado, o show Estreou com igual Sucesso no TEATRO GINÁSTICO, também no Rio.


Houve um Intervalo de Chico dentro da TV GLOBO durante as Trocas de Programas. CHICO ESPECIAL foi Interrompido quando Chico Anysio foi afastado da emissora, por alegação de problemas salariais. " Voltei ao Teatro e empreendi uma excursão ao Norte-Nordeste, onde ainda não havia apresentado o CHICO ANÍSIO.. SÓ. Dava para viver muito bem, mas a televisão, pela primeira vez, me fez falta. Não gostei de ver o mesmo programa quatro vezes seguidas no Ar. Imagina se hoje a GLOBO faria isso. Mas naquele tempo ela estava apenas começando. " Até que Chico recebeu um recado de Boni :

- Chico, o Chacrinha saiu da Globo. Pode voltar que já tenho dinheiro pra lhe pagar.

Chico deu início ás Gravações de VOCÊ TEM TEMPO ?, que em pouco tempo se transformou em CHICO EM QUADRINHOS. Mas, o Retorno de Chico marcou mesmo o Planejamento e Estreia de CHICO CITY. Antes de sua saída, em 1971, Chico já havia feito também o Seriado Infantil LINGÜINHA x MR.YES, que inclusive deu origem a um LP, com os Temas Musicais do Programa, lançado pela SOM LIVRE. Chico considerava o Seriado " A Derrota mais Vitoriosa que Consegui em toda Minha Carreira ". LINGÜINHA Incomodou. Os Pais das Crianças que Assistiam o Seriado e o Espaço Publicitário da TV GLOBO. " LINGÜINHA é um Santo. Sua linguagem é Adulta, mas são as Crianças que o entendem.. (.. ) ..O Adulto não sacou o SARRO que o LINGÜINHA tem por dentro, porque ele é um Barato para o Adulto.. (.. ) ..O Adulto não Curte esta nem milhares de outras SÁTIRAS. Conheço Oito ou Nove pessoas que já Sacaram o LINGÜINHA. Talvez seja a falta de tempo, porque os Episódios são muito Curtos", declarou na época ao JORNAL DO BRASIL. Em sua Autobiografia de 1992, também relembrou a Rejeição dos Pais ao Programa : " Eu argumentava o quanto podia.

- Amigo, você tem a televisão para você o dia todo. Eu tiro três minutos para o seu filho e você reclama ? Por que não vai ao banheiro nessa hora ? Por que não aproveita para dar um telefonema ou bater um papo com sua mulher ? São 3 Minutos, apenas.

Eles não concordavam. " (.. ) .. "O Sucesso do LINGÜINHA estava atrapalhando o Departamento Comercial da GLOBO. Os Anunciantes preferiram anunciar Antes ou depois do LINGÜINHA e isto atrapalhava o departamento, pois o programa era apresentado num horário que se chama Filé Mignon : entre o Jornal e a Novela. O Departamento Comercial preferiu a Saída dele. Não teimei, nem discuti. Nem ao menos pedi que o passassem para outro horário. Aceitei pacificamente a Retirada do programa, mas não deixei que matassem MR. YES. O Arnaud achou a Solução : MR YES tomou uma poção preparada pelo LINGOTE ( Pai do LINGÜINHA ) e foi diminuindo, diminuindo.. até caber numa Garrafa, onde LINGÜINHA o guardou, arrolhou muito bem e o Atirou no Mar. "

Antes de ser dispensado pela GLOBO, além das apresentações de seu Show, começou a Rodar seu Primeiro Filme, O DOCE ESPORTE DO SEXO, idealizado por seu irmão Cineasta, Zelito Viana. O Filme estreou nos cinemas em Janeiro de 1972, assim como também em Janeiro se deu seu Retorno Definitivo á TV GLOBO ( de acordo com Chico em sua Autobiografia, a Recontratação se deu em 27 de Dezembro de 1971 ). O DOCE ESPORTE DO SEXO, Filme dividido em BLOCOS com HISTÓRIAS DIFERENTES, abordava de maneira Cômica situações envolvendo o Tema SEXO. O Resultado do Trabalho foi uma das maiores decepções pessoais de Chico Anysio ( assunto já relembrado e retratado no BLOG MEMORIAL CHICO ANYSIO ). " Fiz o filme para o meu irmão. Zelito me convidou para o fazer e eu Topei.. (.. ) .. "Um trabalho Desagradável, porque o assistente do Zelito era muito chato. Joaquim, era o nome dele. Faço questão de não lembrar seu Sobrenome, mas poucas vezes trabalhei com um cara tão chato. Ele dava palpite em Tudo. Não Atuei melhor no Filme por culpa daquele Pentelho na Garganta. Foi o ' Joaquim ' mais ' Manoel ' que eu jamais conheci.

- Não é assim que tem Graça.

" O Joaquim ( que nunca tinha feito nada na vida ) queria dizer para mim o que era engraçado e o que não era. Queria me ensinar a INFLEXÃO, o GESTO, dava palpite em tudo. Nunca perguntei ao Zelito por que ele permitia tanto ' Pitaco' de um cara sem o menor Pedigree no Humor.. ..Que qualificação tinha o Joaquim para me ensinar alguma coisa de Humor ?

- Não é assim que tem Graça.

" Ele Cortava, Acrescentava, Tirava, Punha, Mudava, Mexia, enchia o Saco ! Não parei o trabalho no meio para não dar prejuízo ao meu irmão, mas não sei se o filme deu Lucro para Ele. Nunca conversamos sobre isso. Não ganhei nada pelo filme. Fiz para o meu irmão. Sei que tudo podia ter sido feito muito Melhor e bem mais Engraçado se o Joaquim tivesse, por exemplo, pegado uma Hepatite na filmagem da primeira sequencia. Ele foi o Culpado de o filme ter tido até ERRO DE CONTINUIDADE. Irene Stefânia estava na Cama de Calcinha Azul com bolinhas brancas, e levantava de Calcinha Vermelha ! Foi a maior Gargalhada que o filme Conseguiu. Isso aconteceu porque o Joaquim exigiu que a Cena em que Ela levantava fosse REFILMADA. Se eu já não gostava de Cinema, o Joaquim conseguiu me colocar com ÓDIO. "

Antes de Protagonizar O DOCE ESPORTE DO SEXO, em 1971, haviam planos de Dois Filmes com Chico Anysio, que seriam rodados entre 1967 e 1969. O HOMEM QUE COMPROU O MUNDO, de 1967, de seu irmão Zelito Viana, teve Argumento em parceria com Luis Carlos Maciel, sob Roteiro e Direção de Eduardo Coutinho. Uma Produção da MAPA FILMES ( produtora em Sociedade de Zelito e de Chico ), o Filme seria rodado no Rio de Janeiro, e contaria a história de um Datilógrafo que andando pelas ruas encontra um Hindu misterioso ( Chico Anysio ), que lhe entrega CEM MIL STRYKMAS ( Moeda Imaginária ) e em seguida Cai Morto ! Se o dinheiro não fosse depositado logo, " Uma Desgraça cairia sobre sua Cabeça ". Após o Susto, o datilógrafo corre para depositar o dinheiro no BANCO CENTRAL. A Confusão começa quando se descobre que o valor das STRYKMAS é muito Superior ás reservas Monetárias Mundiais, o que provoca um Revertério Geral nos Bancos e Casas de Câmbio ! Chico faria SEIS PERSONAGENS : um Professor de Arqueologia, um Militar das Potências Anteriores, outro Militar das Posteriores, um Chefe de Organização Secreta Internacional, outro Chefe de Organização Secreta das Potências Anteriores e o Hindu mencionado no início. O Ator José Lewgoy ( 1920 - 2003 ) faria o Datilógrafo. Ainda no elenco estavam escalados Jardel Filho ( 1928 - 1983 ) e Sônia Clara. Em 1969, veio a ideia de outro Filme, KIKO, cujo o Protagonista de Chico seria um rapaz vítima de Chacota dos demais Personagens, e cuja história, de autoria de seu irmão Zelito, seria dirigida por Daniel Filho. Nenhuma das Duas Produções, porém, chegaram a ter Continuidade ( O HOMEM QUE COMPROU O MUNDO teve algumas Sequencias Filmadas que Nunca foram utilizadas ou Vistas ).

Falando em Daniel Filho, importante relembrar algumas coisas. Chico, em pleno início dos anos 70, já era considerado por alguns um ARTISTA SUPERADO. Ainda em sua Autobiografia relembrou uma Ocasião dentro da TV GLOBO, época em que havia Retornado á Emissora em 1971 ( após o breve afastamento pelos problemas Salariais, já Relatados neste Blog e Retrospectiva ! ). " Era 22 de Dezembro. Marquei com o Boni para o Dia 27, uma Segunda-feira, penso. Estavam na Sala, além do Boni, o Borjalo e o Augusto César Vanucci. Não falamos de Dinheiro. Falamos do Programa. O Boni achou que Eu devia voltar a fazer meus Personagens, porque era, de acordo com pesquisas, o que o Público preferia. Concordei.

Chico estava preparado para voltar a fazer o CHICO EM QUADRINHOS, mas se Surpreendeu ao Ouvir a Pergunta :

- E o Programa, como vai ser ?

Foi dessa forma que Chico idealizou CHICO CITY (Assunto já retratado ), todo preparado por Chico e Arnaud Rodrigues. Mas, no livro, Chico fez questão de acrescentar sobre Daniel Filho : " Não quero esquecer um Fato acontecido neste dia 27 de Dezembro. No final da nossa Conversa, o Daniel Filho entrou na sala e abriu os Braços pra Mim :

- Chico !

- Oh, Daniel, Eu estou triste com Você. Você vive dizendo por aí que Eu " JÁ ERA ", que Eu " JÁ DEI O QUE TINHA QUE DAR ", que Eu já Acabei. Fiquei Triste.

- Quem disse a Você que Eu Falei Isso ?

O Augusto César Vanucci levantou e disse com a Maior Segurança :

- Eu.

Não fiquei aborrecido pelo Daniel ter dito esta FRASE. Apenas acho que Ele a Pronunciou com pelo menos 30 ANOS DE ANTECEDÊNCIA. "

Daniel Filho era um dos Diretores preferidos de Chico Anysio, um dos quais ele gostava de trabalhar. Daniel esteve com Chico Anysio em várias Parcerias Profissionais, além de ter sido Diretor Adjunto de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho ( o Boni ) por muitos Anos na TV GLOBO. Considerava Chico Anysio O MAIOR ATOR DO BRASIL, se redimindo pelo julgamento precipitado de anos atrás.

Houve Realmente esse pensamento Errôneo sobre o Chico como Profissional, que acabou vindo á tona e deixou Daniel extremamente sem graça, porque, naquela Ocasião, não teve como Desmentir ou Negar.. Mas Passou.. O Tempo provou o Contrário, e logicamente, Daniel se arrependeu das Opiniões Precipitadas. Sempre foram amigos, ajudou Chico Anysio em muita coisa e tem Real admiração por Ele, o que ficou bastante claro quando foi entrevistado para o Programa do Jornalista Roberto D'Ávila para o Canal a Cabo GLOBO NEWS, onde apontou Chico Anysio como O MAIOR ATOR BRASILEIRO e quando participou do Documentário RIR SEMPRE FOI O MELHOR REMÉDIO, exibido em 2011 pelo CANAL BRASIL.

Mas, em relação a Daniel, os desentendimentos não se resumiram aquele caso isolado. Basta lembrar do problema com a Série GRUPO ESCOLACHO.

GRUPO ESCOLACHO foi um Especial de Final de Ano da TV GLOBO, exibido em 22 de Dezembro de 1988. Nasceu de uma Preocupação do Chico Anysio naquela época : " De quem meus Netos vão Rir ? " Esse Especial ( Programa Piloto ) tinha o Objetivo de lançar e formar NOVOS COMEDIANTES.

Com Participações Especiais de Xuxa Meneghel ( no Papel de uma Professora ) e outros Artistas Globais e Atores escalados por Chico, teve a própria Participação de Chico como um dos Personagens Centrais. FRANCISCO era um ex-aluno que, depois de anos, resolve retornar á sua Antiga Escola com intenções de Participar de uma Festa de Confraternização. Mas, durante a Visita, em meio a tantas Recordações, e, ocasionalmente revendo um ex-colega de Classe que não o reconhece, acaba desistindo da Inscrição. Esse Enredo fez parte de vários outros criados por Chico Anysio, responsável pela Redação Final do Humorístico. Bruno Mazzeo, ainda Criança, fez o papel de FRANCISCO na Fase da Infância.

Apesar do Especial não ter tido grandes Repercussões, estava tudo acertado para que continuasse na grade de programação da GLOBO em 1989. Tempos depois, sem explicações, foi VETADO pela emissora, o que gerou grandes problemas e Atritos entre Chico e a GLOBO, e quase ( quase ) o fez se Mudar para o SBT.

De Acordo com Site MEMÓRIA GLOBO, GRUPO ESCOLACHO foi gravado em 10 dias no TEATRO FÊNIX e no Estúdio da Renato Aragão Produções, ambos no Rio de Janeiro. As externas foram gravadas no Colégio Militar do Rio de Janeiro e na Cidade Cenográfica da TV Globo em Guaratiba (RJ). O elenco reuniu mais de 50 Profissionais, de Veteranos da comédia a humoristas e atores da Nova Geração.

Em sua Autobiografia de 1992, Chico Anysio relembrou a Série e os Problemas Posteriores Causados pelo VETO da GLOBO :

.. (.. )..Uma Geração Inteira não deu qualquer Comediante. Houve um momento em que todos os atores de comédia tinham branco nos cabelos e o redator mais NOVO era o Arnaud Rodrigues, que havia começado na TUPI, em 1967. Fui ao Daniel Filho, que na época era Diretor logo abaixo do Boni, e propus que nós dois fizéssemos um Programa com GENTE NOVA, que lançasse Comediantes.

- Eu escrevo e Você dirige. Vamos fazer um Programa Piloto.

O Boni concordou e Eu escrevi um Programa inteiramente ambientado numa Escola. O Título Inicial era ESCOLA POLICÔMICA. Como nenhum Título inicial é Aceito na GLOBO ( com raras exceções ), o programa acabou se chamando GRUPO ESCOLACHO. Daniel chamou a Cininha ( de Paula, Diretora, sobrinha de Chico ) e o Miguel Falabella. Os dois o ajudariam na Direção, já que ele estava assoberbado com a Direção geral da Casa. Acabou que ele não dirigiu nada e deixou tudo entregue ao Falabella e a Cininha. O programa foi apresentado na segunda quinzena de 88, com a promessa do Boni de que se desse certo, seria incluído na programação no ano seguinte. Deu Certo. Uma Pesquisa encomendada pela própria GLOBO, deu a Aprovação. A Pergunta era :

- GRUPO ESCOLACHO deve Continuar em 1989 ou Não ?

96 % responderam que Sim. O Boni deu Sinal Verde e Eu Contactei 70 jovens atores e encomendei os Textos. Fiz a Redação Final dos quatro primeiros programas e, na véspera da primeira gravação, já em Março, o Boni Cancelou. Até hoje não sei a Razão. Mas até hoje não esqueço o Drama daqueles 70 atores que, acreditando na minha palavra, tinham desfeito compromissos por causa do GRUPO ESCOLACHO. Peças de Teatro, Filmes, contratos com a Manchete, vários motivos paralelos alegados. O Daniel não me ajudou a Contornar a Coisa. Ele era Diretor Geral, sua Palavra tinha mais Força do que ele imaginava. Ele não mexeu uma Palha para tentar demover o Boni da Decisão de não realizar o programa. Argumentei de Todos os Modos :

- É um programa que não vai Custar Nada além do Elenco. O Figurino e os Cenários já estão prontos.

- Não.

- Os atores já foram Contactados, há gente que perdeu trabalho por causa do GRUPO.

- Não.

O Ibope deu 96 % de Aprovação e os 4 % restantes eram 'Tanto faz '.

- Não.

- Ninguém foi Contra a Manutenção do programa e já há quatro textos prontos. Não quer Ler, antes, para depois ver se Corta ?

- Não.

A Irredutibilidade do Boni me Enlouqueceu. O Telefone não parava na minha Casa.

- E Agora, Chico, como é que Eu fico ? Eu Topei por sua Causa.

- Vou ver o que é que Eu posso fazer. Me liga depois.

Nunca escutei tanto TRIIIM na minha Vida. Consegui colocar uns 20 atores no CHICO ANYISO SHOW e arranjei emprego para dois ou três com o Carlos Alberto de Nóbrega, na PRAÇA. Foi isto que provocou o problema que quase me fez sair da GLOBO.

Telefonei para o Carlos Alberto e consegui, por meio dele, um Encontro com o Silvio Santos. Carlos me pegou no aeroporto de São Paulo e me deixou na casa do Silvio, com quem conversei por umas três horas. Só não saí da GLOBO porque o Silvio não me pôs um Contrato á frente naquela tarde. Fiquei de tentar um estúdio no Rio, onde gravasse o programa, já que seria impossível ele bancar a ida de 70 atores, semanalmente, a São Paulo, com despesas de passagem, estadia, hotel, etc. Virei o Rio de cabeça pra baixo. Andamos tentando o TYCOON, mas o Paulinho, dono do Estúdio, pediu 4 Milhões de Dólares.

- Em quantas vezes? - perguntou o Silvio.

- Em Três, respondeu o Paulinho. Em Três Vezes. Uma de manhã, uma de tarde e uma de noite.

Não havia estúdio á disposição no Rio e no da TV CORCOVADO ( pertencente ao Silvio ) não dava para fazer o programa e era impossível aumentá-lo - ele está montado sobre uma Rocha. A Coisa foi esfriando. O Sérgio Murad ( Beto Carrero ) intercedia para que Eu continuasse na GLOBO. Eu pensei nos Anos de Casa que Tinha e estava perdendo. A Raiva começou a passar. Percebi que a Bronca que Eu pegara do Daniel era sem sentido : ele não tinha Força que Eu imaginava. Sérgio Murad foi o Intermediário da Conciliação que Veio. Foi Melhor.. "

Kerley Fernandes Salguero, ( fã, admiradora e idealizadora de conteúdo para projetos virtuais ) ( @chicoanysiototal )